Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 20:34:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com staner AS170B  (Lida 9088 vezes)
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« : 02 de Outubro de 2016, as 00:13:04 »

Boa noite!Tenho um amplificador de baixo bem antigo da staner o AS170B,primeiramente gostaria de saber se alguém aqui o possui para poder me enviar uma foto de sua placa da fonte/power.
Mas vamos ao problema: Como a placa de fonte/power estava muito deteriorada resolvi fazer outra,assim fiz,reaproveitei a maioria dos resistores,troquei todo restante dos componentes.Antes de desmontar a placa conferi pra ver se ela realmente seguia o esquema,notei que no esquema consta um NTC que na placa não tinha,tinha apenas um resistor (não me lembro o valor) no lugar do resistor de 10R. Perdi as fotos que eu tinha da placa Roll Eyes
Alguém saberia me falar qual valor aproximado desse resistor?Obrigado.

esquema http://www.4shared.com/office/gg7O9z8Vba/Staner-AS170B.html
« Última modificação: 02 de Outubro de 2016, as 00:18:07 por Jean Lxs » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 02 de Outubro de 2016, as 15:54:09 »

Olá.

Eu não tenho esse amplificador, mas posso dar algumas sugestões sobre ele.

O seu amplificador utiliza 2 resistores NTC de 50ohms (termistores) no controle de Bias dos transístores de saída.

O emprego de NTC em vez de resistores normais serve para compensar a corrente de Bias desses transístores, quando eles já estão trabalhando muito quentes. Isso evita que eles simplesmente queimem. Esses NTCs devem ficar encostados no dissipador dos transístores de saída para que eles fiquem com a mesma temperatura desse material.

O fato desse amplificador não estar utilizando os NTCs já é um pouco preocupante. Se assim mesmo você acha que pode continuar utilizando desse modo, então o que você pode fazer é testar resistores no lugar do Ntc de 50ohms + resistor de 10 ohms; como o NTC dificilmente estará com os 50ohms em funcionamento normal você pode colocar um resistor de 56 ou 51 ou 47 ou 39 ohms. Um valor muito baixo causa uma distorção chamada Crossover que deixa o som feio em volumes muito baixos (mas não é destrutiva). Valores muito altos deixam os transístores de saída extremamente quentes, mesmo com baixos volumes, e isso pode queimar o amplificador.

Abs

« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:07:27 por Matec » Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 03 de Outubro de 2016, as 00:02:57 »

Muito obrigado pela resposta matec!Vou fazer alguns testes aqui e reporto.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, as 00:04:43 por Jean Lxs » Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #3 : 17 de Outubro de 2016, as 10:10:06 »

Alguém poderia me indicar algum material de estudo sobre esse tipo de amplificador que  usa esse transformador no estágio de potência
Sinceramente não estou conseguindo entender esse esquema,me parece que ele aplica corrente contínua no alto falante.Sei que estou analisando de forma errada,mas realmente não estou entendendo.
Obrigado
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 17 de Outubro de 2016, as 11:21:13 »

Em tese ele não aplica nível DC no alto-falante. já que a alimentação é simétrica. O transformador é apenas um driver (excitador), inclusive isso está escrito no esquema, que faz o acoplamento entre o estágio excitador e o de saída. O transformador apenas aplica o sinal alternado (sem nível DC do estágio driver classe A) nas bases dos pares de transistores de saída, para que cada par reproduza um semiciclo do sinal inteiro.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, as 11:22:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #5 : 17 de Outubro de 2016, as 11:39:08 »

Sim,essa parte entendi.Mas não circularia uma corrente DC que flui do resistor de 1K5 em série com 27R?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 17 de Outubro de 2016, as 12:09:51 »

Sim,essa parte entendi.Mas não circularia uma corrente DC que flui do resistor de 1K5 em série com 27R?

Os resistores 1k5 e 27R polarizam a base dos transistores 2N3055  (45V x 27/(1500+27) = 0,8V que vai ser somado ao sinal alternado do secundário do driver). Claro que vai fluir uma corrente por eles, mas não vai pra saída, ela continua pelo outros resistores de 1k5 e 27R ligados ao -45Vdc.  Como tem resistência de 1527 ohms entre +45V e a saída, e também outros 1527 ohms entre a saída e -45V, o meio é 0 volts.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #7 : 17 de Outubro de 2016, as 12:39:57 »

Ah entendi!Muito obrigado pela explicação Xformer!Me perdi em conceitos básicos aqui hehehe
Abraço
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #8 : 18 de Outubro de 2016, as 20:18:27 »

Que belo achado ! Esses amps foram comuns durante uns quinze anos, pau prá toda obra. Tenho um projeto "solo" parecido com esse Staner, mas precisam ser bem ajustados, componentes bem selecionados etc. senão queimam par de saida por sobre-excitação num culhonésimo de picosegundo.

Algumas dicas, entre muitas outras, são :

1a. Com 2N3055 não passe de +/- 35Vdc. Para +/- 45Vdc selecione 2N3773 ou algum MJxxxxx moderno.

2a. Com dissipador grande  NTC pode até ser desnecessario, com dissipador pequeno NTC é exigencia.

3a. Aquele primeiro BC549 no estagio de potencia é totalmente desnecessário, nem deveria existir.

4a. Todos componentes do estagio de saida (pós-driver) devem ser extremamente bem casados, caso contrario vai aparecer uma baita tensão de offset  no ponto médio e sobre o alto-falante. Com isso fica impossivel encontrar o ponto de trabalho ideal do par de saida para minima distorção por crossover. Essa distorção é um caso sério em amps Classe B...

5a. A corrente quiescente do 2N3055 driver, ajustada pelo trimpot de 470k, é o que vai determinar se o amp vai morrer cedo ou se vai trabalhar legal por muito tempo sem queimar par de saida, ou tudo junto. Do ganho desse estagio é que se determina a máxima excitação do estagio final via transformador driver/inversor de fase.

5a. Procurar comprar bons transistores, coisa dificil hoje em dia. Basta ver a imagens abaixo.



Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #9 : 18 de Outubro de 2016, as 20:57:06 »

Guilherme nem sei como agradecer sua resposta.Realmente é um amplificador muito legal,quando funcionava eu adorava usar com guitarra,apesar de ser para contra baixo.Na verdade o de guitarra é praticamente idêntico.
Comprei os transistores originais,bem carinhos.Os falsificados tem que melhorar muito pra servir pra alguma coisa.
Vou continuar com suas informações fornecidas por vocês.Muito obrigado mesmo!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 19 de Outubro de 2016, as 08:05:58 »

Guilherme

Esses do ebay seriam os falsificados?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 20 de Outubro de 2016, as 13:54:39 »

Bossman, esses da foto esclarecem bem o quanto são diferentes em termos de fabricação e em termos de confiabilidade.

O da ON (Motorola) é bem feito e custa caro se comprado em distribuidor atacadista confiável. No varejo se corre o risco de pagar caro por um ON falsificado pela industria de semicondutores chinesa "nativa".

O da ST é o padrão, R$ 5,00 na velha Farnell, mas não é confiável em amplificadores que opere em Classe A, por exemplo.

O Toshiba é falsificação chinesa e simplesmente não funciona nem como transistor de média potencia, basta ver como é construido.

O da foto menor é a comparação entre um NOS e um padrão ST. Dá para ver a brutal diferença na construção.

A chinesada "nativa" detonou o varejo de semicondutores em todo mundo. Por pouco não comprei no ebay uns 2N3055H JAN (militar) chineses...Por fora engana qualquer um.

Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #12 : 08 de Maio de 2017, as 17:21:20 »

Pessoal estou revivendo o tópico pois agora com mais tempo quero tentar colocar esse amplificador pra funcionar .So que estou com problemas graves,ele queima os transistores em milésimos de segundo mesmo com a lâmpada série.
Alguém teria alguma dica de proteção para o circuito e também algum outro modelo de transistor para substituir os 2n3055.
Obrigado !
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 08 de Maio de 2017, as 18:41:46 »

Jean Lxs

Esse amplificador é simples demais para que não se encontre uma solução.

Uma dica seria ver se o transformador driver não está com algum curto circuito entre seus enrolamentos.

Outra coisa é ver se as tensões base-emissor dos transístores de saída não estão ultrapassando os 0,7v.

(Uma outra dica é saber se transístor driver está funcionado à contento, mas isso não queima a saída.)

 Smiley
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #14 : 27 de Março de 2020, as 04:59:49 »

Oi Jean, conseguiu resolver o problema?
Estou revivendo o tópico, pois tenho um amplificador igual a este.
Resolvi restaurar ele, apesar da ótima aparência, e do bom funcionamento, os capacitores ainda são todos originais, os da fonte (os enormes siemens laranja) já apresentam vazamentos.
Desmontei o pré e o equalizador gráfico, troquei todos os capacitores eletrolíticos e os de poliester (tropical fish, estavam quebrando os terminais já). Troquei também os diodos zenner e fiz uma limpeza nos potênciometros deslizantes.
Ao tirar a placa do power amp, veio a surpresa:
A placa estava toda quebrads, um verdadeiro horror.
Resolvi fazer uma placa nova, fui então comparar a placa com o esquema e pra minha surpresa, como o Guilherme disse, os transistores de saida não são os 2n3055 e sim os 2SD665 da motorola. O driver do transformador é um 2n3055, tal qual está no esquema. Além disso, como o Guilherme também falou, os ntc de 50R não foram instalados na fábrica (as ilhas não tem solda), eles fizeram uma associação entre os resistor de 27R, 10R e o ntc de 50R, no lugar desses 3 componentes colocaram um resistor de 15 ohms.
Assim que estiver com a placa nova pronta, coloco umas fotos aqui pro pessoal ver o quanto a placa original sofreu.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal