Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 09:35:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: High Gain Joyo Mod  (Lida 3297 vezes)
willbarcellos
Visitante
« : 14 de Outubro de 2016, as 12:18:31 »

Fiz uma modificação no pedal High Gain da Joyo (cópia do Shred Master da Marshall) e preciso de um auxílio.
A intenção é diminuir o "agudo" do pedal.
Pelos tutoriais que li, entendi que precisava aumentar o valor dos capacitores que estavam na região do potenciômetro de controle de agudo (22n). Fiz isso. Substitui os 2 de 22n por 2 de 100k. Realmente diminuiu o agudo, mas não foi o quanto eu gostaria.
Sera que preciso substituir por capacitores de valor maior? Segue a imagem montada para maior esclarecimento:

imagem da placa, pedal, componentes - https://drive.google.com/file/d/0B9lbDkG2fN6VelVjOTJMMERneUU/view?usp=sharing

-----
Tenho pedido auxílio à esta questão também em um grupo de eletrônicos no facebook e, para ajuda de outros usuários aqui deste fórum, posto aqui as resposta de um grande cara lá do grupo que respondeu me ensinando bastante:

Vinicius Neves: Essa etapa funciona como um filtro passa baixa. Seguindo a equação... F=1/(2*PI*R*C)... veja que o resistor também influência na frequência de corte. Quanto maior o valor de R e C, menor a frequência de corte...

Will Barcellos Obrigado Vinicius Neves.

Então eu deveria substituir algum resistor desta região do controle de agudo? Pode me dizer qual? rss. Very Thanks
Foto de Will Barcellos - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1107530865962962&set=p.1107530865962962&type=3&theater

Vinicius Neves: Eu colocaria um resistor entre o c13 e o p2, em série só pra deslocar a frequência de corte. Mantendo o cap de 100n.

Vinicius Neves: Me parece que o c13, c15, r15 e r16, são responsáveis pelo bass. Da pra mexer neles também, mas depende do som que vc vai tocar e etc... O r11 e r12 não precisa mexer.


Will Barcellos: Não sou eletrônico, sou fução. heheh. Admiro muito esta ciência que vocês são conhecedores. Talvez um dia eu consiga estudar pra valer sobre isso. Este pedal é cópia de um americano (Shred Master da Marshall). Mas o Shred tem uma "atenuação de agudo" maior que este. Neste, quando o agudo está 100% fechado ele ainda é muito agudo. Para que o timbre da guitarra fique agradável, é preciso cortar o agudo no amplificador. Porém, quando se faz este corte no amp o timbre da guitarra limpa (com o pedal desligado) fica sem brilho. Por isso a intenção de aumentar este corte para que não precise fazer a correção do agudo no amp. Very very thanks, Vinicius Neves e, linda Ducati! hehehe
« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, as 12:41:52 por willbarcellos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 14 de Outubro de 2016, as 13:41:23 »

Se você quiser atenuar os agudos, pode tentar aumentar o valor dos capacitores que ficam na malha (ligação) de realimentação nos estágios dos amplificadores operacionais.
A saber, são os capacitores C7, C10, C16 e C21. 
Aumentar os valores deles faz com que o ganho aplicado aos sinais de maior frequência (agudos) diminua. Mas vai ter efeito global e não terão ajuste como no controle de tom.

 

Vá experimentando e trocando apenas um por vez, até achar uma configuração que lhe agrade.

Na verdade o ideal era você determinar qual a frequência de corte você deseja e depois calcular o valor do(s) capacitor(es).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 14 de Outubro de 2016, as 21:51:40 »

Esses capacitores  C7, C10, C16 e C21 atuam na malha de realimentação negativa dos CIs.
Devido ao fato desses capacitores serem de valores muito pequenos, eu penso que para obter algum resultado na diminuição da resposta de agudos, você terá que, no mínimo, quadruplicar o valor desses capacitores.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 15 de Outubro de 2016, as 00:45:18 »

O interessante é que o shred original tem fama de ser abafado, mas vamos ao assunto:

Antes temos que pensar que uma distorção por si só gera agudos que são provenientes dos harmônicos, mas o que isso quer dizer? Simples: se cortarmos agudos nos estágios iniciais (antes dos diodos), estaremos atenuando os agudos originais do intrumento, mas quando o corte de agudos acontece nos estágios finais além destes, também atenuamos os harmônicos.

O excesso de agudos na entrada em muitos casos pode soar como mil abelhas assassinas, mas tirar muito não soa tão bem assim.

Se pretende aumentar o valor dos caps de feedback,  saiba que o ganho também é reduzido, assim sendo eu substituiria c10 e r10 para 220pf e 1M respectivamente, eu também trocaria c9 por um jump, isso deve ser suficiente.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 15 de Outubro de 2016, as 02:25:39 »

Trocar C9 por um jump de pouco adiantaria.
Trocar C10 e R10 para 220pf e 1M, respectivamente, vai aumentar o ganho, mas, não tenho certeza se resolveria o seu problema de excesso de agudos.
Mas, é tudo uma questão de se testar e ver se resolve.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 15 de Outubro de 2016, as 08:56:26 »

Trocar C9 por um jump de pouco adiantaria.

O capacitor C9 está em série com C8, jumpear C9 aumentaria um pouco os graves e o headrom, prefiro alterações pontuais que no conjunto cheguem a um resultado sem alterar muito o timbre.

Trocar C10 e R10 para 220pf e 1M, respectivamente, vai aumentar o ganho, mas, não tenho certeza se resolveria o seu problema de excesso de agudos.
Mas, é tudo uma questão de se testar e ver se resolve.

Quanto maior o valor de C10 menor o ganho, por isso sugeri aumentar o valor de R10 pra compensar a perda de ganho, aumentar o valor deste resistor também reduz os agudos.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 15 de Outubro de 2016, as 12:12:15 »

Levando em conta o estágio amplificador inversor com C8, C9, R9, R10 e C10, o ganho do filtro variando C10:

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 15 de Outubro de 2016, as 12:28:34 »

 Palmas
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 15 de Outubro de 2016, as 12:40:16 »

O xformer pra variar arrasando.  Palmas
Mas deixa eu dar meu pitaco... que tal o famoso capacitor em paralelo com D2 e D3?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
willbarcellos
Visitante
« Responder #9 : 16 de Outubro de 2016, as 14:49:02 »

Valeu galera. Ainda não tive tempo de voltar a mexer no pedal. Mas vou estudar com calma as opiniões e depois eu anuncio aqui a forma que executei e como ficou. Abração à todos v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal