True By Pass com micro-relê (baratinho e fácil)

Started by DBronson, 06 de August de 2010, as 03:41:58

Previous topic - Next topic

Sandino

*
Iniciante
Vendo essa discussão lembrei de um projeto que eu tenho de fazer bancos para efeitos usando relés e um microcontrolador. A idéia é usar o microcontrolador pra receber os comandos de pushbutton (ou uma chave DPDT de contato momentâneo, por exemplo) e chavear os relés, com um adicional que os bancos seriam gravados num cartão SD ou num pen drive, daí o usuário poderia mudar a programação dos chaveamentos de forma fácil. Se o pessoal mostrar interesse podemos tentar criar algo mais rebuscado, aproveitando enquanto são férias _
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton

xandaum

Handmaker
Olá, fovb!

Estava conversando com o DBRONSON e ele disse que se eu tivesse vários pedais já montados, nem precisava alterar nada! Mas não entendi! ???
Eu tenho que colocar a plaquinha com o relé dentro de cada um dos meus pedais? Ou fazer um box com vários relés e conectar no circuito dos pedais (aí teria que furar o box do pedal e teria mais fios no pedalboard!!!?? estou tentando entender isso! )>| queria fazer um box com umas 5 DPDTs e criar 5 opções com os pedais, por estilo...ex:
DPDT1 - clean com equalizador e compressor.
DPDT2 - clean com equalizador, wha, delay
DPDT3 - clean com tremulo, delay e chorus
DPDT4 - drive suave com booster e delay
DPDT5 - distortion, booster e equalizador

Teria que fazer como?  )>|

Desculpe a santa ignorância... :D

jorgito

Guest
Acho que ele quiz dizer que os pedais já montados já possuem as footswitch para seu acionamento ou não, nesse caso você só precisaria montar seus Loops usando o sistema de relés e distribuir seus pedais dentro deles.

xandaum

Handmaker
Quote from: jorgito on 06 de January de 2011, as 11:36:03
Acho que ele quiz dizer que os pedais já montados já possuem as footswitch para seu acionamento ou não, nesse caso você só precisaria montar seus Loops usando o sistema de relés e distribuir seus pedais dentro deles.

Pois é... :D...e como ficaria isso...é que são elas... :-)

fovb

Guest
Ahhhh, agora entendi o que você quer,  :D :D :D Mas aí já é mais complicado, teria que pensar uma meia-hora :-)

Acho que a solução (idéia) do Sandino é excelente!!! Cada chave aciona uma cadeia de pedais específica... Melhor que o loop pois a combinação de pedais poderia sem infinita, dependeria apenas da quantidade de chaves do sistema.

xandaum

Handmaker
Quote from: fovb on 06 de January de 2011, as 12:48:50
Ahhhh, agora entendi o que você quer,  :D :D :D Mas aí já é mais complicado, teria que pensar uma meia-hora :-)

Acho que a solução (idéia) do Sandino é excelente!!! Cada chave aciona uma cadeia de pedais específica... Melhor que o loop pois a combinação de pedais poderia sem infinita, dependeria apenas da quantidade de chaves do sistema.

Acho que é bem por aí que o dono do tópico quer dizer que chegou... :-) ou não!

E alguém que já montou, tem como postar um video sample??? só pra ver o projeto em ação (aplaus)

nicoguita

Guest
Pow! Muito obrigado pela ajuda galerinha! Desculpe a demora pra responder. Eu mudei de endereço e passei esse tempo todo tentando obter de forma natural uma net nova...
Mas só consegui realmente de forma sobrenatural, ou seja,,, com muita resa! rs...

Mas cá estou novamente, e se possível pra sempre.

Bom, com relação ao projeto, deu tudo certinho sim amigos! Sem ruídos indesejáveis e tudo mais!
No meu caso, eu uso pré Marshall e Efeito Tc Eletronic.
Fiz o processo sem chave, pois, a minha intenção era que os relês do meu tc eletronic e os da pelaleira controladora acionassem t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) os pedais...
E isso foi feito sem o menor problema graças a Handmades!

h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) consigo ligar 4 pedais, sendo todos controlados e programados, via relê, sem o uso de de outra pedaleira e rack caros pra se fazer isso.

Muito obrigado a todos e que isso possa ajudar muita gente. No meu caso foi a glória!

Abraços.

