Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 21:59:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como trocar Trastes de uma Guitarra com binding  (Lida 11257 vezes)
Faski
Visitante
« : 26 de Fevereiro de 2017, as 14:22:55 »

Olá amigos, fiz esse tópico pra pedir ajudar e que as pessoas comentem sobre isso, peguei na troca recentemente uma Guitarra SX, so que os trastes estão acabados



Eu vi isso na negociação mas só peguei porque a volta em dinheiro era muito boa, e eu precisava do dinheiro.
Pois bem não esta tocável, nem precisei ser gênio pra saber o que aconteceu, ao remover as cordas percebi que varias estavam tortas, mas afinadas nem se percebe, o antigo dono deveria estar com problemas de trastejamento e limou os trastes afim de resolver ate destruir eles por completo so que o problema não era os trastes e sim as cordas  Toma na Cabeça

Quando eu morava em outra cidade conhecia luthier que trocavam em 2 dias, levando os trastes e cobravam de 150 a 250 o serviço.
Já aqui em Guarulhos, eles me cobraram 400 a 580 a troca de trastes e levam de 1 a 2 semanas alegando estar cheio de serviço na frente.

Não quero desmerecer os profissionais, mas acho que a partir do momento em que o serviço chega a custar mais da metade do valor da guitarra não compensa pagar.

Ja troquei trastes de 3 guitarras que tive, claro que a 1 sobe supervisão de um luthier, sai uma beleza, ja a 2 sozinho não saiu tão bom assim, porque ficou cortante as laterais, e por mais que limei não consegui tirar esse problema, ja a 3 o trabalho de trastes saiu 100% o que estragou e que a escala estava muito torta, ai não ficou bom porque as cordas ficavam baixas de um lado e altas do outro.

Já essa guitarra a escala esta perfeita, acredito que ficaria bom, só que ela tem Binding preto nas laterais, eu nunca troquei com guitarra com isso, sei que tem que tomar mais cuidado, cortar a parte de baixo menor do traste pra não perfurar o Binding.

Das outras guitarras que troquei tive problema ao remover os trastes e sair pequenas lascas da escala que fica em baixo do traste, existe alguma forma de remover e evitar que isso aconteça? das outras vezes comprei de rolos Van gent, mas estou afim de comprar Gotoh  em barra, quantas barras pra 22 trastes?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 26 de Fevereiro de 2017, as 15:18:02 »

R$400,00 a R$500,00 uma troca de trastes? dependendo da guitarra não compensa, só se gostar muito dela.

Tem um luthier próximo da Pedro de Souza Lopes em Guarulhos, para uma les paul, cerca de 6 meses atrás, quando perguntei, estava R$320,00, pode ser que para stratocaster ou guitarras mais simples, saia bem mais barato.

Agora convenhamos, com R$500,00 daria para comprar uma boa parte das ferramentas necessárias para troca de trastes, com isso, já seria um grande salto para aprender a trocar trastes por si mesmo.

Não deixe de pesquisar preços, uma hora você acha bem mais barato, tem outro luthier na vila Galvão, acho que sai por R$250,00 ou R$300,00.

Boa sorte!

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 26 de Fevereiro de 2017, as 15:28:20 »

Por R$500 dá pra comprar um braço novo...
Para diminuir as lascas que saem quando se retira os trastes, passe um estilete embaixo destes antes de remove-los.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, as 15:31:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Faski
Visitante
« Responder #3 : 26 de Fevereiro de 2017, as 15:56:30 »

R$400,00 a R$500,00 uma troca de trastes? dependendo da guitarra não compensa, só se gostar muito dela.

Tem um luthier próximo da Pedro de Souza Lopes em Guarulhos, para uma les paul, cerca de 6 meses atrás, quando perguntei, estava R$320,00, pode ser que para stratocaster ou guitarras mais simples, saia bem mais barato.

Agora convenhamos, com R$500,00 daria para comprar uma boa parte das ferramentas necessárias para troca de trastes, com isso, já seria um grande salto para aprender a trocar trastes por si mesmo.

Não deixe de pesquisar preços, uma hora você acha bem mais barato, tem outro luthier na vila Galvão, acho que sai por R$250,00 ou R$300,00.

Boa sorte!


Hoje em dia está muito caro serviço de trastes com Luthier, ja não tenho coragem de pagar se for uma guitarra de menos de 1 mil, se for uma Gibson por exemplo ai compensa, nessa como ela custa usada 900 farei o serviço



-----
Por R$500 dá pra comprar um braço novo...
Para diminuir as lascas que saem quando se retira os trastes, passe um estilete embaixo destes antes de remove-los.

Valeu pela dica
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, as 15:59:37 por Faski » Registrado
evil sense
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 213

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 34


Force & Honor


« Responder #4 : 26 de Fevereiro de 2017, as 20:45:43 »

Boa noite Faski beleza?

Cara, não é um trabalho assim tão simples, mas posso te sugerir algo?
Se tiver um alicate turquesa, desbaste a cabeça dele de forma que ele fique plana (mas que também não perca o corte), com um formão, tente levantar levemente o traste e tome cuidado p/ não lascar a escala, e com a turquesa puxe o traste bem na manha p/ não danificar a escala. após retirar todos os trastes, lixe a escala com taco de raiar ( para isso precisa saber qual o raio da escala). se for trocar o Binding, retire-o com calma e depois tire o excesso de cola p/ deixar a superficie limpa p/ colar outro binding. Retifique as rebarbas do binding (se ficarem aparentes acima da altura da escala). Quando for instalar os trastes, use a mesma turquesa para cortar o filete que prende o traste, desta forma ele não vai cortar o binding.
Bom, não sei se consegui ser muito didático, mas se precisar de uma ajuda estamos ai.
PS. o que fizeram com esses trates?? Shocked Shocked Shocked
Abraços,
Registrado

Evil S.
Faski
Visitante
« Responder #5 : 26 de Fevereiro de 2017, as 21:26:16 »

Boa noite Faski beleza?

Cara, não é um trabalho assim tão simples, mas posso te sugerir algo?
Se tiver um alicate turquesa, desbaste a cabeça dele de forma que ele fique plana (mas que também não perca o corte), com um formão, tente levantar levemente o traste e tome cuidado p/ não lascar a escala, e com a turquesa puxe o traste bem na manha p/ não danificar a escala. após retirar todos os trastes, lixe a escala com taco de raiar ( para isso precisa saber qual o raio da escala). se for trocar o Binding, retire-o com calma e depois tire o excesso de cola p/ deixar a superficie limpa p/ colar outro binding. Retifique as rebarbas do binding (se ficarem aparentes acima da altura da escala). Quando for instalar os trastes, use a mesma turquesa para cortar o filete que prende o traste, desta forma ele não vai cortar o binding.
Bom, não sei se consegui ser muito didático, mas se precisar de uma ajuda estamos ai.
PS. o que fizeram com esses trates?? Shocked Shocked Shocked
Abraços,

Pois e cara, a pessoa limou ate chegar na madeira, o Binding não pretendo trocar, apenas os trastes mesmo, mas sei que com ele se torna mais chato e delicado o processo, tenho o alicate torques, tanto o grande quanto o pequeno, minha duvida e em relação ao corte da parte de baixo do traste pra caber dentro da escala e na hora de martelar o mesmo não ultrapassar o Binding
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 26 de Fevereiro de 2017, as 22:26:24 »

Na foto parece que tá faltando madeira junto ao biding... É isso mesmo?

-----
Eu comprei faz bastante tempo uns trastes no eBay.
Eles vem com esse alívio para o biding.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, as 22:38:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 27 de Fevereiro de 2017, as 07:53:31 »

Eu uso este "alivio" para quase todos os instrumentos que já troquei os trastes, exceto os primeiros, não vejo como algo opcional pois mesmo em instrumentos que não tem binding, este procedimento facilita na hora de aparar as rebarbas nas laterais.

No caso de instrumentos com binding, o ideal é limpar bem cada canaleta e usar um traste similar ou que não necessite aprofundar as canaletas, se isto for necessário, não sei como fazer isto sem refazer o binding, talvez com uma dremel.

Se a escala estiver torcida, você vai ter que retifica-la, verifique isto assim que tirar os trastes, qualquer imperfeição pode ter sido compensada na lima.
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #8 : 27 de Fevereiro de 2017, as 11:19:51 »

Todas as dicas estão corretas, primeiro arranje uma torques de corte frontal, retire os trastes velhos com cuidado, como foi mencionado use um estilete para descolar a borda do traste. Use a torques com cuidado e devagar. Geralmente guitarras mais baratas usam trastes com tang, parte debaixo do traste, de bitola maior, sendo assim dificilmente você terá que aumentar a espessura do slot, pegue uma serrinha tipo starret e lime para diminuir a espessura, num esmeril ou lima faça uma ferramenta para limpeza de slot tipo uma machadinha deixando uma parte do serrilhado da serrinha.

http://www.ferramix.com.br/alicate-de-corte-frontal-torques-aco-cr-v-6-eda-9jy-p174/


Fazer a serrinha como a segunda figura






PS
O tang nip, aquele rebaixo nas pontas do traste, pode ser feito com uma lima.
O traste tem que seguir o raio da escala, senão ele não encosta nas pontas.
Use uma gotinha minima de cola branca nas pontas do tang para que não solte o traste, caso não entre bem justo.
Se o traste entrar justo não tem problema, isso as vezes ajuda no relief do braço, pois induz uma força contrária a tração das cordas. Mas nada de exageros! Legal!
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2017, as 11:28:05 por Gilmar » Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #9 : 27 de Fevereiro de 2017, as 19:52:24 »

boa noite galera,
          ......  que cola é usado pra colar os trastes?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 27 de Fevereiro de 2017, as 21:35:29 »

boa noite galera,
          ......  que cola é usado pra colar os trastes?
Na teoria nenhuma.
Na prática o pessoal costuma colocar uma gotinha de super Bonder pra garantir.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2017, as 07:48:13 »

Já usei super bonder, mas não era pra reforçar o traste mas sim pra corda não entrar entre o traste e a madeira, nem sempre é necessário.

É bom salientar que o traste tem que entrar "na marra", as vezes é necessário fechar a canaleta com folha de madeira e cola e depois refaze-la, fazer isto apenas com cola pode não dar um bom resultado.
Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #12 : 28 de Fevereiro de 2017, as 16:52:21 »

 o certo não seria usar uma cola que reativasse pra fazer a manutenção??.Ex:
 resina epoxi (não aroldite),,,cola que é uma beleza mas quando esquentada a mais de 120°C ela volta ao seu estado liquido
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #13 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:35:53 »

Minha primeira postagem aqui neste fórum.

Eu costumo deixar o raio do traste um pouco menor que a escala. Dessa forma, ao instalar, entra primeiro as bordas e por fim o centro. Isto em qualquer escala.

Quando há o binding, costumo dobrar as pontas ainda mais um pouco e com o mesmo ângulo em todos, pois ela se conforma ao formato da escala. Com um mesmo raio no traste, ao batê-los, corre-se o risco de levantar as pontas sobre o binding e aí é chato pra caramba para encostá-lo na escala de novo. Só com cola mesmo ou retirando o traste instalado, o que causa prejuízo na cavidade.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #14 : 01 de Março de 2017, as 08:43:43 »

... primeiro as bordas e por fim o centro. Isto em qualquer escala.


Isso pode deixar espaço no centro entre o traste e a escala. Quando as pontas entram antes, o traste teria que correr um pouco pra lateral pra ficar justo, mas isto não acontece, é como um arco de flecha, a madeira tensiona o traste para o centro, e vai tudo ser compensado na lima, em algum tempo o traste cede exigindo outro fretwork, se você conseguir passar uma gilete por baixo do traste já não esta bom.

O ideal é ter um martelo de plástico duro ou de chumbo, ir batendo aos poucos pra que o traste entre o mais uniformemente o possível, de um lado para o outro ou do meio para as laterais, nunca das laterais para o meio.

Eu tinha um de chumbo que eu mesmo fiz  com um molde de barro, acabei perdendo em uma das minhas mudanças
« Última modificação: 01 de Março de 2017, as 14:14:23 por xformer » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal