Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 20:50:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ELETRO HARMONIX - BASS BALLS  (Lida 23778 vezes)
GabrielT.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 18



« Responder #15 : 10 de Março de 2012, as 20:10:50 »

Boa Noite!
Terminei hoje á tarde o Bass Balls com o layout do Viagem Mental.
testei ele e o resultado:
não produz o efeito, mas ouve-se o filtro e um quack quase imperceptível( não tem oscilação!)
somente ocorre a oscilação quando giro o trimpot.
o que poderá ser isso?
obs: no lugar do CI's originais, usei 2 4559c e ao invés dos 2n5088 eu usei BC549 devidamente inertidos
qualquer ajuda será bem vinda.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #16 : 10 de Março de 2012, as 22:53:41 »

Sem os CI's originais não funciona sem as modificações necessárias de outros componentes. Esses filtros são bem críticos às vêzes...

De qualquer forma nào entendi o que você quis dizer com "oscilação"... Ele não produz isso, apenas modula dois filtros seguindo o ataque da envoltória do instrumento à entrada dele.

Outra coisa, como ele é feito para contrabaixo, para ficar mais sensível ao sinal de guitarras com single coil é interessante trocar o diodo do "disparador" por um de Germânio.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #17 : 11 de Março de 2012, as 13:36:58 »

  Eu montei com o 4558 e mesmo assim tive o problema igual o do amigo, mas vou tentar aplicar as mods pra ver se melhora o resultado,
porém se serve de consolo para o amigo Gabriel tive o mesmo problema, ele só faz o famoso "auto-wah" quando mecho nos trimpots....
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #18 : 11 de Março de 2012, as 13:42:34 »

...ele só faz o famoso "auto-wah" quando mecho nos trimpots....

Não entendi o que significa isso.  Quando o potenciômetro está girando é que faz o efeito??  Fale mais sobre isso.

Abraços, T+
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #19 : 11 de Março de 2012, as 13:46:33 »

Sigam o conselho do meu xará Alex que não tem erro.

Consultem também o site: http://topopiccione.atspace.com/PJ08EHBassBalls.html

Boa sorte
Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 11 de Março de 2012, as 14:16:20 »

Se o IC1 não for o 1458 há que se fazer modificações!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #21 : 11 de Março de 2012, as 14:32:38 »


Não entendi o que significa isso.  Quando o potenciômetro está girando é que faz o efeito??  Fale mais sobre isso.

Abraços, T+

Seu ficar girando o trimpot enquanto eu estiver tocando, ele ficando fazendo o "auto-wah", entende?

Se o IC1 não for o 1458 há que se fazer modificações!

Desculpa Alex postei sem ler bem, na verdade eu montei com o IC1: 1458 e com o LM358 coloquei umas 3 peças de cada pra testar,
o IC2 é o que eu usei o 4558!

Montei o projeto do topopiccione 3x do 0 fiz 3 placas novas usei todos componentes novos, e testei com o do viagem,
em todos ele dava o mesmo defeito, bizarro né? ou eu tenho um problema de redundância cíclica!

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #22 : 11 de Março de 2012, as 14:50:46 »


Não entendi o que significa isso.  Quando o potenciômetro está girando é que faz o efeito??  Fale mais sobre isso.

Abraços, T+

Seu ficar girando o trimpot enquanto eu estiver tocando, ele ficando fazendo o "auto-wah", entende?

Se o IC1 não for o 1458 há que se fazer modificações!


Desculpa Alex postei sem ler bem, na verdade eu montei com o IC1: 1458 e com o LM358 coloquei umas 3 peças de cada pra testar,
o IC2 é o que eu usei o 4558!

Montei o projeto do topopiccione 3x do 0 fiz 3 placas novas usei todos componentes novos, e testei com o do viagem,
em todos ele dava o mesmo defeito, bizarro né? ou eu tenho um problema de redundância cíclica!

Abraço

Parece que não tá amplificando.  Tu mediu a tensão entre cada uma das saídas dos amplificadores operacionais e o GND, com a entrada aterrada, pra ver se estava com a mesma tensão de Vb(terra virtual).  Principalmente em IC1b, que leva a tensão ao diodo.
Ajustou os trimpots nas bases dos transistores??  Veja que se tem uma tensão(DC) muito grande na base dos transistores, vão saturar e melar o efeito.  Melaria o efeito também se a tensão não fosse suficiente pra fazer os transistores conduzir.
Eu já sairia colocando resitores no emissor ou faria alguma espécie de compensação, o terra virtual(dependente da fonte de 9V) é mais estável que a tensão entre base e emissor dos transistores, que mudam com a temperatura.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #23 : 11 de Março de 2012, as 16:33:04 »

Patines, o circuito como é apresentado, funciona perfeitamente. Se foi obedecido todo o exigido, há problemas na montagem!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 11 de Março de 2012, as 16:49:30 »

Patines, o circuito como é apresentado, funciona perfeitamente. Se foi obedecido todo o exigido, há problemas na montagem!

Minha mania de projetista é ver os possíveis problemas e fazer um exercício mental para corrigir...  mas daí seria outro projeto.  O melhor é procurar o que pifou na placa e consertar.

É por isso que aconselhei o camarada a medir os CIs e a ajustar os trimpots, ainda dizendo o que acontece se ajustar errado.
Só estou tentando ajudar.

Abraços, T+
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #25 : 11 de Março de 2012, as 21:06:19 »

Claro que está, nunca duvido disso, pode ter certeza! Legal!

O ajuste dos trimpots é relacionado ao ponto de trabalho dos dois filtros.  Esses filtros trabalham juntos e em série, disparados pelo mesmo circuito que percebe o ataque do sinal na entrada do pedal. O interessante desse autofilter é justamente ter dois filtros em regiões diferentes sendo modulados ao mesmo tempo. Dá uma qualidade vocal ao som do baixo ou da guitarra. Há quem prefira colocar os trimpots pra fora e ter mais opções de ajuste, mas quem quer apenas o efeito clássico deve manter o ajuste em trimpots mesmo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GabrielT.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 18



« Responder #26 : 15 de Março de 2012, as 19:53:04 »

Boa Noite.
Hoje á tarde eu resolvi o problema do Bass Balls que estou fazendo:
comprei o LM1458 e coloquei no lugar do IC1.
pluguei na guitarra e....
BINGO!!!!!!!
funcionou que é uma beleza!
muito interessante o som.
e eu agradeço a ajuda de todos !
Registrado
GabrielT.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 18



« Responder #27 : 31 de Março de 2012, as 18:45:12 »

Olá.
fiz outra placa do Bass Balls, mais bonitinha pra colocar na caixa(com verniz e as soldas bonitas).
Eu usei os capacitores eletrolíticos de uma TV velha e não funcionou.Nem chiado
então eu troquei por novos e continuou o problema, só que desta vez saiu o som limpo bem baixinho
e quando eu ligava a distorção saia um som rasgado e falhando.
Bom, como na outra placa funcionou bem eu acho que os capacitores velhos queimaram os integrados,
mas como eu não tenho muita experiência com isso peço a ajuda de voçês para solucionar novamnte
este problema.
 
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #28 : 03 de Novembro de 2012, as 15:21:41 »

Bom eu finalmente consegui montar um bass balls que funciona,
pude então começar a medir e estudar o circuito desse envelope filter,
que por tantas vezes se torna problemático, notei que o ploc ao qual o Xandaum Reclamava,
só acontece aqui se eu uso o LM358, como eu acumulei alguns CI's de marca diferente
pude ir testando e vendo o que acontecia, notei que a Mágica desse pedal esta,
nos CI's, fiquei trocando várias vezes e obtive inúmeros resultados...

Sobre os trimpots, recomendo ligar uma linha de baixo já gravada na entrada do pedal,
e ir calibrando eles bem devagar, não recomendo potenciômetros não, acho que servirão
mais para ficar la fora e alguém desregular e voltar o sofrimento, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #29 : 03 de Novembro de 2012, as 19:00:20 »

marcusbass, qual o CI fêz a Mágica que melhor lhe agradou?
Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal