Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:24:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microfone em um amplificador de guitarra  (Lida 9534 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 12 de Setembro de 2016, as 21:20:10 »

Pessoal, me surgiu uma dúvida. Eu preciso ligar um microfone simples com saída P10 no meu amplificador valvulado para cobrir um pequeno evento da minha faculdade. Como antes eu havia ligado ele no meu amplificador 50W valvulado e ele apresentou uma microfonia além de só ter um certo volume com o knob do master na metade. Eu sei que a saída dele é de poucos mV, ai fica minha dúvida, é preciso fazer um pré-amplificador pra ele com alguns filtros para eliminar essa microfonia e deixar o sinal próximo a uns 500mV para então ligar no amplificador? Qual a opinião de vocês?

Obrigado.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 12 de Setembro de 2016, as 21:57:23 »

Uma dica simples: amplificador pra guitarra não é bom pra microfone, e amplificador pra microfone não é bom para guitarra. Grin

Eu tentaria utilizar outro equipamento para fazer o evento.  Roll Eyes

Abs
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #2 : 12 de Setembro de 2016, as 22:02:59 »

É melhor não arriscar... entendi a ideia. Mas mesmo utilizando a seção de power do amplificador com um pré específico não daria certo? Ai no caso seria bom colocar uns falantes próprios também. Mas mesmo assim acho que não compensa mesmo. Embarrassed
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 12 de Setembro de 2016, as 22:22:23 »


Mas mesmo utilizando a seção de power do amplificador com um pré específico não daria certo? Ai no caso seria bom colocar uns falantes próprios também.

Você não falou qual amplificador quer utilizar, mas se for valvulado a voz vai sair com overdrive. Se for SS, só o(s) falante(s), (sem um driver de agudos), vão deixar o som sem brilho.

Melhor procurar (ou alugar) uma caixa amplificada específica, daquelas que já tem entrada para microfones (melhor XLR) volume e equalização de preferência de boa marca (RCF, Mackie, JBL ou mesmo Behringer). Existem nacionais, mas não recomendo.
Utilize também um bom microfone (Shure SM58, serve pra todo tipo de evento).

Abs
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 12 de Setembro de 2016, as 22:50:40 »

Bem, a ideia era não pagar o aluguel de 500 reais para um rapaz que fizesse o som. Acho que meu valvulado (Silver Jubilee) é bem calminho no clean. Usaríamos um microfone ruim mesmo eu acho...

Mas me fala ai, se eu conseguir um pré razoável dá pra utilizar? O evento vai ser tipo numa sala de aula com uns 50 lugares nada tão grande. Eu tenho mais receio é contra a microfonia, se for o caso dá até pra utilizar meu reverb no meio para dar uma preenchida no som   Roll Eyes . Abraços.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 12 de Setembro de 2016, as 23:41:06 »

Se você utilizar o return para a entrada do som, com um pré linear, vai poder ter um pouco de volume clean .

Nesse caso creio que os controles de tom do Jubile também funcionam e talvez ajudem a controlar um pouco a resposta.

Mas é bom ficar atento pois NÃO HÁ GARANTIA NENHUMA NESSE ARRANJO! Batendo Cabeça

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:12:09 por Matec » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #6 : 13 de Setembro de 2016, as 03:29:14 »

Você tentou fazer a equalização ficar flat? Realmente flat? Com graves e agudos no mínimo e médio no máximo? (Se a equalização for padrão Marshall). As vezes o excesso de agudo pode piorar a microfonia..

No máximo, você pode montar um pre simples ou um com equalizador baxandall, mas não vejo problema em usar microfone nesse amp, visto que tem gente que usa microfone(comum mesmo) com gaita em amp de guitarra..
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #7 : 13 de Setembro de 2016, as 10:11:22 »

Eu cheguei a mudar a equalização obviamente para reduzir as microfonias, eu acho que se fizer um pré bom daria até para usar, o detalhe era que eu estava bem perto do amplificador fazendo as regulagens e como o master teve que ser alterado para metade o que já daria um volume na guitarra gigantesco. Vou tentar bolar um pré com alguns estágios com passa baixas para melhorar essa relação de ruídos.
Depois falo no que deu, obrigado.
Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #8 : 13 de Setembro de 2016, as 11:14:16 »

Pode ser que lhe sirva para algo...

Faz tempo que estou a procura de algum projeto do tipo, mas no meu caso eu tenho um power de uns 70W com TDA7294 para ligar somente este pré, porém não tenho como testá-los pois além de não possuir um microfone à disposição, não tenho como fazer isso em casa no momento (obras)  Sad
Mas queria testar o LM358 e o simples do videorockola de início.
Se achar algo interessante por favor me dê um toque eu preciso de uma entrada de microfone com EQ de 3 bandas.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, as 11:18:10 por andersohm » Registrado

"Don't talk to strangers..."
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #9 : 13 de Setembro de 2016, as 11:20:58 »

Se quiser montar um pré simples, tem o que o pessoal do site me ajudou a construir:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p641/32334
Registrado

Guitar Craft
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 13 de Setembro de 2016, as 11:46:31 »

Se quiser montar um pré simples, tem o que o pessoal do site me ajudou a construir:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p641/32334

Que legal! O artigo é seu?
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #11 : 13 de Setembro de 2016, as 13:55:52 »

Que legal! O artigo é seu?

Sim. Construí o microfone para minha pesquisa, com a inestimável ajuda dos colegas do fórum.
Registrado

Guitar Craft
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal