Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 16:53:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como funciona uma lâmpada série.  (Lida 2632 vezes)
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« : 20 de Fevereiro de 2017, as 13:14:00 »

Olá pessoal.

Me surgiu uma dúvida amadora, e por ser amadora não consegui sanar somente com pesquisar, pois justamente, não sei como pesquisar isso  Grin Sad

Construí uma pequena bancada com uma lampada série para os testes, incandescente de 100w.
A minha dúvida é relacionada ao acionamento dessa lampada, ela acenderá caso algo não esteja OK, correto? Mas ela tende a se manter acesa ou por exemplo, liguei um amplificador com possível problema e ela acendeu e apagou, num pisque.
Fiz alguns testes, com 4 amplificadores.
1 - Defeito, se manteve acesa por um bom tempo.
2 - Normal, acendeu o filamento no acionamento do Stand By.
3 - Possível defeito mas funcionando, acendeu e desligou. (em um dos testes, o filamento ficou aceso)
4 - Num transistor que estava funcionando normal, não teve alteração nenhuma na lampada.

Agora fiquei com essa duvida, se alguém com mais experiencia, por favor, puder me dar uma luz! Obrigado.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2017, as 13:49:56 »

Vou colocar alguns links que acho que esclarecem a sua dúvida, mas se ainda assim sobrar alguma, faça uma pergunta específica sobre o que restou.

http://www.paulobrites.com.br/lampada-serie-no-seculo-xxi-2/
http://newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/794-a-lampada-de-serie-ins012
http://eletronica90.blogspot.com.br/2015/09/lampada-em-serie-para-que-serve-e-como.html

Não esquecendo que o valor em lâmpadas usadas na série devem ser de 2 a 2,5 vezes o valor do consumo do aparelho que está sendo reparado.  Desta forma, se houver algum curto a lâmpada acende forte e protege o aparelho, e se não tiver problema deixará o aparelho funcionar.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Jose Curvo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 10

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 6


« Responder #2 : 20 de Fevereiro de 2017, as 13:51:26 »

Pense assim. Tudo que estiver antes da lâmpada é rede. Tudo que estiver depois da lâmpada é carga. A tensão da rede não varia, o que fará a lâmpada acender é o consumo de corrente da carga.

Supondo um amplificador como carga: assim que você liga o amplificador o transformador baixa (ou aumenta) a tensão da rede para níveis utilizáveis pelo amplificador. Porém como os capacitores da fonte estão descarregados, funcionam como um curto depois do retificador por alguns instantes (até que se carreguem), por isso a lâmpada acende por alguns instantes depois se apaga. São os capacitores puxando corrente (elétrons) até se carregarem, a partir daí simplesmente mantém as placas carregadas no mesmo potencial, não gerando mais corrente, a não ser a que o circuito consuma a carga das placas (o que gera o ripple). Isto deve ter ocorrido no seu caso 3.

Caso a sua carga esteja em curto (seja lá que bloco dela estiver em curto) vai funcionar como uma chave fechada. Acendendo a lâmpada com potência total. (como em 1).

Quando a sua carga consumir alguma corrente da rede a lâmpada acenderá com brilho diretamente proporcional a essa corrente. Mais demanda de corrente, maior brilho.

Quando aciona o stand by (como em 2) Liga o +B às válvulas do amplificador aumentando o consumo de corrente,  no mínimo, para corrente quiescente.

Caso 4: Como a tensão da rede é aplicada na saída da lâmpada, até hoje, nunca ouvi de falar de teste de transístores com a lâmpada série. Suponho que neste caso o transistor deve ter perdido a fumaça mágica e não funcionará mais.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 14:01:11 por Jose Curvo » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 20 de Fevereiro de 2017, as 14:04:48 »

Entenda que nem todo defeito no amplificador ligado com a lampada vai fazer esta acender.
Se o amplificador estiver só queimado, sem curtos, não consumindo nada, a lampada nem acende.
A lampada é mais para proteger de queimar tudo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal