Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 09:11:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema em sistema Pre Amp Tagima  (Lida 2762 vezes)
PauloPRS
Visitante
« : 03 de Fevereiro de 2017, as 15:08:24 »

Boa tarde senhores, estou com um problema aqui e gostaria de saber se alguém por aqui já se deparou com esse tipo de situação.

Basicamente precisei trocar os potenciometros de um baixo, até aí nenhum problema, mas infelizmente um dos pot está apresentando um ruído estranho sem que faço o giro dele.

Já o troquei três vezes, então com certeza o problema não é no pot, só consigo pensar que o problema esteja no pre amp. Ele do tipo que fica isolado com cola epoxi numa caixinha.

É o pre amp de um baixo memphis 5 cordas.

Desde já agradeço.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 03 de Fevereiro de 2017, as 15:17:14 »

Boa tarde senhores, estou com um problema aqui e gostaria de saber se alguém por aqui já se deparou com esse tipo de situação.

Basicamente precisei trocar os potenciometros de um baixo, até aí nenhum problema, mas infelizmente um dos pot está apresentando um ruído estranho sem que faço o giro dele.

Já o troquei três vezes, então com certeza o problema não é no pot, só consigo pensar que o problema esteja no pre amp. Ele do tipo que fica isolado com cola epoxi numa caixinha.

É o pre amp de um baixo memphis 5 cordas.

Desde já agradeço.

Olá, como é esse ruído? parecido com o ruído de 60 Hz?
Verificou se não faltou alguma conexão com o terra?
Os fios estão ligados da forma correta? não estão invertidos?
O ruído já existia antes de trocar o potenciômetro?
Fez o desenho das conexões ou ligações antes de realizar a troca?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
PauloPRS
Visitante
« Responder #2 : 05 de Fevereiro de 2017, as 13:35:10 »

Olá meu caro. Primeiramente agradeço sua disponibilidade.

Então...

1 - Esse ruído não é humming, só ocorre quanto giro o potenciometro mesmo, como se estivesse raspando em algo, de ouvido, parece problema no potenciometro.

2 - O circuito está totalmente funcional, por sinal, com o potenciometro parado, não se ouve nenhum ruído. Os pickups funcionam, bem como o volume e o balance.

3 - O ruído já existia, como era caracteristico de problema com o potenciometro, eu já troquei de cara. (coloquei 3 potenciometros diferentes como teste)

4 - Fiz o desenho do circuito, para garantir que tudo iria para o lugar certo.

Tem um detalhe, esse potenciômetro recebe 9v direto da bateria para seu terminal 1. Será que isso tem relação? A bateria alimenta dois pontos no circuito, um é esse potenciômetro e o outro é o pré amp.

Já vi um bocado de coisa, mas essa situação é a primeira vez, por isso, recorri aos confrades aqui para saber se alguém já passou por algo parecido e como resolveu.  Legal!

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 05 de Fevereiro de 2017, as 13:48:13 »



1 - Esse ruído não é humming, só ocorre quanto giro o potenciometro mesmo, como se estivesse raspando em algo, de ouvido, parece problema no potenciometro.


3 - O ruído já existia, como era caracteristico de problema com o potenciometro, eu já troquei de cara. (coloquei 3 potenciometros diferentes como teste)

4 - Fiz o desenho do circuito, para garantir que tudo iria para o lugar certo.

Tem um detalhe, esse potenciômetro recebe 9v direto da bateria para seu terminal 1. Será que isso tem relação? A bateria alimenta dois pontos no circuito, um é esse potenciômetro e o outro é o pré amp.


Não sei qual é exatamente o circuito do pré desse baixo, mas é um problema que parece vazamento de DC para esse potenciômetro. Provavelmente um capacitor de isolamento com passagem de dc, ou seja defeituoso. Seria útil que houvesse o esquema do pré, para que se pudesse indicar a você qual o componente ruim.

Abs
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 05 de Fevereiro de 2017, as 15:14:39 »


4 - Fiz o desenho do circuito, para garantir que tudo iria para o lugar certo.

Tem um detalhe, esse potenciômetro recebe 9v direto da bateria para seu terminal 1. Será que isso tem relação? A bateria alimenta dois pontos no circuito, um é esse potenciômetro e o outro é o pré amp.


9v indo direto para o pino 1 de um de um dos potenciômetros, acho isso muito estranho e também nunca vi, a não ser que o fio que sai da bateria e vai para o pino 1 do potenciômetro fosse um fio terra e esse pino também estivesse ligado ao terra.

Ajudaria bastante se puder postar uma imagem do esquema ou do desenho que usou para fazer a ligação dos fios.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal