Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 23:30:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com Piezo  (Lida 7966 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #15 : 10 de Fevereiro de 2017, as 07:44:28 »

Cápsulas piezoelétricas (aquelas de microfones de computador) possuem internamente um buffer com J-FET justamente para baixar a impedância de saída (como um amplificador de corrente).
Não confunda piezo com eletreto!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #16 : 10 de Fevereiro de 2017, as 15:12:26 »

 Opa, falha minha, obrigado pelo alerta Patines!
Registrado
makito013
Visitante
« Responder #17 : 10 de Fevereiro de 2017, as 16:01:57 »

Estou montado um sistema de vibração para identificar quando tentarem usar marretas para quebrar a parede, e através de um micro-controlador poder filtrar os tipos de vibrações, para não ser acionado com algum carro de som passando por perto.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #18 : 10 de Fevereiro de 2017, as 16:20:34 »

makito013

Estou montado um sistema de vibração para identificar quando tentarem usar marretas para quebrar a parede, e através de um micro-controlador poder filtrar os tipos de vibrações, para não ser acionado com algum carro de som passando por perto.

Mas com o seu circuito, as vibrações já estão prá lá de filtradas. Creio que pelo contrário, o sinal deveria chegar no sistema de identificação de forma mais completa e lá é que deveria ser identificado pelas suas características, como frequência, duração e harmônicos. Com certeza não é tarefa simples, mas não deixa de ser possível.

Abs
Registrado
makito013
Visitante
« Responder #19 : 10 de Fevereiro de 2017, as 16:26:23 »

Qual amplificador seria bom para este caso? Fiz um amplificador simples, só com realimentação com resistor, entrada e saída mas o resultado não foi satisfatório, esse circuito que fiz, faz com que as vibrações reconhecidas pelo piezo, crie uma escadinha de tensão, que diminui gradativamente, por exemplo, se eu desse uma simples pancada na mesa próximo ao piezo eu receberia uma tensão de 1V que diminuiria em 1seg, mas se eu ficar batendo toda hora, ele vai fazer uma escadinha de 1v,m 2v, 3v que depois irá diminuir gradativamente.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, as 16:54:15 por makito013 » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #20 : 10 de Fevereiro de 2017, as 17:36:05 »

Qual amplificador seria bom para este caso? Fiz um amplificador simples, só com realimentação com resistor, entrada e saída mas o resultado não foi satisfatório, esse circuito que fiz, faz com que as vibrações reconhecidas pelo piezo, crie uma escadinha de tensão, que diminui gradativamente, por exemplo, se eu desse uma simples pancada na mesa próximo ao piezo eu receberia uma tensão de 1V que diminuiria em 1seg, mas se eu ficar batendo toda hora, ele vai fazer uma escadinha de 1v,m 2v, 3v que depois irá diminuir gradativamente.

1)Use amplificador não inversor, com resistor de 1M ao terra virtual
2)Siga a orientação do Matec, diminua o valor do capacitor e coloque um resistor em paralelo com ele, se tu deseja seguir a envoltória.
3) eu sugiro antes de tudo, acoplar o piezo á tua parede, aplicar uma marretada e medir a frequência, ou guardar na memória do osciloscópio, o sinal do piezo sem retificador..  mas já te adianto, dependendo da parede, as frequências de vibração(ressonâncias da parede)  mudam.  Vai ter que ajustar o sensor a cada parede.

Abraços.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 10 de Fevereiro de 2017, as 17:40:00 »

Qual amplificador seria bom para este caso? Fiz um amplificador simples, só com realimentação com resistor, entrada e saída mas o resultado não foi satisfatório, esse circuito que fiz, faz com que as vibrações reconhecidas pelo piezo, crie uma escadinha de tensão, que diminui gradativamente, por exemplo, se eu desse uma simples pancada na mesa próximo ao piezo eu receberia uma tensão de 1V que diminuiria em 1seg, mas se eu ficar batendo toda hora, ele vai fazer uma escadinha de 1v,m 2v, 3v que depois irá diminuir gradativamente.

A escada de tensão é justamente o que eu citei lá atrás. O diodo carrega simplesmente a banda positiva do sinal retificado que fica retida no C2. A queda de tensão que há aí é acidental, pois vem do capacitor eletrolítico que está com um defeito característico desse componente em específico, que é o vazamento de corrente. Provável que o capacitor esteja com a polaridade invertida pois está descarregando rápido demais. Outro capacitor poderia dar outro resultado aleatório na questão do tempo de descida. Por isso que eu citei o resistor de descarga, pois com ele você teria pelo menos controle desse tempo.

O amplificador poderia até ser o LM358 mas nas configurações  mostradas pelos colegas ali acima. Amplificador não inversor. com ganho ajustado corretamente. Você utilizou um a configuração inversora com baixa impedância (10k) para um sensor de piezo.

A amostragem que sai desse amplificador poderia por exemplo ser dividida em 3: um filtro passa  baixas; um filtro passa banda calibrado para uma faixa específica; e para disparar um contador de tempo. Se as amostragens dos filtros, mais a contagem do tempo estivessem dentro de um padrão pré-estabelecido aí o sistema seria acionado.

Esse é só um exemplo prático do que poderia ser feito, não estou falando que resolveria. Mas é uma ideia.

Com todos os detalhes à mais que você puder ir fornecendo, novas opções irão aparecendo. Se tudo que você falou já estivesse na sua primeira postagem a solução já poderia estar mais adiantada.

 Smiley
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:44:45 por Matec » Registrado
makito013
Visitante
« Responder #22 : 10 de Fevereiro de 2017, as 20:04:28 »

Vou montar o circuito e vou testar na segunda no serviço, agradeço muito a ajuda e logo postarei o resultado, deaculpem-me por não ter detalhado tanto é demorar em responder, mas é q a semana foi corrida e ainda tenho pouco conhecime na área, sou estudante de Eng. Mecatrônica, é só consegui trabalho na área essa semana, então muitas dúvidas vem aparecendo e eu acabo n conseguindo explicar pela minha falta de conhecimento!

Agradeço a todos! Palmas
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 10 de Fevereiro de 2017, as 20:15:45 »

Vou montar o circuito e vou testar na segunda no serviço, agradeço muito a ajuda e logo postarei o resultado, deaculpem-me por não ter detalhado tanto é demorar em responder, mas é (q) a semana foi corrida e ainda tenho pouco conhecime na área, sou estudante de Eng. Mecatrônica, é só consegui trabalho na área essa semana, então muitas dúvidas vem aparecendo e eu acabo (n) conseguindo explicar pela minha falta de conhecimento!

Agradeço a todos! Palmas

Cuidado com as abreviações e com o internetês. O xformer não vai deixar de fazer o trabalho dele. 3 vezes mensagem apagada e aí tem suspensão.

 Smiley
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:44:48 por Matec » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal