Bass Mid Control

Started by xandaum, 19 de February de 2017, as 01:10:04

Previous topic - Next topic

xandaum

Handmaker
Olá galera!

Estive pesquisando na WEB alguns projetos de Mid frequency Control, Shaper, Mid Filters e etc... para flexibilizar e abrir o leque de timbres para a galera de guitarristas e Baixistas pricipalmente, sofredores como eu que não tem muito acesso aos melhores Preamps do mercado, ainda mais em tempos de "crise" em nosso país! ;)

http://www.redcircuits.com/Page168.htm

Encontrei um esquema muito promissor e com excelentes referências, porém sem nenhum build report ou sequer um PDF com layout de montagem e PCB para impressão!

Me comprometo a montar e dar esse build report se alguém fizer um PDF para nos ajudar! :tup

Muito obrigado e os baixistas agradecem também! [beer] :tup

Matec

Hand MasterMind
Olá xandaum

Boa iniciativa! Aguardamos os resultados dos seus testes. Se houver dificuldades em encontrar os TL062xx, tente fazer com os TL072xx, que são fáceis de encontrar.

Espero que o circuito atenda aos requisitos que os baixistas precisam.
Quanto aos pdf's, sempre terá alguém para ajudar, se o seu protótipo for aprovado por você.
:tup

xandaum

Handmaker
Quote from: Matec on 19 de February de 2017, as 07:54:00
Olá xandaum

Boa iniciativa! Aguardamos os resultados dos seus testes. Se houver dificuldades em encontrar os TL062xx, tente fazer com os TL072xx, que são fáceis de encontrar.

Espero que o circuito atenda aos requisitos que os baixistas precisam.
Quanto aos pdf's, sempre terá alguém para ajudar, se o seu protótipo for aprovado por você.
:tup

Pois é. ..vamos esperar algum LAYOUTEIRO bom de Eagle fazer o layout de montagem e impressão apartir do esquema que está disponível neste site. Aí eu monto, faço os testes e passo o Build Report aqui nesse tópico.

Matec

Hand MasterMind
Para os interessados nesse circuito do Mid-Sweep, fiz uma rápida simulação no Multisim, e os resultados pareceram bem animadores.

O equalizador paramétrico funciona bem, e tem uma boa atuação sobre o sinal de entrada, sem no entanto criar oscilações que possam tornar-se "assobios" ou microfonias. O sinal de entrada pode ser de até 1vPP sem que o circuito comece a clipar de maneira significativa, isso com o ganho no máximo, e também com o a chave Q em sua posição de maior atuação. Isso tudo utilizando uma fonte de 9V.

No esquema aparecem vários capacitores com símbolo de eletrolíticos , mas na verdade são só 3, o que facilita a compactação do Layout.

.

kem

DIY Freak
xandaum, antes de "perder tempo" fazendo um layout, não era melhor montar em protoboard?!?
Assim da pra testa-lo e ver se realmente o circuito vale a pena.

-----

E que tal um equalizador parametrico mais completo com circuito de complexidade similar?
http://sound.whsites.net/project28.htm
I don't want to die young...
I want to diode!

xandaum

Handmaker
Matec, não tenho protoboard e quando eu tinha achava extremamente chato e desorganizado...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Sou muito rápido para imprimir um PCB, corroer e montar um layout. Prefiro um projeto com B.O.M. e os layouts.
Se não der certo, prefiro assumir o desperdício de tempo e material...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Mas como você disse que simulou no Multisim e os resultados foram tão legais, acho que vale a pena tentar esse Mid-Sweep. É o que nós baixistas precisamos para implementar nosso board.
Obrigado!

Tiago Vulgar

**
Freqüente
O sonho do careta é a realidade do maluco
  1. trujfly@hotmail.com

ATENÇÃO: Esta versão está com erros. vou corrigi-los e postarei novamente uma versão "onboard" do projeto. Informarei posteriormente no topico

Vou fazer uma confissão aqui: Deus, eu juro que não queria procrastinar...mas o diabo tem cor "azul"  >d >d >d!

Assim ficou o esquema baseado no link que o xandaum postou:

Imagens de referência:

Baixe o PDF AQUI ! Excluido temporariamente

OBS: 1 - No link tem na descrição "potenciômetro concêntrico", mas como esse potenciômetro custa o olho e o nariz da cara eu coloquei dois potenciômetro simples mesmo.
       2 - Me deem um retorno do layout ou de possível erro que eu não tenha visto, posso demorar um "pouquinho" mas eu conserto.  ;D
       3 - A medida do tamanho está em "miliímetros"

Atenção: Layout não testado, por favor verifiquem antes de montá-lo

;)

xandaum

Handmaker
Quote from: Tiago Vulgar on 20 de February de 2017, as 08:16:55
Vou fazer uma confissão aqui: Deus, eu juro que não queria procrastinar...mas o diabo tem cor "azul"  >d >d >d!

Assim ficou o esquema baseado no link que o xandaum postou:
...          

Que belo trabalho! Parabéns!
Vou começar a preparar a placa aqui!!!

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
       2 - Me deem um retorno do layout ou de possível erro que eu não tenha visto, posso demorar um "pouquinho" mas eu conserto.  ;D
       3 - A medida do tamanho está em "centímetros"

Tiago,
Não seria "milímetros"?
115 cm é mais que 1 metro!   Aí a placa fica grande demais!  :D
Abraços
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

castrodga

*
Iniciante
Muito interessante xandaum, estou no aguardo dos resultados desse projeto pois também estou em busca de um bom EQ para baixo.

Achei o EQ que o kem postou muito interessante também, e bem mais versátil, acho que daria um excelente pedal tanto para baixo como para guitarra.

xandaum

Handmaker
Moderador: Retire as imagens das citações.

Grande Tiago Vulgar!

Estarei corroendo a placa hoje para montar o projeto!

Só um pedido...teria como fazer uma placa "bem menor" e sem ser Onboard, para colocar os jacks em posições diferentes e etc? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...pois a PCB é realmente ENORME nesse formato Onboard!!!

Não poderei nem montar o pedal, pois não tenho um box grande o suficiente para isso (hammond 1590BB)! :_(

Obrigado pelo belo trabalho e desculpe o pedido de PCB menor! :)

Parabéns!!!!

Tiago Vulgar

**
Freqüente
  1. trujfly@hotmail.com
Quote from: Antonio de Campos Junior on 20 de February de 2017, as 20:10:22
        2 - Me deem um retorno do layout ou de possível erro que eu não tenha visto, posso demorar um "pouquinho" mas eu conserto.  ;D
        3 - A medida do tamanho está em "centímetros"

Tiago,
Não seria "milímetros"?
115 cm é mais que 1 metro!   Aí a placa fica grande demais!  :D
Abraços

Ai cacilda, vacilo meu ha ha  :D . Já alterei!

-----

Nem tinha pensado no tamanho das caixas xandaum. Por comodidade e na zona de conforto que eu fico - he he he - quais são as medidas das caixas hammond 1590BB?

-----

Saí da zona de conforto (estou no pc) e achei isso:

http://www.hammondmfg.com/pdf/1590BB.pdf

Vou ver se faço uma modificação boa e posto entre hoje e amanhã!  :tup

xandaum

Handmaker
O ideal é caber nas caixas Hammond 1590B
:tup (aplaus)

Tiago Vulgar

**
Freqüente
  1. trujfly@hotmail.com
2º Versão do projeto! ATUALIZADO

OBS: A primeira versão contém erros (onboard), então eu exclui os arquivos do 4shared e postarei logo menos a versão onboard corrigida!
Esquema:

Imagens de referência:

Baixe o PDF AQUI !

Medida do tamanho está em "miliímetros"

Atenção: Layout não testado, por favor verifiquem antes de montá-lo

;)

rodlburigo

**
Freqüente
  1. rodlburigo@hotmail.com
Tiago Vulgar,
Não consegui entender a alimentação do IC1 e IC2. Não vi onde a trilha conecta com o +9V.
Acredito que o R19 teria que conectar com a trilha que está logo acima dele para formar, junto com o R20, o VR.
Outra coisa, o +9V está ligado direto na saída.  ???
Acho que a ligação do +9v do esquema era para continuar e ligar na trilha que liga C2, C5 e C10.
https://www.dropbox.com/s/9vaaqy0t754d5ab/imagens_de_refer_ncia.png?dl=0
https://www.dropbox.com/s/9vaaqy0t754d5ab/imagens_de_refer_ncia.png?dl=0
Abraço!!
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.