César. (aplaus)

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Parabéns! Fotos? (rckt
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

xandaum

Handmaker

nicoguita

Guest
Oi gente! Se interessar a alguém, que tenha a mesma necessidade que eu, terei o prazer em colocar fotos a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) sim ok? A prinípio eu não tinha caixa pra montar, então achei numa loja de 1,99, uma marmita de alumínio. usei então o nosso querido "rele", meio metro de fios, e (no meu caso) 5 femas pra plug. um jack de entrada de fonte de 9v. na lateral menor da "marmita" coloquei uma femea e na maior 4 femeas. Nas 4 femeas, ficou a 1ª o in, a 2ª o out, a 3ª o send, a 4ª o return. A femea lateral ficou no meu caso como a "chave" descrita pelo dono do tópico. unindo ou separando o negativo do sisteminha. Ficou simplesmente perfeito pro meu uso. No meu caso, meu rack Gmajor tem saídas (rele) pra trocar o canal de amplificador. E eu queria é mei oque "enganar" essa saída. Fazendo com que ela ao invés de trocar um canal de ampli ela ligasse ou desligasse a nossa "caixinha" contendo um pedal (ou mais). E foi exatamente oq aconteceu. No meu caso ficou então um relê desligando ou ligando outro relê. E assim o pedal entra na cadeia de timbres quando eu quiser, pré programado via midi. lindo isso! Graças as idéias e toques a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) propostos.
             Acredito que se o uso for com chave simples, t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dará socegadamente. Mas como eu uso apenas dois pedais, não posso fazer o teste tão fácil. Vou agora dar um exemplo de como ficou minha ligação em um patch pré-programado.

O Gmajor tem duas saídas de rele, logo eu tenho uma "caixinha(marmita)" pra um pedal overdrive BB Premp, e outra caixainha pra um compressor MXR Dynacomp.
Na minha pedaleira (Ground control Pró Voodoo Labs) o switch 3 é o "rele1" do gmajor, associado a caixinha1 que está o Overdrive.
O switch 4 é o "relê2" do Gmajor associada a caixinha2, que está o compressor.

Então eu programo como eu quero. Se eu quero disparar o over ou o comp livremente num improviso eu simplesmente piso nos switchs que eu quero e bingo! O timbre tá ali firme e forte.

E se eu quero por exemplo o clean do préamp (Marshall JMP1) com o pedal compressor, o pedal over, e um phaser do Gmajor, eu apenas pressiono os timbres e salvo em um preset.

Sendo assim, quando eu piso no switch desse preset vem todos ao mesmo tempo. sem cliques nem pops.

Exemplo.: Canal clean JMP1+Phaser Gmajor+RELE1+RELE2= Tudo numa pisada só.

LINDO! Graças a v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Abraços.

César.

designermx2

Guest
Teria como literalmente desenhar Borson? Essa sua chave simples com relê eu queria ver como ficaria.

polyvox

*
Iniciante
as imagens do primeiro post sumiram...

alguem tem ai pra disponibilizar????

outra coisa, eu andei pesquisando sobre sistemas semelhantes ao octaswitch da carl martin e encontrei alguns esquemas. um deles prontinho com esquemas dos circuitos dos footswitches, dos dipswitches, dos relês e do controlador (que usa CI), porem alguem precisaria fazer os layouts.

felfoldi

Guest
Quote from: polyvox on 29 de February de 2012, as 13:47:48
as imagens do primeiro post sumiram...

alguem tem ai pra disponibilizar????

outra coisa, eu andei pesquisando sobre sistemas semelhantes ao octaswitch da carl martin e encontrei alguns esquemas. um deles prontinho com esquemas dos circuitos dos footswitches, dos dipswitches, dos relês e do controlador (que usa CI), porem alguem precisaria fazer os layouts.

Posta os esquemas ai pra ver se conseguimos ajudar a desenhar os layouts. Mas precisa ser circuito exclusivo,pois já existem muitas opções de bypass aqui no handmades...

designermx2

Guest
Esse bypass eletrônico é paralelo a alguma chave dpdt (como o milênium) ou é o circuito completo de acionamento, desligamento e com um extra de no desligamento ser true bypass?

polyvox

*
Iniciante
mais um ponto em quetsão:

o projeto que eu tenho é de 8 loops e 8 footswitches.

se eu quiser fazer um com 10 loops e 10 footswitches, por exemplo, preciso mudar valores dos componentes e tal ( alem do CI, claro) ou bastaria apenas a "adiçao" dos loops, switches e respectivos footswitches no projeto?