Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 14:18:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tentando desenvolver Preamp Valvulado de Baixa Tensão  (Lida 23695 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #45 : 11 de Agosto de 2016, as 21:00:08 »

RafaS, é isso aí.
Mas a tensão final em DC fica abaixo dos 220V.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, as 21:23:07 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #46 : 12 de Agosto de 2016, as 12:32:15 »

Vou orçar esse TF6A com taps.

250, 220... vale a pena botar 180 no bolo?
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #47 : 12 de Agosto de 2016, as 15:22:12 »

Vou orçar esse TF6A com taps.

250, 220... vale a pena botar 180 no bolo?
Só se não te cobrarem nada por isso...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #48 : 12 de Agosto de 2016, as 15:50:03 »

RafaS

Afinal você sabe que circuito que vai utilizar, e qual será o consumo desse pré?


Mas a tensão final em DC fica abaixo dos 220V.

Acho muita queda de tensão, afinal, é só um pré, não tem um power que consuma tanta corrente assim.

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:22:29 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #49 : 12 de Agosto de 2016, as 15:58:07 »

Apenas para constar, a url abaixo tem um pre-amplificador inspirado no BFDL e serve como mais uma opção de circuito para a dupla 12AX7/12AU7 ou até mesmo a 12AT7/12AY7 no lugar da 12AX7:

http://www.frontiernet.net/~jff/SonOfAlembic/SonOfAlembicF2B.html

Já construí dois, um deles com o follower sugerido nessa url e outro com o follower do pre-amplificador de microfone Pultec MB-1, que também é comentado nesse trabalho. Na minha opinião o follower do MB-1 é mais interessante, com os triodos da 12AU7/ECC82 em paralelo.

Esse pre-amplificador, ligado em um antigo power-amp da Studio R, transistorizado, ficou fantástico.

Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #50 : 12 de Agosto de 2016, as 16:33:15 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, as 19:41:24 por xformer » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 12 de Agosto de 2016, as 18:39:26 »

Mas a tensão final em DC fica abaixo dos 220V.

Acho muita queda de tensão, afinal, é só um pré, não tem um power que consuma tanta corrente assim.

Abs
Provavelmente deve ser por conta da baixa eficiência de ligar 2 transformadores invertidos, e não pelo consumo.
Eu mesmo nunca experimentei essa ligação. Só vi os relatos de quem o fez aqui no fórum, e em geral, o resultado é o que eu falei. Mas funciona...


RafaS, acho dificil você usar o TAP de 180V. Mesmo porque "queimar" tensão num caso de um pré desses é facil. E ainda ajuda a filtrar.
Mas você prestou atenção a corrente no secundario de HT do TF6A e comparou com sua previsão inicial? Não sei se você leu no catalogo, mas são 10mA, e não 20mA...
« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, as 19:07:01 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cobalto777
Visitante
« Responder #52 : 12 de Agosto de 2016, as 19:03:34 »

https://www.youtube.com/watch?v=KMYCV7YEur0 usei com uma ef 86,e uma 12ax7,funcionou lindamente e sem problemas.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #53 : 12 de Agosto de 2016, as 20:09:42 »

Matec, ainda não sei. Isso é influenciado por questões como bias etc, não?

A seção sobre fontes do Valve Wizzard bota em menos de 20mA o consumo de duas valvulas de pré, bem menos. Creio que com 20mA devemos ter uma margem segura para o preamp não? Pelo que vi até agora, correntes de 5mA por triodo ultrapassam ou estão muito próximas de ultrapassar (cfe a tensão) a área de operação segura do triodo. Creio que os 20mA desse modelo já previam isso.


O cálculo deles está bem fora da realidade. Com 20mA e uma 12au7 pode-se criar um power valvulado com 1W de potência.
Normalmente o consumo por triodo de uma 12ax7 está entre 1 e 2mA, com resistor de ânodo de 100kohms, e tensão de fonte em torno dos 300v. No final é um consumo e corrente baixo.

Quanto ao esquema que você pretende utilizar, é uma ótima escolha.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se bem que é um tanto complexo. Para alguém que está iniciando pode haver alguns imprevistos.

Se cabe uma opinião, eu gostaria de dizer que o som de um amplificador está ligado há vários fatores, e todos eles contribuem para o resultado final.
Qualquer modificação que você faça pode alterar de maneira negativa esse resultado. A menos que você realmente seja um pesquisador de novos sons, não crie nada muito diferente daquilo que está especificado, para que o resultado não fique longe do esperado.

Boa sorte
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:21:46 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #54 : 13 de Agosto de 2016, as 09:51:55 »

@kem

Li o catálogo, e misturei dois transformadores.

Daí o equívoco.

Vou levar adiante os cálculos e aí confirmar se esse modelo TF6A está dentro.

@matec

Vou correr o risco de não ficar bom e encarar uma possível longa fase de ajustes.

Eu creio que simplesmente pegar algo pronto pode derrotar o propósito de aprender. Já fiz circuitos seguindo algo pronto e ao final se queria mudar algo não dava porque eu sequer compreendia o que fiz. É tão ruim isso.

Desse esquemático, de cara o que eu vi que mudaria seria eliminar a entrada FET, e o circuito jazz. O posicionamento do tone Stack e seus chaveamentos alternativos eu gostei muito (em vídeos desse amp dava resultados muito legais).

O chaveamento por relés também gostei (já fiz isso em um robô).

Nesse esquema os controles do canal clean continuam atuantes no canal drive. Isso pode ou não ser uma coisa a tentar se repensar.

Vai ser trabalhoso e complicado, mas isso é algo aceitável. Melhor do que não aprender nada por ter seguido a receita sem surpresas... Já fiz isso e continuei ignorante sobre o que fiz...

Quem sabe ao final sai um preamp legal e com o esquemático aqui pra quem quiser? E o tópico poderá servir de fonte de consulta também para outros iniciantes.

Segunda ou domingo ainda volto pra prancheta.

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #55 : 16 de Agosto de 2016, as 17:53:02 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, as 19:42:34 por xformer » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #56 : 11 de Outubro de 2016, as 14:46:53 »

Boa tarde a todos.

Passei um tempo afastado, mas continuei a trabalhar nos rascunhos e esquemas do preamplificador.

No meio tempo adquiri também um transformador, com um secundário de 250V e outro de 6,3V.

Tem sido particularmente desafiador. Em parte porque alguns itens precisam ser calculados "retroativamente". Por exemplo: Preciso arbitrar um valor de tensão para os ânodos das válvulas. No entanto este valor é afetado (e afeta) a tensão da fonte. É isso que quero endereçar aqui hoje.

Se algum participante do fórum tiver a disponibilidade de revisar alguns cálculos onde vou procurar demonstrar meu raciocínio, será de grande valia.

Como dito anteriormente optei por usar uma válvula 12AU7 e uma 12AT7 simplesmente porque eu já as possuía.

A 12AU7 foi designada para o canal limpo do preamp, e a 12AU7 para o canal sujo.

Mostrarei em mais detalhes essa parte do projeto, mas por hora basta dizer que para polarizar estes triodos, arbitrei uma tensão de 220V para os estágios 1 e 2 de ganho de tensão, e 250V para os estágios 3 e 4, que podem ser acionados em cascata.

Tendo estabelecido estes valores e desenhado o circuito em cima destes, necessitei retornar à fonte para obter de fato estes valores.

O desenrolar disto segue-se abaixo:

Já dispondo de dois pares de capacitores eletrolíticos de 47uF e 220uF respectivamente decidi empregar todos eles e dar uma boa filtragem à tensão nos ânodos.

O desenho final dessa parte da fonte (a parte dos filamentos é posterior), ficou da seguinte forma (em SPOLER):

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Os filtros foram dimensionados de modo a manter a frequência de corte abaixo de 1Hz. Usei uma calculadora online e de acordo com a mesma, o objetivo foi atingido.

Aqui vem a parte embaraçosa... eu não estou bem certo quanto aos valores que obterei nas tensões. Tive uma base fraca nessa parte, então gostaria de uma segunda (ou terceira, ou décima) opinião.

Seguem-se os cálculos para demonstrar como cheguei a estes valores, agradeço correções:

Para compreender a relação das tensões simplifiquei a fonte em uma malha resistiva.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

R1, R2, e R3, como podem imaginar, correspondem aos filtros e possuem acumulam as funções de determinar a frequência de corte, como também promover uma queda de tensão. Nesta hora foi muito conveniente ter bastante tensão para "derrubar".

R4, R6, R8, e R10 são os resistores do ânodo de cada estágio de amplificação. Talvez os valores pareçam pouco usuais, mas devo recordar de que não estou usando válvulas 12AX7 por isso os valores desviam do habitual (mais adiante ao discutir o projeto posso disponibilizar os gráficos de tensão, corrente e carga no ânodo Vs polarização para apreciação).

Eis agora onde tive que dar um salto e fazer uma suposição.

Essa malha resistiva possui diversos divisores de potencial ao longo dela. Na saída da ponte temos um valor de tensão. Após cada filtro outro valor. Valores diferentes em B+. E para seguir o raciocínio até 0 Volt, fui obrigado a tratar o ânodo como um resistor fixo, cujo valor é determinado pela tensão de repouso dividida pela corrente de repouso. 

Deste modo, R5, R7, R9 e R11, são efetivamente os ânodos de cada estágio, tratados como resistências D.C., tendo em média o resistor do ânodo de cada triodo uma queda de tensão de 90V (apenas em um caso essa queda é de 99V).

Assim eu poderia determinar R1, R2 e R3.

Passei daí para um circuito equivalente onde os resistores e as resistências em cada ânodo são tratadas como um único resistor fixo, por simplificação da malha via associação série/paralelo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

(Errata: R1 no segundo desenho de cima para baixo na realidade é R3, idem para os desenhos subsequentes)

Primeiro desenho:

Para obter a queda de tensão desejada, usei o mesmo método que se utiliza para determinar o resistor para LEDs, assumindo como valor de corrente o somatório das correntes de repouso de todos os estágios de ganho (~12mA), e então, subtraindo de 351V a tensão que desejava reduzir.

Obtive desse modo uma resistência equivalente na ordem de 8,4k.

Segundo desenho:

Usei o mesmo método para obter uma queda de tensão de 250V para 220V, em R1, e obtive um valor na magnitude de 5k de resistência.

Terceiro desenho:

Representação gráfica.

Quarto desenho:

Através de mais uma simplificação, obtive um resistor equivalente do último filtro com os resistores e resistências dos ânodos, de modo a obter um divisor de tensão simples e tirar a prova. Este valor ficou na casa de 22,6k.

Tirando a prova real, mediante cálculos, na junção entre os dois resistores da última figura obtive 250V.
Ao passo que na junção entre R2 e Req6 da terceira figura obtive 220V.

***

O que eu não sei é:

Os cálculos estão corretos?
Em tempo: há um método menos convoluto de se fazer isso? Tenho a impressão de que fiz como o gaúcho que para contar o rebanho, contava as patas das ovelhas e dividia por 4.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #57 : 11 de Outubro de 2016, as 23:05:51 »

Olá RafaS


Seu trabalho está indo bem, não tem erros na questão dos cálculos da fonte. O trabalho é mesmo assim; maçante e repetitivo, mas não leva uma hora para ficar pronto. (Com uma boa calculadora nem 10 minutos.)

A boa notícia é que a escolha do resistor de ânodo também influencia no ganho do estágio. Agora além do cálculo da tensão da fonte você terá também que consultar o datasheet das válvulas, para saber como vai funcionar seu pré amp. Resistências baixas no ânodo resultam em ganhos menores. Se o ganho for pequeno não vai conseguir amplificar o sinal ao nível que o Power necessita...  Cry

Para ajudar na sua tarefa com a fonte, baixe esse programa aqui: http://www.duncanamps.com/psud2/index.html Ele é muito bom para esse trabalho que você fez até agora.

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:02:17 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #58 : 12 de Outubro de 2016, as 12:34:04 »

Bom dia, Matec!

Já previa ao escrever o post que as resistências dos ânodos seriam notadas.

Para prever com alguma aproximação o ganho de cada estágio, eu vinha usando uma planilha de Excel feita pelo Merlin Blencowe, e está em seu site disponível para download. O site Valve Wizard.

Vou botar aqui os desenhos que produzi ao fazer os gráficos de polarização. Junto de cada, o ganho estimado do estágio (com capacitor no cátodo pressupondo que ele passa todo espectro de frequências). Aí então podemos discutir com algo para se olhar.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Primeiro estágio, na entrada do preamp, sucedido pelo estágio de EQ:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Note que mesmo com o resistor "baixo", de 47K, procurei colocar a tensão e corrente de repouso de modo bem central. Após o EQ, esse estágio injeta sinal em mais um triodo 12AU7, com ambos formando o "canal limpo".

Na simulação o ganho deste estágio ficou na casa do Mu=13. Não pareceu nada mal para uma 12AU7.

Segundo estágio, precedido pelo EQ, e direto para a seção de potência no caso do canal limpo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Aqui o resistor é bem menor. O ponto de repouso foi definido mais próximo da região de corte, em sites lá fora o pessoal chama isso de "hot biasing" (não sei traduzir esta expressão). De acordo com o raciocínio a idéia é pegar o sinal preamplificado do estágio anterior e submeter ele a um clipping variável conforme o ajuste do potenciômetro de ganho do estágio anterior. Possibilitanto desse modo, conforme o ajuste do ganho do estágio anterior, ou do volume de saída desse (via potenciômetro), optar por uma saída mais limpa ou um som limpo com vestígios de distorção.

Para os ânodos destes dois estágios foi escolhida uma tensão de 220V (eu tinha 351V na saída da ponte retificadora) propositalmente de modo a reduzir o "headroom".

Eu sou inexperiente em circuitos com válvulas e não sei realmente se isso vai cumprir o objetivo, me dispus a experimentar.

O ganho aqui na simulação ficou ligeiramente abaixo do anterior.

Este estágio, o terceiro, já é uma 12AT7.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esse é o primeiro estágio do canal drive, recebendo o sinal do primeiro estágio, depois EQ, então neste. Após este estágio fica o controle de ganho do canal drive. Em simulação o ganho ficou na casa de Mu=42.

E por fim o último e Quarto Estágio que é seguido pelo controle de volume desse canal.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Em simulação o ganho ficou na casa de Mu=44.

***

Bom, vamos ao ganho.

A seção de potência é de uma placa da AlfaKits com 100W a 8 Ohms. A sensibilidade de entrada é 775 mV para plena potência (não é isso que significa a sensibilidade de entrada?).

Pelo que aparenta uma mera Stratocaster produz em média um sinal de pelo menos 100 mV(rms). Se é assim, ao que parece não é necessário muita amplificação para empurrar essa placa para potência alta.

E se ambos os raciocínios estiverem corretos, o mais provável seria na verdade é eu precisar botar um trimpot ou algo assim na saída de cada canal, para evitar injetar um sinal grande demais no estágio de potência. (Experimentei com essa sensibilidade processando o sinal da guitarra no Guitar Rig, e a saída para fones de ouvido da Fast Track ligada nessa placa de potência, e o volume é exorbitante. Sobretudo nos graves, quando o sinal era muito forte, apresentava uma distorção chata).

Estou tendo na verdade outra precoupação com a questão do ganho, que seria a capacidade deste preamp produzir distorção sob demanda. Em um primeiro rascunho era a 12AT7 que estava no canal limpo e a 12AU7 no canal sujo. A lógica era que enviando um sinal mais forte para o canal sujo, causaria distorção. Se sim, no entanto, seria um clipping simétrico, certo?

Então inverti a ordem das válvulas e recalculei o circuito, tendo em mente enviar do canal limpo para o sujo um sinal suficientemente amplificado, e buscar distorção através da polarização da válvula, de modo a obter um clipping assimétrico.

A esta altura tudo está muito teórico para mim e só a experiência de outros, ou experimentação direta, vão demonstrar o que vai acontecer...

(Quero dar uma melhorada no esquemático antes de postar. O nome dos componentes ficou fora de ordem, R1 junto com R15, etc.)

Em tempo o transformador possui 38mA no secundário de alta tensão. Corrente não foi problema na hora de determinar o ponto de bias dos estágios.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #59 : 12 de Outubro de 2016, as 14:08:01 »

Eu acho que seu procedimento está certinho, mas tenho uma observação a fazer: é melhor fazer o desacoplamento da fonte de dois estágios consecutivos (por exemplo, dois estágios estão ligados no mesmo ponto de 220Vdc). Pode haver influência de um estágio em outro que compartilhe o mesmo ponto de fonte. Separe-os colocando mais um resistor e capacitor (vai derrubar um pouco a tensão) entre os HTs de cada estágio.
O ValveWizard diz pra desacoplar a cada dois triodos do pré (ou a cada um estágio a pentodo), mas como um dos triodos consome bastante (4,5mA), talvez seja melhor separar.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2016, as 14:16:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal