Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:16:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Polarização da rede elétrica x Amplificador  (Lida 7927 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #15 : 22 de Fevereiro de 2017, as 15:08:06 »

Isso! Com a vantagem de admitir tipos diferentes de plugues, cobrindo boa parte dos modelos internacionais, sem a necessidade de adaptadores (sim, eu os odeio).

Nós odiamos adaptadores.  Smiley
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #16 : 22 de Fevereiro de 2017, as 15:16:06 »

Não tem como não odiar. Alguns dão muito mal contato...  Bufando
Mas como eu disse, uma proxima geração não vai precisar deles. Ai que a coisa vai funcionar direito.
Na hora da mudança, é sempre assim... Depois melhora.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #17 : 22 de Fevereiro de 2017, as 15:19:21 »

Por mim, as tomadas deveriam ter um padrão mundial no modelo americano

Simples e objetiva. E aparentemente extremamente segura. Sem essa sacanagem de tomada de 3 pinos brasileira

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 22 de Fevereiro de 2017, as 18:33:59 »

Estou na fase de montagem do meu amplificador, porém me surgiu essa dúvida. Minha casa é composta por neutro e fase. De acordo com a ligação do transformador de força, tem uma polarização correta ao ligar o neutro e a fase... A fase tem que ir para os enrolamentos 127/220, o neutro para 0v, e o terra aterrado na carcaça certo? Porém, e se os fios estão invertidos na tomada?

Diego, voltando à sua dúvida inicial, veja que na tomada americana tem a diferenciação de qual pino é fase e qual pino é o neutro. E pode perceber que muitos aparelhos elétricos vendidos nos EUA tem um pino chato maior (o neutro) que o outro (um exemplo, a Dremel), de forma que só dá pra ligar na tomada de um jeito (mesmo os que não tem o pino de aterramento). Isso porque é interessante que a chave interruptora esteja ligada no fio fase e não no fio neutro. Se a chave for simples (um pólo), quando ela estiver desligada, mais nenhuma parte do circuito terá contato com o fio energizado. Como sua dúvida era sobre os fios do transformador, pra ele tanto faz, mas para o interruptor de liga-desliga, tem diferença. Isso pode ser visto por exemplo nos esquemas de amplificadores e outros.

Isso também é aplicável nas ligações elétricas domésticas. Eu aprendi que o interruptor sempre tem de estar no lado do fio fase, pois assim a lâmpada com o interruptor aberto fica isolada do fio fase, tendo conexão apenas com o neutro via retorno. Evita-se assim um choque quando houver uma troca da lâmpada.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, as 19:39:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 23 de Fevereiro de 2017, as 09:03:35 »

Isso também é aplicável nas ligações elétricas domésticas. Eu aprendi que o interruptor sempre tem de estar no lado do fio fase, pois assim a lâmpada com o interruptor aberto fica isolada do fio fase, tendo conexão apenas com o neutro via retorno. Evita-se assim um choque quando houver uma troca da lâmpada.

Boto fé e dou força.  Assim são as ligações das minhas lampadas em casa.

Vai chegar um dia em que todas as ligações de lampadas serão de tensões abaixo de 50V, pois serão todas de LED e não aplicarão mais choques em ninguém...  além de facilitar barbaridade uma automação.

Abraços.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 23 de Fevereiro de 2017, as 09:15:44 »


Isso também é aplicável nas ligações elétricas domésticas. Eu aprendi que o interruptor sempre tem de estar no lado do fio fase, pois assim a lâmpada com o interruptor aberto fica isolada do fio fase, tendo conexão apenas com o neutro via retorno. Evita-se assim um choque quando houver uma troca da lâmpada.


O problema é que os "eletricistas" que fazem as instalações nas residências e prédios nem sempre seguem o padrão. A regra é "fazer rápido e barato", não "fazer direito"...

Enfim, bom é dar uma conferida na instalação de nossas casas e consertar as bobagens feitas. E fora de casa, não custa nada (ou muito piuco...) adotar a prática de checar a tomada com uma lâmpada de teste, para identificar o "neutro".
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #21 : 23 de Fevereiro de 2017, as 11:09:34 »

Por mim, as tomadas deveriam ter um padrão mundial no modelo americano

Simples e objetiva. E aparentemente extremamente segura. Sem essa sacanagem de tomada de 3 pinos brasileira


Os alemães acham que o modelo deles deve ser o padrão mundial...

E que comece a treta...

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, as 11:34:51 por daniellp » Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 23 de Fevereiro de 2017, as 11:26:28 »

Ah, tem padrão "mundial" para todos os gostos...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #23 : 23 de Fevereiro de 2017, as 11:51:00 »

Finck, aonde você descobriu esses padrões ?

Acho estranho a tipo "C" ser adotada na França, além de Marrocos e Uruguai...

A minha lavadora de roupas é uma Brastemp, Made in Bananão, de mais ou menos quinze anos, que veio de fábrica com a tipo "H" e entra em um tomada sem adaptadores.

Sem sombra de duvidas a tomada que o Diego Gin postou é a mais racional. IEC (International Electrotechnical Commission):

http://www.iec.ch

Mas, admitamos, é mesmo uma s****a




Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #24 : 23 de Fevereiro de 2017, as 15:04:51 »

... Eu aprendi que o interruptor sempre tem de estar no lado do fio fase, pois assim a lâmpada com o interruptor aberto fica isolada do fio fase...
Boto fé e dou força.  Assim são as ligações das minhas lampadas em casa.
...
Aqui em Santos temos 220V, fase + fase...  Roll Eyes

Vai chegar um dia em que todas as ligações de lampadas serão de tensões abaixo de 50V, pois serão todas de LED e não aplicarão mais choques em ninguém...  além de facilitar barbaridade uma automação.
....
Chuveiros, Air Fryers, secadores de cabelos, aquecedores de ambiente e tudo que usa resistência e/ou puxa muita corrente funciona melhor com tensões mais altas. Acho que chuveiros com mais de 5500W só 220V (nem tem 127V).
Imagine um secador de cabelo de cabelos de 1500W ligado em 50V puxando 30A... Da-lhe mais um padrão novo de tomada.
Essa seria uma ótima ideia, mas enquanto esses eletrodomésticos não forem mais eficientes (o chuveiro nem precisa, poderia ser feita uma ligação a parte) isso não vai acontecer.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, as 15:06:31 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #25 : 23 de Fevereiro de 2017, as 21:40:54 »

... Eu aprendi que o interruptor sempre tem de estar no lado do fio fase, pois assim a lâmpada com o interruptor aberto fica isolada do fio fase...
Boto fé e dou força.  Assim são as ligações das minhas lampadas em casa.
...
Aqui em Santos temos 220V, fase + fase...  Roll Eyes
Aqui em Porto Alegre, em minha casa também chegam duas fases e o Neutro.  O terra é aconselhado em todas as edificações residenciais e obrigatoriamente ligado ao neutro na entrada padrão.
Ligo chuveiro e tudo mais que precisa de 220V, como tu falou...

E..

Vai chegar um dia em que todas as ligações de lampadas serão de tensões abaixo de 50V, pois serão todas de LED e não aplicarão mais choques em ninguém...  além de facilitar barbaridade uma automação.
....
Chuveiros, Air Fryers, secadores de cabelos, aquecedores de ambiente e tudo que usa resistência e/ou puxa muita corrente funciona melhor com tensões mais altas. Acho que chuveiros com mais de 5500W só 220V (nem tem 127V).
Imagine um secador de cabelo de cabelos de 1500W ligado em 50V puxando 30A... Da-lhe mais um padrão novo de tomada.
Essa seria uma ótima ideia, mas enquanto esses eletrodomésticos não forem mais eficientes (o chuveiro nem precisa, poderia ser feita uma ligação a parte) isso não vai acontecer.
Estava falando apenas de um mundo utópico e muito melhor, onde não seriam usados secadores de cabelo, (mas sim) chuveiros ligados em aquecimento solar que não precisassem de 5500W, arquitetura melhoradas para isolamento térmico, lampadas LED e mundo sem mudança climática(causada também pelo entropia dos aquecedores e resfriadores), sem frios extremos e sem calores extremos...   Apenas Utopia.

Abraços.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, as 22:00:55 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 06 de Março de 2017, as 15:49:28 »

Vai chegar um dia em que todas as ligações de lampadas serão de tensões abaixo de 50V, pois serão todas de LED e não aplicarão mais choques em ninguém...  além de facilitar barbaridade uma automação.

E vai ter tomada em corrente contínua:

http://hackaday.com/2017/03/06/what-voltage-for-the-all-dc-house/
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #27 : 07 de Março de 2017, as 23:22:27 »

Finck, aonde você descobriu esses padrões ?

Acho estranho a tipo "C" ser adotada na França, além de Marrocos e Uruguai...

A minha lavadora de roupas é uma Brastemp, Made in Bananão, de mais ou menos quinze anos, que veio de fábrica com a tipo "H" e entra em um tomada sem adaptadores.

Guilherme, tem estes "padrões" (pouco padronizados...) espalhados na web...

Sua lavadora tem plugue "Tipo H" mesmo? Aquela com pinos chatos dispostos em triângulo? Onde diabos fica Bananão?

Voltando ao sério, penso que tomadas e plugues com pinos chatos são mais seguras (inclusive para crianças), porque fica praticamente impossível de enfiar o dedinho no buraquinho (que nem a besta que vos escreve). Se os contatos da tomada forem fundos e a "raiz" do pino for isolada, o conjunto fica perfeito.

 
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #28 : 08 de Março de 2017, as 14:56:31 »

Exatamente, Finck, uma lavadora Brastemp final dos '90 com pinos chatos em triangulo. Comprei a tomada apropriada em uma casa do ramo qualquer. No Bananão tudo é possivel.

Ah, sim:

"Bananão" são países que produzem muita banana e tem politicas e politicos semelhantes: Nicaragua, Honduras, Brasil, El Salvador, Guatemala.....

abraço

Guilherme
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #29 : 08 de Março de 2017, as 17:56:49 »

Ah, agora me lembro que eventualmente apareciam plugues desse jeito. Mas sempre os vi "desmontados", em casas de material elétrico e sempre pensei que eram para uso trifásico.

Nunca me passou pela cabeça que algum gênio poderia colocar plugues desses em eletrodomésticos destinados ao mercado brasileiro. Vai ver, a Brastemp havia conseguido comprar um lote barato...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal