Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:36:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda  (Lida 8053 vezes)
nikolasnavarro
Visitante
« : 09 de Dezembro de 2016, as 12:55:54 »

Boa tarde, galera!

Então, sou extremamente novo aqui no fórum e, já pra começar, não tenho noção de absolutamente nada quando se trata de construção de amplificadores. Queria saber se alguma boa alma me indicaria um bom lugar pra começar.

Eu, de vez em quando, fico viajando, pensando em como seria meu amplificador signature da Revv, mas, como não sou famoso nem rico, fico só escrevendo as coisas no papel mesmo. Queria saber se as especificações que eu escolhi nessa viagem toda seriam viáveis ou se eu teria que mudar alguma coisa. Seguem as especificações:

Controles canal 1 (limpo):
Volume
Grave
Médio
Agudo

Controles canal 2 (alto ganho):
Ganho
Volume
Grave
Médio
Agudo

Válvulas (JJ):
6 x ECC83S (pre)
2 x 6L6GC (power)
2 x 6550 (power)

Extras:
Noise Gate
Foot Switch (ch switch)

Sei que pode até ser engraçado um cara que não manja nada já querendo fazer um amplificador estratosfericamente complicado logo de cara, mas eu gosto de sonhar grande!

Galera, na boa mesmo, se puderem me apontar pra determinados posts ou até videos, sites, whatever, que ensinem passo a passo a montar um amplificador valvulado com algum esquema parecido com esse, vou ficar extremamente agradecido.

Valeu pela atenção!
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 09 de Dezembro de 2016, as 13:21:12 »

Sonhar é maravilhoso, não se envergonhe disso!

Mas, vamos lá!

Partir para a construção de um amplificador totalmente valvulado com canais independentes, é uma tarefa complexa até para os mais experientes, pois requer atenção redobrada, noção do que está fazendo, enfim, não é tarefa para iniciantes, principalmente por causa das tensões muito elevadas que estão presentes em um amplificador valvulado, ou seja:

RISCO DE MORTE

Recomendo que comece com algo mais humilde, um amplificador transistorizado, pode ser de 10w, 15w,  devido as tensões mais baixas e menor risco de vida, assim, ganha-se experiência, conhecimentos, até chegar a hora de montar seu primeiro valvulado, mesmo assim, recomendo que quando for montar um amplificador valvulado, comece com um pequeno, por exemplo, o Fender 5F1.

Mas antes de tudo, precisamos saber algumas coisas:

Você já sabe alguma coisa de eletrônica?
Já montou algum pedal?
Já sabe como utilizar as ferramentas, como multímetro, ferro de solda, sugador?
Conhece os componentes, como interpretar um esquema, layout?

Estas perguntas são necessárias antes de iniciar qualquer coisa, assim podemos lhe auxiliar melhor.

Mas não se preocupe, encontrará a ajuda necessária aqui no fórum, e uma coisa é certa, ambição sonora você já tem, e muita!  Head Banger
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #2 : 09 de Dezembro de 2016, as 14:20:16 »

  é igual o amigo disse ,sonhar é maravilhoso mas quando se trata de alta tensão ela nos desperta pra realidade.Comece com algo simples para sua segurança .....
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 10 de Dezembro de 2016, as 10:49:29 »

Citar
Eu, de vez em quando, fico viajando, pensando em como seria meu amplificador signature da Revv, mas, como não sou famoso nem rico, fico só escrevendo as coisas no papel mesmo. Queria saber se as especificações que eu escolhi nessa viagem toda seriam viáveis ou se eu teria que mudar alguma coisa. Seguem as especificações:

Na verdade você não deu as especificações, mas apenas alguns controles desejados e alguns modelos de válvulas.

Já que você quer montar um amplificador, precisa pensar primeiro:
- Se vai ser cabeçote ou combinado com o(s) falantes.
- Qual a potência de saída desejada.
- Qual o estilo de montagem do circuito (em circuito impresso, ponto a ponto, etc)

Depois, precisa achar um esquema ou projeto de amplificador que atenda as perguntas anteriores.  Existem vários sites com projetos e esquemas de amplificadores.  Obviamente como você não tem experiência nem conhecimento, não vai conseguir projetar um novo amplificador do zero. Então é melhor copiar algo já feito e funcional.

A seguir, definido qual projeto vai ser montado, é a parte talvez mais trabalhosa e cara: conseguir todo o material e componentes.  Tem de procurar por:
- Chassis, gabinete, falante, transformadores, painel frontal, knobs, fios e chicotes, placas, resistores, capacitores, diodos, soquetes para válvulas, conectores, jacks, fusívels, potenciômetros, chaves, lâmpadas ou leds, parafusos, porcas, arruelas, etc etc  

Além dos componentes e peças, não se esqueça de que muitas ferramentas e instrumentos serão necessários para a montagem: jogo de chaves, jogo de alicates, ferro de solda, multímetro, furadeira e brocas, limas, que é o básico, a lista pode ter mais coisas. Não precisa dizer que você precisa primeiro saber usar essas ferramentas e instrumentos. Saber soldar componentes e fios, descascar fios, furar chassis metálicos, é fundamental.

Chega a etapa de planejamento da montagem. Se tiver o layout do chassis, da placa ou da disposição do componentes em ponto a ponto fica mais fácil, senão vai ter de bolar o seu próprio.  A disposição dos componentes e peças é importante e deve ser estudada previamente (precisa ler e aprender antes, tem livros e muitos tópicos sobre isso aqui no fórum).  Rever os diários de montagem que o pessoal posta no fórum é muito instrutivo e dá uma ideia do que você vai enfrentar na sua montagem.  Antes de tudo, tem de absorver e aprender o máximo que puder, antes de qualquer passo. Da mesma forma, saber identificar e reconhecer os componentes, suas polaridades e propriedades é fundamental (na aquisição e na montagem dos mesmos).

Por fim, a montagem deve ser feita com calma, atenção e tempo.  Montar amplificador não é montar kit de lego, que é só encaixar as peças. Quase 100% de chance de que não vai funcionar de primeira, e um pequeno detalhe pode ser causa de defeito ou muitas vezes danos e perda de componentes (muitas vezes caros).

É bem diferente de se montar um computador em casa, onde apenas se encaixam placas prontas e fonte dentro de um gabinete padronizado.  No amplificador, grande parte da montagem você que vai determinar como vai ser feita e quase tudo são somente peças dispersas e separadas que você terá de interligar corretamente.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, as 11:05:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 10 de Dezembro de 2016, as 14:24:01 »

Nikolas... conselho de quem já esteve na sua situação.
Comece sonhando mais baixo
Se você tem realmente pretensão de se enveredar pelo mundo dos valvulados, comece por projetos menores.
Como tudo na vida, existe uma curva de aprendizado, e não tem como contorná-la. O risco de tentar contorná-la pode ser um custo muito alto, podendo incluir sua vida (valvulado mata)!!!
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, as 19:15:06 por xformer » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #5 : 10 de Dezembro de 2016, as 19:38:40 »

Acho que até pode começar sonhando alto, mas lembre-se que para chegar lá, existe um longo caminho, por experiencia própria, eu recomendaria começar com pedais para se acostumar a soldar e ter alguma noção, para amplificador poderia até ser um valvulado, mas iniciaria pelo HB1 por exemplo, é um excelente projeto e você vai ganhar algumas noções importantes, depois ainda iria para o IALL, só depois disso tentaria um ponto a ponto menor, como o 5F1.

Tem varias coisas que você vai aprender nesse caminho para chegar e construir o seu sonho, e uma coisa que eu aprendi a gostar e te aconselho, não fique só pensando no final, curta a viagem, ou seja o processo de fabricação, tem varias coisas que você talvez erre e todas elas vão te servir de aprendizado para construir o do seu sonho.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Solenoide
Visitante
« Responder #6 : 10 de Dezembro de 2016, as 20:31:26 »

Boa noite nikolasnavarro,

Concordo com o que os colegas escreveram.

Eu começaria construindo um mini fuzz do Bertola ou até mesmo um Smokey Amp. São projetos simples, mas o aprendizado pode ser enorme.

Depois de montar mais alguns pedais, eu partiria para o Baby Wonder ou para o HB-1. São ótimos projetos, e estão muito bem documentados. Inclusive, é possível adquirir as placas de circuito impresso na Altana Tubes, o que torna a execução de montagem bem mais prática.

Depois dessas experiências, caso houvesse necessidade, analisaria a possibilidade de construir algo mais potente, dessa vez com a bagagem adquirida dos outros projetos.

É como disse o ljulio, a diversão está em trilhar o caminho, muito mais do que chegar ao destino.

É muito importante considerar que, se tratando de valvulados, as tensões presentes no circuito são potencialmente letais, o que inspira cuidados.

Desejo boa sorte em sua jornada, abraço!
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #7 : 10 de Dezembro de 2016, as 20:47:19 »

Todo mundo aqui já falou o que tinha que falar, mas eu, como um ainda leigo que vai montar o primeiro valvulado, vou dar meu pitaco

coisas que você PRECISA saber pra fazer seu valvulado, ou seja, são IMPRESCINDÍVEIS

- Entender o básico de eletrônica (ler esquemas, identificar todos os componentes, saber o que é primário e secundário, entender o básico de tensão e corrente)

- Saber usar o multímetro para testar circuitos, testar continuidade, testar componentes

- Saber soldar

E como já falaram... sonhar alto é bom, mas você pode ir evoluindo com coisas mais simplificadas a principio! Sem um conhecimento básico, a chance de você se equivocar em algo e cometer algum erro é muito alta, e erros em valvulados é uma coisa perigosa... Na eletrônica tem muitos detalhes e nuances que é preciso se estar atento sempre

Faça uns pedais, queime uns componentes, estude layouts... No começo pode parecer um pouco complicado, mas com o tempo você vai manjando de tudo isso naturalmente!  Legal!
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #8 : 12 de Dezembro de 2016, as 05:21:01 »

Falou tudo Diegão!  Legal!
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #9 : 12 de Dezembro de 2016, as 07:36:48 »

Eu também pretendo montar um amplificador valvulado. Um dia.
Apesar de já ter montado diversos pedais, ainda não me sinto seguro para tal. Prefiro não correr os riscos, por enquanto.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #10 : 12 de Dezembro de 2016, as 08:11:28 »

penso que montar o seu valvulado é o "supra sumo" do sonho de todos neste grupo... mas realmente é muito perigoso... eu também sonho alto, mas vou devagar, na velocidade do meu aprendizado, sem querer atropelar os passos.. segurança nesta hora é tudo.
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #11 : 12 de Dezembro de 2016, as 08:30:30 »

Montar o seu próprio valvulado é fácil... Basta escolher o projeto correto... Começar sempre pelo início (amps pequenos) e não querer sair fazendo logo um de 500000W.

E se conseguir isso em forma de kit mais fácil ainda:

http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/instrumentos-musicais/amplificador-valvulado-kit-261986192

Abraços.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal