Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:13:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blue Boostard - Pedal booster de até 26dB!  (Lida 13292 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 18 de Outubro de 2018, as 22:59:08 »

Muita gente usa o Eagle mas não é comum ver layouts com trilhas fazendo curvas arredondadas. Isso era muito comum antigamente quando o pessoal fazia layouts na mão mesmo.  Por isso achei diferente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #16 : 18 de Outubro de 2018, as 23:53:05 »

Blackcorvo, eu não sei o que é ligado no controle (a base do 2N3904), mas eu achei estranho a forma com que o led foi ligado (no emissor e não no coletor com um resistor limitador de corrente) e sem resistor na base e um resistor ligando a base ao coletor. Qual o objetivo do led ? É só monitor ?

https://www.diystompboxes.com/analogalchemy/sch/ledtrick.html

É a mesma idéia de um Millenium/Pentellium bypass. No caso, você pode ajustar a corrente que passa pelo transistor baseado na polarização dele. Só alterar o valor do resistor entre coletor e base. O Proco Rat é um pedal famoso por usar esse tipo de "truque" para acender um LED com true bypass e chave DPDT.

E se quiser uma dica de software fácil de usar, gratuito, e que tem opção de trilhas curvas, tem o DIY Layout Creator. Foi o que usei para fazer o layout que apresentei no início do tópico. Só que ele é para se fazer layouts em casa mesmo, não é como o EAGLE que tem como mandar para uma fábrica fazer as placas, se quiser.

Eu pessoalmente gosto muito dele por ser leve e intuitivo de usar.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #17 : 18 de Outubro de 2018, as 23:55:10 »

xformer eu dei uma pesquisada um tempo atrás sobre as trilhas curvas e achei demais, motivado pelo tópico que estava-se comentando aqui mesmo no fórum, é incomum hoje mesmo

-----
Que interessante blackcorvo vou dar uma estudada
« Última modificação: 18 de Outubro de 2018, as 23:57:04 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
ANDREIA
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1


The Walking Dead


« Responder #18 : 19 de Outubro de 2018, as 02:57:11 »

blackcorvo, achei legal o circuito que você postou.
A única coisa que me deixa encucado é que o 741 é um integrado antigo com alto nível de ruído.
Não seria melhor ter usado algum CI mais moderno e com menos nível de ruído?

wow!!!!

Registrado

Sempre tentando o impossivel
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 19 de Outubro de 2018, as 09:53:05 »

É a mesma idéia de um Millenium/Pentellium bypass. No caso, você pode ajustar a corrente que passa pelo transistor baseado na polarização dele. Só alterar o valor do resistor entre coletor e base. O Proco Rat é um pedal famoso por usar esse tipo de "truque" para acender um LED com true bypass e chave DPDT.

Com o esquema do link deu pra perceber como funciona com a 2P3T. Interessante sim, apesar de que precisa achar um valor adequado para o resistor de polarização dependendo do que vem do efeito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #20 : 19 de Outubro de 2018, as 22:58:12 »

Andreia, porque o "wow"??
« Última modificação: 21 de Outubro de 2018, as 19:50:22 por Ramsay » Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #21 : 25 de Outubro de 2018, as 13:22:26 »

Remontei esse layout que postei, não funcionou, mas deu "pop" ao acionar  Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #22 : 25 de Outubro de 2018, as 15:11:32 »

Remontei esse layout que postei, não funcionou, mas deu "pop" ao acionar  Cheesy Cheesy Cheesy

Desculpe, eu não tinha visto o layout corrigido, mas observei um erro:



O pino 4 vai sim ao terra, mas NÃO é conectado ao pino 2!!! Raspe a trilha que indiquei em vermelho e provavelmente vai funcionar.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #23 : 25 de Outubro de 2018, as 15:32:36 »

No caso se eu fizer um jumper como demonstrado em azul (toscamente) na imagem, pode dar certo? será o correto?


-----
outra coisa,
Como deve ser a posição do 2N3904 pois já queimaram-se dois que aqueceram bastante ao ligar o pedal além de não funcionar o acionamento do led,  que se não me engano eu não encontrei o 2N3904 na biblioteca do Adafruit e ai coloquei um transistor qualquer e agora que me liguei que tem que ser com a pinagem correta  Batendo Cabeça

-----
Edit:
Estava revendo o Transistor usado e foi o 2N2222 que possui a mesma pinagem e ambos NPN então o esquemático deve estar correto, então o que poderia estar causando esse superaquecimento será?
« Última modificação: 25 de Outubro de 2018, as 15:44:22 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #24 : 25 de Outubro de 2018, as 15:50:02 »

No caso se eu fizer um jumper como demonstrado em azul (toscamente) na imagem, pode dar certo? será o correto?

Mas já foi dito que essa trilha não é aterrada! Basta interromper a ligação como o blackcorvo indicou, e só.
Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #25 : 25 de Outubro de 2018, as 15:57:40 »

Está bem, creio que compreendi errado  Cheesy

-----
chegando em casa tento e posto o resultado  Anjo

-----
cortei a trilha e não funcionou
Sad
« Última modificação: 25 de Outubro de 2018, as 18:44:53 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #26 : 25 de Outubro de 2018, as 21:07:31 »

R_Rosset

Vamos lá. Precisamos fazer algumas medições aí para saber o que está errado. Sim pois há algo errado. O circuito é bem simples, deveria funcionar.

Ligue o pedal e meça as tensões em todos os terminais do 741, anote e escreva aqui.

 Legal!

Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #27 : 25 de Outubro de 2018, as 21:18:37 »

Fotos podem ajudar também. Pode ser algo que a gente consiga encontrar mas que passou despercebido por você, mesmo tendo conferido um monte de vezes. Vai por mim, isso acontece com frequência Cheesy
Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #28 : 26 de Outubro de 2018, as 11:13:10 »

Certeza que eu errei alguma coisa simples  Cheesy
farei as medições e tirarei fotos e postarei tudo aqui  Grin

-----
Agora lembrando aqui, eu usei o LF351 que também é um AmpOp Simples, a pinagem é igual e tudo, creio que não tem problemas. Correto?
« Última modificação: 26 de Outubro de 2018, as 15:28:44 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #29 : 26 de Outubro de 2018, as 15:37:02 »

Correto: TL071, 741, LF351, todos funcionariam nesse circuito.
As medições também seriam parecidas.
 Legal!
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal