Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:47:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial da troca do cone de um falante automotivo para uso em caixa de baixo  (Lida 15077 vezes)
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« : 28 de Setembro de 2016, as 22:26:20 »

Fala povo.
Fiz esse tutorial para se possível, ajudar quem tiver a mesma situação que eu me encontrei.
Consegui uma promoção louca e comprei 2 falantes Arlen de 12 no Walmart. Paguei muito barato no par. Estava precisando para uma caixa 2 x 12 que uso no baixo.
Os falantes eram bons, mas subwofers, não tinham definição nenhuma de médios e agudos devido ao cone de plástico.
Resolvi trocar os cones para papel aproveitando a bobina, que é muito boa e tem um curso perfeito.
Segue o link, como nunca usei o Google Drive, se der algum erro me avisem.

https://drive.google.com/file/d/0Bz94rx5mVS_9YkxNcmJPRUZzMVk/view?usp=drivesdk
Registrado

Salto - SP
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 28 de Setembro de 2016, as 22:36:37 »

Que tutorial caprichado!  Obrigado por divulgar. Já guardei.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 28 de Setembro de 2016, as 22:38:45 por Alfredo Padrao » Registrado

Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #2 : 30 de Setembro de 2016, as 11:21:58 »

Valeu Alfredo.

Segue video que eu fiz com as fotos e com o áudio gravado com a caixa concluída com os 2 falantes com o cone trocado. Infelizmente não lembrei de gravar som com os falantes com o cone original de plástico pra comparação. Falha minha.

Eu usei um microfone SM-58, mesa Behringer simples e backing tracks no Audacity. O amplificador que estou usando é meu velho Fender Rock Pro 1000 que eu mexi no pré pra utilizar com o baixo.

Os erros de execução são propositais pra mostrar que o baixo foi gravado separado (hahahaha).

https://www.youtube.com/watch?v=nXdryD7k7n4
Registrado

Salto - SP
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 30 de Setembro de 2016, as 21:49:34 »

Fernando, parabéns pelo tutorial que é bem completo e elucidativo.
Mas, esse processo é bem complexo e por isso eu penso que você se saiu bem porque já tinha alguma experiência anterior em troca de cones e bobinas de alto falantes, certo?

O fato é que se o processo de colar a suspensão no lugar certo e a determinação da altura da bobina não estiverem precisamente corretos, corre-se o risco ou da bobina bater no fundo ou dela raspar na parede lateral do núcleo do imã, prejudicando o som.

Você já fez um vídeo demonstrando o processo, agora, só falta fazer um vídeo tocando o baixo e mostrando como a caixa com os alto falantes que modificou se saíram.

Estamos no aguardo!!



Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 01 de Outubro de 2016, as 10:14:19 »

Bello


O som ficou F*%@# !  Palmas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #5 : 01 de Outubro de 2016, as 10:32:56 »

Fernando, parabéns pelo tutorial que é bem completo e elucidativo.
Mas, esse processo é bem complexo e por isso eu penso que você se saiu bem porque já tinha alguma experiência anterior em troca de cones e bobinas de alto falantes, certo?

O fato é que se o processo de colar a suspensão no lugar certo e a determinação da altura da bobina não estiverem precisamente corretos, corre-se o risco ou da bobina bater no fundo ou dela raspar na parede lateral do núcleo do imã, prejudicando o som.

Você já fez um vídeo demonstrando o processo, agora, só falta fazer um vídeo tocando o baixo e mostrando como a caixa com os alto falantes que modificou se saíram.

Estamos no aguardo!!


Ramsay, obrigado.

Na verdade não tinha nenhuma experiência não. Um amigo que faz restauração me deu alguns toques, mas realmente não é nada complicado. claro, alguma experiência com cola de contato e araldite é necessário, quem nunca colou nada com cola de contato pode se atrapalhar, mas a centragem, principalmente de uma bobina que já estava no auto-falante é bem fácil. Porque depois que você coloca a bobina na posição, e coloca mais uns pedaços de acetato travando ela no gap, ela não mexe mais por toda a colagem.

Todo o som que você ouve no segundo vídeo, https://www.youtube.com/watch?v=nXdryD7k7n4 , sou eu tocando o baixo. Eu usei alguns backing tracks, sem o som do baixo, e gravei o baixo por cima, microfonando a caixa que estão com o s falantes reformados.

-----
Bello


O som ficou F*%@# !  Palmas

Valeu. 
« Última modificação: 01 de Outubro de 2016, as 10:34:49 por Fernando Bello » Registrado

Salto - SP
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 03 de Outubro de 2016, as 17:51:51 »

Citar
Todo o som que você ouve no segundo vídeo, https://www.youtube.com/watch?v=nXdryD7k7n4 , sou eu tocando o baixo. Eu usei alguns backing tracks, sem o som do baixo, e gravei o baixo por cima, microfonando a caixa que estão com os falantes reformados.

Ah, tá ok!! eu pensava que o som do 2º vídeo fosse só um fundo musical.
Mas, ficou bem legal o som mesmo!!
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #7 : 06 de Outubro de 2016, as 18:54:48 »

Valeu Fernando, excelente tutorial!!!
Tenho dois falantes 12" automotivos em casa e não sabia o que fazer com eles! Agora já sei!!!
Mas acho que vou precisar trocar a bobina junto!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #8 : 09 de Outubro de 2016, as 18:49:11 »

Valeu Fernando, excelente tutorial!!!
Tenho dois falantes 12" automotivos em casa e não sabia o que fazer com eles! Agora já sei!!!
Mas acho que vou precisar trocar a bobina junto!

Valeu.

Mas o que acontece, queimou a bobina?
Registrado

Salto - SP
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #9 : 10 de Outubro de 2016, as 10:57:12 »

Eles ficaram muito tempo parados, pois possuem cone de plástico e eu não tinha utilidade para eles.
Vi seu tutorial e descobri que é possível e viável ($$$) a troca por cones de papel e resolvi testá-los. Mas não funcionaram!
Acredito que tenha ocorrido alguma oxidação nos fios da bobina e eles tenham rompido.
Mas vou fazer a troca do conjunto todo e ver como fica, pois atualmente estou ensaiando em um ampli de guitarra com 15w. Acredito que já ficará muito melhor!!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #10 : 11 de Outubro de 2016, as 13:35:44 »

É o mesmo processo, mas procure se possível levar o conjunto bobina, centragem, cone na hora de comprar os componentes novos, caso não tenha muita experiência. Tem uma infinidade de tamanhos de corpo de bobina e de altura de centragem e cone. por milimetros pode acontecer de não servir.
Registrado

Salto - SP
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #11 : 11 de Outubro de 2016, as 16:24:29 »

O problema é que em Floripa não se acha nem empresa que faça a troca dos cones/bobinas! Quem dirá comprar as peças!  Bufando
Tem que ser pela internet mesmo, hehe!!! vou ter que medir muito bem e encomendar.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #12 : 11 de Outubro de 2016, as 18:06:47 »

O problema é que em Floripa não se acha nem empresa que faça a troca dos cones/bobinas! Quem dirá comprar as peças!  Bufando
Tem que ser pela internet mesmo, hehe!!! vou ter que medir muito bem e encomendar.
se vai comprar pela internet recomendo o site abaixo. tem todas as medidas especificadas nos componentes.
http://www.coimbracones.com.br/index.php/
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #13 : 12 de Outubro de 2016, as 10:17:17 »

 Legal!
Registrado

Salto - SP
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #14 : 13 de Outubro de 2016, as 11:09:56 »

Obrigado edyguitar!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal