Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 19:08:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como trocar Trastes de uma Guitarra com binding  (Lida 11095 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #15 : 01 de Março de 2017, as 11:17:05 »

Não deixo espaço entre a coroa do traste e a escala. Além de batê-los com martelo de nylon/borracha, os prenso com latão no raio correspondente.
Mas tenho certeza que o que mais contribui para o correto assentamento do traste é a confecção da cavidade o mais justa possível.
Até agora não houve levantamento dos trastes que instalei.
Trastes da Gotoh ou Sanko são bem maleáveis, não acredito que após a instalação apliquem força necessária para subir o centro. Mesmo os mais rígidos como os Dunlop 6000, 6100 e 6105 e os modelos da Condor não teriam tal força após a prensagem.
Ainda não trabalhei com os de inox. Nestes acredito que este procedimento não seja adequado.

Adendo: estes trastes da Condor são muito bons, recomendo. São bem mais em conta que os Dunlop.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #16 : 01 de Março de 2017, as 12:46:46 »

Até agora não houve levantamento dos trastes que instalei.

Se houver espaço ele não levanta, na verdade ele assenta ainda mais com a pressão dos dedos do músico em pouco tempo de uso.

Latão? Como assim?
« Última modificação: 01 de Março de 2017, as 14:13:27 por xformer » Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #17 : 01 de Março de 2017, as 13:43:56 »

Fiz com latão uma peça com raio 12" + espessura da coroa e o lado oposto é plano. Assim, dá para prensar para que todos assentem mais ou menos na mesma altura. Ajuda bastante na retífica, pois reduz em muito a retirada de material.
O Miguel da Luthierexpress tem isto como "Fret Press Cauls".
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #18 : 01 de Março de 2017, as 15:54:45 »

Mais ou menos assim:


Com toda certeza o trabalho é bem mais rápido e limpo.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #19 : 01 de Março de 2017, as 15:58:13 »

E pra refazer a coroa dos trastes pessoal ? Como fazem ? (Sim, eu sei que tem lima específica) Mas, gostaria de saber até onde limar pra não correr o risco de retornar com o problema de um ficar mais alto que o outro limando-os um muito mais que o outro...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #20 : 01 de Março de 2017, as 17:24:42 »

Bossman

Você se refere a após nivelar os trastes que eles ficam achatados no topo né?

Pois bem, eu limo apenas as laterais deixando a parte central (+- 1mm), para isso eu uso uma lima pequena triangular, a intenção aqui é aparar os cantos, finalizo com lixas d'agua 250, 400, 650 e 1000.

Uma etapa intermediária (e trabalhosa) é conferir tudo com um fret rocker (comprei no ebay ou no aliexpress... não lembro) e fazer pequenas correções, faço isto antes e depois das lixas, é como mostra a imagem, vai comparando de 3 em 3 trastes, eu uso um marcador nos pontos que há necessidade de corrigir:



Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #21 : 01 de Março de 2017, as 19:44:07 »

Bossman

Você se refere a após nivelar os trastes que eles ficam achatados no topo né?

Pois bem, eu limo apenas as laterais deixando a parte central (+- 1mm), para isso eu uso uma lima pequena triangular, a intenção aqui é aparar os cantos, finalizo com lixas d'agua 250, 400, 650 e 1000.

Sim! Mas no meu caso aqui será diferente porque utilizarei a lima diamantada com o formato dos trastes.
E sobre as lixas? Como você as utiliza? Lixa na horizontal ou vertical os trastes?
« Última modificação: 02 de Março de 2017, as 00:22:30 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #22 : 01 de Março de 2017, as 21:50:18 »

Protejo bem a escala com fita adesiva e lixo no sentido do comprimento do traste.

Quanto a lima diamantada, o principio é o mesmo, a lima deve desgastar apenas as laterais dos trastes, mas não tem segredo, a lima de traste faz exatamente desta forma, se tem dúvida pinte o traste com pincel atômico antes de limar, você vai perceber que o desgaste inicia pelas laterais. Essas limas são muito práticas, pena que não duram muito.
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #23 : 01 de Março de 2017, as 22:37:57 »

Citar
Sim! Mas nomeu caso aqui será diferente porque utilizarei a lima diamantada com o formato dos trastes.
E sobre as lixas? Como você as utiliza? Lixa na horizontal ou vertical os trastes?

Eu tenho limas para traste da Stewmac de varias bitolas, mas, nunca usei a vera, pois, elas fazem mais estrago do que tudo, um entrastamento bem feito requer muito pouco desbaste. Proteja a escala com fita crepe e acerte as arestas com lixa 400 ou 600 e acabe com 1000, depois use uma boa massa de polimento com roda de feltro numa microrretifica, eu uso massa jacaré branca que é de baixa abrasão, antes desbaste a ponta com uma lima de quina cega.
Eu uso trastes stewmac que são de dureza média.
O ideal é caprichar no nivelamento da escala para não desbastar muito os trastes, use o taco raiado sem dó.
No youtube tem um monte de exemplos de como destruir uma escala tipo esse:
https://www.youtube.com/watch?v=FXOjk7dr8zY

Lima e pedra de amolar são inimigas de trastes.

Esqueci de mencionar, para desbastar use lixa 600 seca/umida colada num taco de madeira aplainado, passe uma caneta de cd na coroa do traste para ter o controle do desbaste!
« Última modificação: 01 de Março de 2017, as 22:55:52 por Gilmar » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 02 de Março de 2017, as 00:21:39 »

Protejo bem a escala com fita adesiva e lixo no sentido do comprimento do traste.

Quanto a lima diamantada, o principio é o mesmo, a lima deve desgastar apenas as laterais dos trastes, mas não tem segredo, a lima de traste faz exatamente desta forma, se tem dúvida pinte o traste com pincel atômico antes de limar, você vai perceber que o desgaste inicia pelas laterais. Essas limas são muito práticas, pena que não duram muito.

Humm. Entendido Eddie! Eu pensava que esta lima desgataria o traste como um todo. Agradecido pela explanação

Muito obrigado pelas explicações também Gilmar!
« Última modificação: 02 de Março de 2017, as 00:26:33 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #25 : 02 de Março de 2017, as 08:08:36 »

Humm. Entendido Eddie! Eu pensava que esta lima desgataria o traste como um todo. Agradecido pela explanação

Muito obrigado pelas explicações também Gilmar!

Para traste fino e alto ou com aspecto triangular essa lima não serve, justamente por que ela acaba desgastando o topo do traste.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #26 : 02 de Março de 2017, as 10:36:21 »

Para traste fino e alto ou com aspecto triangular essa lima não serve, justamente por que ela acaba desgastando o topo do traste.

Acho que devem existir várias "medidas" de lima.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal