Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 20:50:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DOD YJM EDITADO  (Lida 4309 vezes)
halleflima
Visitante
« : 22 de Agosto de 2016, as 23:22:44 »

    Olá pessoal boa noite.
Eu peguei o esquemático do pedal DOD YJM e acrescentei algumas coisas que pra mim seriam util no uso dele, como o controle de tone do big muff e coloquei também um boost  no inicio do circuito com um transistor BC239 que e a mesma fase usada no big muff que contem um potenciômetro de sustain. Queria a opinião de vocês o que acham se tem algo que esta muito errado e eu não percebi.  Roll Eyes
Infelizmente eu sou um pouco leigo na eletrônica ainda mas estou esforçando pra melhorar. ao meu ver esse circuto e funcional mas queria saber do pessoal que tem mais experiencia o que acharam.
Digam ai o que acharam que vou mudar ou retirar se for necessário.
Valeu pessoal.  Wink

                           
Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 23 de Agosto de 2016, as 07:02:11 »

R16 é 100K mesmo ou é 100ohms?


Na minha opinião vira outro pedal né...

Não existe filtro passivo que não altere timbre, qualquer mudança nessa relação, altera a resposta do pedal.

Sabendo que o YJM DOD é o Dist+ da MXR com algumas mínimas modificações.
O seu mod deixa o seu pedal mais distante do YJM original, que o próprio YJM do seu pai o Dist+, sendo um efeito novo quase na linha do DS-1.

Eu testaria o pedal com duas guitarras, uma com single e outra com humbuckers, e o pedal com o TL061, além do TL071, o LF351 também é legal, mas é mais difícil de encontrar.
Pode ser interessante também adicionar um dobrador de tensão, tipo do okko diablo, para jogar 18v, com uma chave seletora 9-18v.











« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, as 07:07:23 por felix » Registrado
halleflima
Visitante
« Responder #2 : 23 de Agosto de 2016, as 09:12:23 »

Otimas observações felix, de acordo o esquema do big muff o resistor e de 100k mesmo mas eu analisei outros esquemas e esse resistor esta como 100 ohms, vou fazer essa alteração depois.

O que eu queria mesmo e criar algo proprio mesmo fugindo do DOD, eu vou testar esse esquema pra ver como fica a resposta e em relação a chave de 9~18v eu achei muito viavel, vou adicionar a chave de 9~18 volts e vou postar aqui pra gente analisar. 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 23 de Agosto de 2016, as 10:16:08 »

Virou outro pedal como o Diego disse mas, não tem nada de ruim nisso !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 23 de Agosto de 2016, as 11:00:17 »

Com certeza outro pedal. O problema é ver se fica bom.
Acho que a intensidade de sinal que vai chegar no segundo estágio é muito alta. O circuito original foi projetado para trabalhar com o sinal vindo diretamente da guitarra (sinal de baixa intensidade), e agora vai receber um sinal já amplificado (de intensidade quase 7x maior).
O som pode ficar bem embolado. Mas... só testando.
Outra coisa é o controle de tom na saida. Esse controle de tom abaixa bem a intensidade de sinal (na média -10db com o potenciômetro no meio - mais ou menos diminui em 3.1x o sinal), que já é baixo na saida do pedal original (0.7V - limitado pelos diodos de clipping). Talvez o sinal na saída do pedal fique muito fraco.
Uma opção para ajustar isso seria colocar o controle de tom antes do controle de "sustain".
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, as 18:00:28 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
halleflima
Visitante
« Responder #5 : 23 de Agosto de 2016, as 11:18:26 »

Será que ficaria legal se eu colocasse outra fase boost depois do op amp e logo apos o boost colocasse o tom ?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 23 de Agosto de 2016, as 12:32:33 »

Ainda teria o problema do sinal chegar muito forte no opamp. Quem sabe diminuindo o ganho no opamp.
Quantos mais estágios você adicionar, mas difícil fica equalizar a coisa, ainda mais se você não tem experiencia.
Do que você desenhou, melhor o tom antes do sustain.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
halleflima
Visitante
« Responder #7 : 23 de Agosto de 2016, as 13:32:17 »

Texto excluído por conter internetês..
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, as 18:32:58 por xformer » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 23 de Agosto de 2016, as 14:25:09 »

Que problema você vê em colocar o tom antes do sustain?!?  Roll Eyes
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, as 14:27:30 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
halleflima
Visitante
« Responder #9 : 23 de Agosto de 2016, as 18:47:58 »

vejo problema nenhum não. Cheesy
So fiquei curioso se realmente o som ficaria embolado dessa forma ai, mas o que você disse faz bastante sentido.
Vou ver se compro essa semana ainda um protoboard pra testar esse esquema.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 23 de Agosto de 2016, as 19:10:52 »

Saudações,

É interessante reduzir o valor dos capacitores no primeiro estágio. Tenta 22nF na entrada e na saída em vez dos dois de 1uF.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 23 de Agosto de 2016, as 22:12:37 »

Saudações,

É interessante reduzir o valor dos capacitores no primeiro estágio. Tenta 22nF na entrada e na saída em vez dos dois de 1uF.

Abraço
A impedância de entrada é baixa. Com 22n a frequência de corte vai ser muito alta. Mesma coisa (até pior) na saída. Em volumes mais baixos vai cortar muito graves.
Eu pensaria em 220n pra cima. Mas esse é exatamente cópia do primeiro estágio do Big Muff, e nele funciona muito bem com 1uF.

halleflima... uma outra idéia seria ao invés de um estágio inicial com transistor, usar um com opamp (aí usa um 4558 ou um TL072).
Poderia usar como amplificador não inversor com ganho aproximado de 7x.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, as 22:23:59 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #12 : 25 de Agosto de 2016, as 19:56:00 »

Saudações,

No esquema que ele desenhou, ele não eliminou o pulldown resistor de 1M. Isso irá criar um filtro RC. Eliminando o resistor um capacitor também deveria ser eliminado para não haver dois capacitores em série. Por último, vale lembrar o primeiro estágio do krank distortus maximus. Valores acima de 47nF no primeiro estágio, são o bastante para inutilizar o circuito do DOD; visto que ele já adiciona grave para chuchu quando não está com seu ganho no máximo. Mas, vale a experiência.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal