Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 00:41:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído em amplificador - como diminuí-lo  (Lida 7500 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 20 de Dezembro de 2016, as 14:44:53 »

Boa tarde,

Eu construi um amplificador com o power do Rockarolla de 200W e o amplificador ficou com um ruído característico constante e inalterável.

Isso ocorre mesmo com o volume e o ganho no zero. Está mais pra "hisss" do que "hummm".

Aterrei todas as placas no mesmo ponto do chassi. (Power, pre e suas fontes)

Gravei um vídeo para mostrar o ruído.

https://youtu.be/EKnc-97ZNn0

Alguma sugestão para diminuir este ruído ?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 20 de Dezembro de 2016, as 15:36:22 »

Parece-me com o ruído de 120 hertz da rede.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 20 de Dezembro de 2016, as 15:41:45 »

Alguma sugestão para diminuir este ruído ?

Qual projeto do rockola você montou? existe pelo menos 3 lá no site!

Se o ruído está alto mesmo com todos os controles zerados, tem alguma coisa errada.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #3 : 20 de Dezembro de 2016, as 15:59:51 »

Alguma sugestão para diminuir este ruído ?

Qual projeto do rockola você montou? existe pelo menos 3 lá no site!

Se o ruído está alto mesmo com todos os controles zerados, tem alguma coisa errada.


Utilizei este projeto:

https://construyasuvideorockola.com/d_amp_200W_mono.php

Sobre o fato de ter alguma coisa errada, vou abrir o chassi e ver exatamente as ligações do aterramento.

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 20 de Dezembro de 2016, as 16:50:21 »


Utilizei este projeto:

https://construyasuvideorockola.com/d_amp_200W_mono.php

Sobre o fato de ter alguma coisa errada, vou abrir o chassi e ver exatamente as ligações do aterramento.



Belo amplificador, mas demanda alguns cuidados e atenção, revise com calma, porém, acredito que os capacitores grandes da fonte, ou seja, os de 4.700uF, poderiam ser de valor maior, tanto no valor capacitivo quanto na tensão.

Qual transformador está usando? e de quantos amperes?
O dissipador de calor é de bom tamanho?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #5 : 20 de Dezembro de 2016, as 17:18:21 »


Utilizei este projeto:

https://construyasuvideorockola.com/d_amp_200W_mono.php

Sobre o fato de ter alguma coisa errada, vou abrir o chassi e ver exatamente as ligações do aterramento.




Belo amplificador, mas demanda alguns cuidados e atenção, revise com calma, porém, acredito que os capacitores grandes da fonte, ou seja, os de 4.700uF, poderiam ser de valor maior, tanto no valor capacitivo quanto na tensão.

Qual transformador está usando? e de quantos amperes?
O dissipador de calor é de bom tamanho?

Estou usando um transformador toroidal de 45Vac-0-45Vac (450VA). Os capacitores da fonte são de 4700uF 100V.

O dissipador de calor é de bom tamanho, e tem um cooler posicionado atrás dele. A princípio pensei que poderia ser ruído gerado pelo cooler, porém ele já foi desligado e o ruído continuou exatamente igual.

-----
Segue a imagem do aterramento:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2016, as 18:25:13 por alambike » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 20 de Dezembro de 2016, as 19:10:30 »


Estou usando um transformador toroidal de 45Vac-0-45Vac (450VA). Os capacitores da fonte são de 4700uF 100V.

O dissipador de calor é de bom tamanho, e tem um cooler posicionado atrás dele. A princípio pensei que poderia ser ruído gerado pelo cooler, porém ele já foi desligado e o ruído continuou exatamente igual.


Resolvi ler atentamente o PDF desse projeto, notei que ele é a versão mono de um projeto de 400w, indo até o site, e baixando o pdf do original de 400w, stereo, nota-se que existe um aviso sobre o transistor A1015, ao qual a maioria deles é falsificada, fazendo com que o amplificador não funcione corretamente, esse transistor deve ser original e é preciso medir o BETA ou hFE dele, deve ter o hFE de 180 para baixo.

Caso não consiga esse transistor com esse hFE, pode substituir pelo 2N5401, desde que atente para a pinagem dele, que é diferente do A1015.

Nesse mesmo documento, avisa que o transformador para a versão de 400w stereo, deve ser de 40-0-40v, e caso possua um de 45-0-45v, deve remover espiras até o valor adequado de 40-0-40v. O que não entendi é que na versão mono, o transformador pode ser de 36-0-36v até 45-0-45v, o que dá aproximadamente 50,76v depois de filtrado para o primeiro transformador e 63,45v depois de filtrado para o segundo transformador, ou seja, na própria lista de materiais, ele pede para usar dois capacitores de 4.700uF x 63v para a fonte, no caso do primeiro transformador funcionaria, mas no segundo transformador, não, pois estaria exatamente no limite máximo do que o capacitor aguentaria, mas você está utilizando capacitores para 100v, portanto aguentam, mas para mim, não ficou claro qual o transformador correto, ao meu ver para essa versão mono, deveria ser de 30-0-30v até 36-0-36v, mas é só suposição e alguém mais experiente poderá ajudar também.

O seu transformador parece ser bem parrudo, pelos meus cálculos, 10 amperes, logo, os capacitores da fonte deveriam seguir a mesma regra, ou seja, se o seu transformador tem 4 amperes de corrente os capacitores deveriam ser de 4.700uF, se o seu transformador tiver 5 ou 6 amperes, os capacitores deveriam ser de 6.800uF para cima, no caso de 10 amperes, os capacitores deveriam ser bem mais parrudos, isso ajuda e muito para evitar ruídos e roncos diversos.

De qualquer forma, já que aparece alguém com mais experiência para ajudar.


-----
Quanto ao aterramento, na prática nunca tive esses problemas, não importando a ordem de aterramento, acho que tive sorte até hoje, e até hoje tenho mania de deixar qualquer ponto de terra do circuito em qualquer lugar do chassi, não importando a posição. Os ruídos que surgiam geralmente estavam ligados aos capacitores da fonte, transformadores fracos ou ligações erradas.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2016, as 19:13:25 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #7 : 20 de Dezembro de 2016, as 19:48:03 »

o transformador da fonte tanto para o de 400W quanto para o de 200W segundo os PDF é até 36V+36V se usar os transistores de saída descritos no projeto que são os 2SD1047 e 2SB817. caso queira utilizar os 2SC5200 e 2SA1943, esses suportam maiores tensão e pode seguramente utilizar transformador de 46V+46V (é isso que os PDFs do site não explicam direito)
eu já montei mais de 5 esquemas desse com 2 layout diferentes, feitos por mim. em alguns eu usei 46V+46V retirados de um Meteoro QX200, nos últimos 2 usei transformador de 36V+36V que mandei enrolar. todos funcionam perfeitos. sobre os 2SA1015 , em nenhuma das minhas montagens utilizei eles, substitui pelos 2SA1266 que inclusive tem a mesma pinagem. os capacitores da fonte sempre usei 4700uF/100V apenas em um eu usei 5000uF/70V e em todos eles usei o par 2SC5200/2SA1943 e a unica vez que um deles deu esse tipo de ruido, o causador foi a fonte do pré ou o próprio pré usado. ligado com sinal direto da mesa de som ou da saída de som do PC nunca deu ruido algum.
Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #8 : 20 de Dezembro de 2016, as 22:12:27 »

 Eu tentei fazer esse power uma vez e queimava direto ,o problema foi o transistor A1015(pra mim uma porcaria)mas não tive problema com ruídos usei os componentes do pdf.Eu coloco um capacitor pra filtra a rede ,interliga a carcaça dos potenciômetros( pré amplificador ),olha isolação dos transistor de saída...
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #9 : 21 de Dezembro de 2016, as 11:05:29 »

Obrigado a todos pela ajuda!

O primeiro procedimento que adotei foi desligar o pré-amplificador, porque era o mais prático de executar.

Desliguei o pré e sua fonte e injetei um sinal (música do ipod) na entrada do power.

O ruído sumiu por completo e pode-se ouvir a música no volume mais baixo antes do "mute".

Considerando que o ruído venha do pré ou da sua fonte, o segundo passo seria trocá-lo por um novo ?


Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda!

 

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 21 de Dezembro de 2016, as 11:31:28 »

Ou ver o que tá causando o ruído no pré...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #11 : 21 de Dezembro de 2016, as 12:17:56 »

Já passei por uma situação parecida. No meu caso a solução foi não aterrar o pré no chassis (como está no seu diagrama), pois o meu pré já estava com os potenciômetros fixados diretamente no chassi - ou seja, havia um loop... Funcionou para mim.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 21 de Dezembro de 2016, as 13:04:08 »

Obrigado a todos pela ajuda!

O ruído sumiu por completo e pode-se ouvir a música no volume mais baixo antes do "mute".

Considerando que o ruído venha do pré ou da sua fonte, o segundo passo seria trocá-lo por um novo ?



Tem como postar uma foto do interior do amplificador?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 21 de Dezembro de 2016, as 14:42:57 »

Eu não consegui ver o esquema do link nem ouvir o som do vídeo.  Mas se o esquema for o que eu peguei uma vez, tente fazer o desacoplamento do estágio de entrada (amplificador diferencial) da fonte.  Isso é feito com um filtro RC onde o resistor separa a alimentação do amplificador diferencial da fonte principal que alimenta o estágio de saída de potência e o capacitor serve de filtro e reservatório contra as flutuações da fonte.  Pode ver que em muitos esquemas e projetos de amplificadores, o estágio de entrada é isolado da fonte principal por esse filtro RC. Isso aumenta a rejeição ao ripple da fonte (PSRR).  Outra coisa que melhora a PSRR são as fontes de corrente (tem nesse projeto) no amplificador diferencial e o espelho de corrente (não tem nesse projeto).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 21 de Dezembro de 2016, as 15:18:35 »

Eu não consegui ver o esquema do link nem ouvir o som do vídeo.  Mas se o esquema for o que eu peguei uma vez, tente fazer o desacoplamento do estágio de entrada (amplificador diferencial) da fonte. 

O esquema do projeto que ele montou é esse!

http://www.4shared.com/photo/v7TksL9Cba/200wmono.html




Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal