Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 08:19:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Curso: Círculo de Violões - Guitar Craft - Robert Fripp  (Lida 35898 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #45 : 13 de Dezembro de 2010, as 13:20:59 »

A oficina foi transcendental! Um mantra emanado por vários violões. A técnica de mão direita é muito interessante e a sonoridade produzida é algo surreal. Sem babar ovo, mas já babando, o Fripp é um gênio.

Como professor fiquei fascinado como tal atividade reune e soma as experiências individuais (dando voz também aos menos experientes - meu caso), criando um espírito de grupo muito rico, no qual o resultado é muito maior do que a simples soma das produções de cada um. A metodologia parte da prática, não darei mais detalhes, pois iria estragar a surpresa, caso alguém queira participar.

Foi muito legal conhecer o Alex, que tem sido um professor aqui no handmades e foi um professor na oficina.
Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #46 : 13 de Dezembro de 2010, as 13:29:19 »

Pára com isso, rapá! Nào tem essa!

Na verdade, mesmo com apenas tres participantes sem experiência alguma na prática do antigo Guitar Craft, o nível dos mesmos foi tão alto que, em uma oficina de 3 horas apenas, com um break de 15 minutos, pudemos, entre outras coisas, fazer dois temas: "Asturias" e "Blockhead". valeu o esforço de estarmos em São Paulo, eu e Gabriel, para participarmos desse bem sucedido encontro.

E seria um privilégio ter esses três no próximo curso que ocorrerá em Fevereiro.

Vem aí também o encontro para prática aberta no Rio, em 15 de Janeiro próximo, logo poremos mais detalhes sobre o assunto!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, as 13:31:06 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
« Responder #47 : 13 de Dezembro de 2010, as 13:32:42 »

Na boa eu moro na Bahia, nã tenho como ir , pulem aquela parte transcendental e lisergica, e me falem a affinação em quintas justas que o Robert usa?
_

deve ter sido muito bom ..
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #48 : 13 de Dezembro de 2010, as 13:34:09 »

um dia ainda participarei!  Guitarrista
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #49 : 13 de Dezembro de 2010, as 13:44:59 »

Chris, faço votos, meu amigo!

Anaksun, a afinação em quintas permite, entre outras coisas, uma extensão maior da escala do instrumento mantendo o número de seis cordas, porém é só parte do "negócio".

Do grave para o agudo: C - G - D - A - E - G (o intervalo entre a segunda e a primeira cordas é de apenas de três semitons, por limitações físicas...rs).
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #50 : 13 de Dezembro de 2010, as 21:41:02 »

Tomara que um dia eu possa assistir um coisa assim, pelo menos.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #51 : 13 de Dezembro de 2010, as 21:43:29 »

No que eu puder ajudar, conte comigo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #52 : 13 de Dezembro de 2010, as 22:02:11 »

Vou fazer o possível para ir a Miguel Pereira.  Vai haver um encontro por dia, ou será um curso de vários dias, Alex?  Como a coisa funciona?
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #53 : 13 de Dezembro de 2010, as 22:14:39 »

Os cursos, nào as oficinas, são residenciais. Tudo está incluído, hospedagem, comida, etc.

O próximo curso terá a duraçào de quatro dias, no entanto as pessoas podem participar menos tempo, apenas o fim de semana, por exemplo.

O ideal é cehgarem no começo do mesmo, pois já que sào iniciantes seria ruim pegar o bonde já andando.

Nesse curso especificamente, o de Fevereiro, dirigido pelo instrutor do GC Ignacio Grassia, a comida será fornecida pelo staff do lugar, no caso uma casa para retiros. No curso dirigido por Robert Frpp a comida fica a cargo do próprio pessoal do GC.

De qualquer forma a comida será sempre vegetariana. Álcool e drogas nào são permitidos.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #54 : 13 de Dezembro de 2010, as 22:24:11 »

Valeu pelas informações, Alex.  Miguel Pereira fica a 25 minutos de Vassouras, onde moro.

A alimentação não seria problema algum, pois não faço uso de álcool (a não ser para limpeza), nem fumo.  O problema da frequência permanece, com relação ao meu trabalho, minhas aulas na universidade.   

Nesse caso, talvez eu fique restrito às oficinas, não é?
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #55 : 13 de Dezembro de 2010, as 22:28:03 »

Se voce nào tem como dispor do final de semana, infelizmente, seria complicado participar do curso.

Café e fumo (tabaco) são permitidos, porém nào se pode fumar em nenhuma área coberta e muito menos em ambientes fechados. Aqui no Brasil isso já é até infração, ou seja, nào será problema.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #56 : 13 de Dezembro de 2010, as 22:32:18 »

Segundo o folder, será de 18 a 22 de fevereiro, de sexta a terça.  Eu somente conseguiria participar no sábado e no domingo...  Pena.   Cry
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #57 : 14 de Dezembro de 2010, as 06:52:04 »

Pois então, participe Sábado e Domingo! Mas se puder chegar na sexta, no final da tarde, começo da noite, será melhor ainda!

Por favor, os interessados devem enviar uma mensagem privada para mim ou para o Fliperama com seu endereço de email para que possamos enviar o email de inscrição.

Os inscritos devem levar seu próprio violão, com cordas de aço, correia, se possível um afinador e um metrônomo, caso tenham. É essencial também que levem uma dose de boa vontade e disposição...rs  Wink
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, as 06:59:00 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
fripperama
Visitante
« Responder #58 : 15 de Dezembro de 2010, as 15:07:04 »

Gostei muito da oficina, dirigido por Jorge Pereyra. Foi de caráter estritamente prático, voltado ao estudo de repertórios, com uma introdução às técnicas utilizadas comumente no contexto do Guitar Craft.

O trabalho foi todo realizado na NST, que possui uma sonoridade bem distinta da convencional, passando para os participantes, uma noção das possibilidades que ela oferece. Evidentemente, todas as técnicas de mão direita e mão esquerda podem igualmente serem usadas em qualquer outra afinação!

Gostaria de ressaltar a participação de dois músicos da cena de São Paulo, André Bordignon, que já havia participado de cursos com Robert Fripp no passado, e aproveitou esta oportunidade para se reconectar com o contexto do Guitar Craft/Guitar Circle, e o guitarrista João Braghetta, da banda Mobilis Stabilis, com uma sonoridade fortemente semelhante com os progressivos setentistas, tendo seu primeiro contato com o método.

Espero que possamos organizar mais oficinas assim em São Paulo!

Mensagem Mesclada
Adiel,

em cursos residenciais, evidentemente, a permanência dos participantes é flexível, afinal, nem todos dispõe disponibilidade de ficar durante toda a duração do curso. Inclusive, o curso na sexta começa à noite, que é justamente, levando em conta que é um dia laboral. Se a pessoa só pode participar no Sábado e no Domingo, então, perfeitamente possível de atender ao curso.

O contrário que seria mais complicado, por exemplo, participar apenas segunda e terça, pois assim, já pegaria o curso em andamento.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, as 15:13:15 por fripperama » Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #59 : 15 de Dezembro de 2010, as 15:15:04 »

Alex so uma pergunta , olhando  a afinação que tu postou me veio a pergunta ,

que tipo de corda e usada 0.13 ou .15 ( muito rara ) pois com o drop em C  num encordoamento 0.12 vai trastejar um bocado, percebi tentando transpor essa afinação ( to usando aço .12) meio tom acima que os acordes perdem um pouco de definição devido haver diferenças entre tensões das cordas....
são usados nos violões aço ou nylon?}
que campo harmonico esta afinação pertence ou e uma freetecnic?
cara tem de dar uma estuda-da legal em acordes modificam bastante

Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal