Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 06:13:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Essa é pra quem montou o RAT  (Lida 9101 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 23 de Julho de 2010, as 08:53:36 »

Essa mod é tão óbvia que você vai encontrá-la em muitos lugares. Eu já testei trocentas mods no RAT e ainda acho que ele "stock" é o melhor.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #16 : 23 de Julho de 2010, as 16:25:17 »

Foi bobeira minha, a Ruetz consiste em retirar um resistor pra diminuir o ganho do pedal.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 24 de Julho de 2010, as 00:29:37 »

Nào imagino qual... mas de qualquer forma, usar um pot de "distortion" 50K A foi a única coisa que modifiquei no meu pra poder ter mais conforto no ajuste já que nunca o usava além de 11 horas.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
jorgito
Visitante
« Responder #18 : 04 de Outubro de 2010, as 13:58:29 »

Pessoal, estou com um problema no meu Rat, espero contar com a experiência de vocês para resolver.

Primeiramente fiquei na dúvida sobre criar um novo tópico ou "ressucitar" um antigo, li as regras do forum e não achei nada a respeito, então resolvi postar nesse, já que não é tão antigo.

Detalhes sobre minha construçao/problema:
- Utilizei o layout da tonepad e confeccionei minha placa, usei o método de transferencia termica, corrosão em percloreto e furei com uma mini-furadeira.

- Soldei os componentes, sempre que possível testando-os (diodos, pots e resistores). Não pude testar o transistor pois meu multimetro não tem essa funcionalidade, nem os capacitores.

- Utilizei como componentes o CI LM308N e o transistor BF-245A, nesse ultimo, me antentei a soldá-lo invertido em relação ao descrito na tonepad. conforme descrito aqui:
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18:pro-co-rat&catid=13:pedais&Itemid=44

- Para realizar o primeiro teste, sempre costumo não ligar DPDT nem bateria. Ligo somente a fonte e os jacks In e Out.

- Ao fazer esse primeiro teste, o pedal ficou mudo. Fiz alguns testes com o multimetro e achei um resistor com defeito, substitui ele e o problema continuou. Resolvi trocar o CI, coloquei outro LM308, agora, com o amp no máximo, consigo ouvir o som distorcido bem baixo, e um chiado bem mais alto.

Durante a semana vou ter pouco tempo pra revisar ele, então se alguem que ja teve problema parecido pudesse me dar uma dica por exemplo, do tipo de defeito que gera esse sintoma que citei, me ajudaria muito a encontrar o problema mais rápido.

valeu, e mais uma vez desculpa se estiver postando no lugar errado.


Registrado
Vino
Visitante
« Responder #19 : 04 de Outubro de 2010, as 19:25:25 »

Tá numa cara de solda fria...
reveja as soldas amigo...
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #20 : 04 de Outubro de 2010, as 20:01:31 »

Para todos que escrevem aqui dizendo que fizeram o RAT do tonepad, do padtone, do outoftune, etc...
O Handmades.com.br tem um RAT clone do original que o Plautz teve um super trabalho fazendo um arquivo perfeito, sem erros, com tudo mastigado.
Se você tivesse procurado bem no site, teria encontrado.
Eu recomendo e todos que o montaram também.
Esse é perfeitamente um clone.
Uma das melhores distorções para mim e para muitos.
Não tem como errar com o trabalho do Plautz.
Dê uma procurada que você não vai se arrepender de jogar esse fora e fazer tudo de novo.

abração,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #21 : 04 de Outubro de 2010, as 21:39:30 »

Falando nisso, estou com uma placa aqui feita pelo Tiago, do clone do Plautz. Tem um pequeno quebradinho, mas eu já estava ciente. Assim que começar o processo, vou tirar umas fotos e por aqui Wink
Registrado

jorgito
Visitante
« Responder #22 : 05 de Outubro de 2010, as 08:53:19 »

@Vino:
valeu Vino, vou dar uma revisava nas soldas, refazer as que parecerem duvidosas.

@Roberto Alves
Pois é cara, duro é que só fui achar o layout que o Plautz postou depois que terminei as soldagens, enquanto procurava algum post com erro parecido no Rat, aí caí no outro post que falava desse esquema. To querendo dar mais uma insistida nessa placa pois estou desistindo do trabalho de corrosão, estou tendo um problema chato:
- como uso placas de fibra de vidro, o ferro de punção do perfurador entorta antes de terminar todos os furos, aí resolvi usar uma mini-furadeira eletrica, essa em contrapartida as vezes acaba zoando com as ilhas.

Como essa semana eu descobri um lugar aqui em Curitiba que posso mandar fazer as placas com qualidade industrial, resolvi terceirizar essa etapa. O problema é que antes de mandar confeccioná-las eu preciso aprender a utilizar o Eagle para poder mandar os arquivos certos para fabricação, isso vai demandar um pouco de tempo e até lá vou tentar dar jeito nessa já pronta aí. O bom é que depois que tiver dominando essa ferramenta vou poder contribuir com o forum com os layouts que eu construir, visto que tenho uma pasta com centenas de schematics  Palmas

Mas é isso ae, valeu a colaboração de vocês, esse Rat ta me dando trabalho, e to ficando obsecado por ele... já montei o TS-808 que era outra obsessão, e esse funcionou de primeira, por enquanto ele ta ligado na entrada de um Jackhammer Original, e ja consigo um timbre que me deixa orgulhoso, não vejo a hora de substituir esse ultimo pelo Rat  Guitarrista
« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, as 08:57:02 por jorgito » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #23 : 05 de Outubro de 2010, as 11:03:51 »

Já que voce quer terceirizar as placas, taí uma solução melhor

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=608.0
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
jorgito
Visitante
« Responder #24 : 05 de Outubro de 2010, as 11:58:43 »

Já que voce quer terceirizar as placas, taí uma solução melhor

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=608.0

Pelo visto o acabamento das placas do Tiago são excelentes mesmo Palmas. Tem também esse site que encontrei aqui mesmo no HMs: http://pci.eletronica.org/

Mas o que me estimulou essa terceirização foi o fato de encontrar um lugar aqui na minha cidade (Curitiba), o que já torna viável graças a redução de dispesa com frete, e proximidade em termos de contato: Esse lugar cria placas para uma empresa que eu prestava serviços a um tempo atrás.

Além do que as placas deles tem umas facilidades que, para eu que sou noob, vai dar uma facilidade enorme principalmente pra evitar problemas como os que estou tendo agora: máscara de componentes, furos metalizados, e outros fru-frus.

valeu


Mensagem Mesclada
Aproveitando o tópico sobre o rat, alguém daqui já montou o FKR (Four Knob Rat) da Beavis Audio Research?

Fiquei bem tentado a fazê-lo, só queria saber se em relação ao Rat Stock, o custo-benefício compensa.

eita GAS dos infernos  Guitarrista
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, as 10:21:29 por jorgito » Registrado
jorgito
Visitante
« Responder #25 : 14 de Outubro de 2010, as 12:34:51 »

Pessoal

Estou desenhando no eagle o esquema do Rat feito pelo Plautz e fiquei com algumas dúvidas.

Aqui está uma imagem do esquema que montei: http://www.4shared.com/photo/vfMp2JI3/schematic2.html

A principal dúvida é nas ligações do CI: Usei o componente disponibilizado nas libs do Eagle (Linear - LM308 - LM308N), e comparando com o esquema do Plautz há uma inversão de posição entre os terminais 2 e 3. A dúvida é: é possível realizar a inversão desses pinos para que o terminal 3 fique no mesmo lado dos terminais 4, 1 e 8? Não gostaria de ligar o IN no terminal 3 da forma que está pois ficaria meio confuso, a linha de baixo ligado no terminal de cima e vice-versa, formando uma espécie de 'X'.

Quanto ao Terminal 7, onde devo conectá-lo?

Se alguém com mais experiência puder revisar as demais ligações para verificar se não estou fazendo nenhuma besteira, ficaria muito grato, depois posso até disponibilizar o esquema do eagle para o forum, desde que os autores permitam.

Desde já agradeço a colaboração
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #26 : 14 de Outubro de 2010, as 13:14:16 »

Pessoal

A principal dúvida é nas ligações do CI: Usei o componente disponibilizado nas libs do Eagle (Linear - LM308 - LM308N), e comparando com o esquema do Plautz há uma inversão de posição entre os terminais 2 e 3. A dúvida é: é possível realizar a inversão desses pinos para que o terminal 3 fique no mesmo lado dos terminais 4, 1 e 8? Não gostaria de ligar o IN no terminal 3 da forma que está pois ficaria meio confuso, a linha de baixo ligado no terminal de cima e vice-versa, formando uma espécie de 'X'.

Essa "inversão de terminais eu fiz no corel". Pode fazer o 'X' no esquema que não tem problema (desde que as trilhas não se toquem, claro).

Citar
Quanto ao Terminal 7, onde devo conectá-lo?

Positivo (siga a trilha no layout).

Citar
...depois posso até disponibilizar o esquema do eagle para o forum, desde que os autores permitam.

Vai pedir autorização pra ProCo?

Abraços.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #27 : 14 de Outubro de 2010, as 14:19:36 »

Citar
...depois posso até disponibilizar o esquema do eagle para o forum, desde que os autores permitam.
Vai pedir autorização pra ProCo?
Rs aí o chairman da ProCo ia ter um filho Cheesy
Mas esse pedal é muito bom mesmo Plautz, O bicho não vai sair mais do meu pedal board, gosto muito dele.
Só não gosto de quando tá com muito ganho e fica meio "fuzzy" o som e o chiado que dá, mas fora  isto, esse pedal é muito  bom e agradeço por ter feito aquele layout impecável! Bravo
Registrado
jorgito
Visitante
« Responder #28 : 14 de Outubro de 2010, as 15:00:31 »

 Cheesy Cheesy Cheesy

Me referia a permissão do autor do esquema que utilizei, nesse caso, o que vocês disponibilizaram aqui no handmades  Wink
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #29 : 14 de Outubro de 2010, as 15:05:54 »

O do clone total é o mesmo do RAT original, por isso a piadinha...rs

Engraçado, apesar de ser fã de fuzzes, no caso do RAT, não acho q ele faça bem esse papel, por isso deixei o valor do pot de ganho/drive/distotion na metade do valor, mais fácil um ajuste na faixa interessante dele...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal