Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 01:56:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: o pedal mais difícil que eu já fiz  (Lida 5881 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 11 de Março de 2017, as 16:22:08 »

Ao falar de um pedal difícil de fazer, é normal pensar em muitos componentes ou fios. Esse pedal tem exatamente 24 componentes, não tem potenciômetros ou chaves, então seria um pedal fácil de fazer, correto? Negativo! E o motivo é que é um pedal que eu sempre quis tentar fazer, e acho que muitos pensam em tentar um dia: um wah.

Usei o circuito do Colorsound Inductorless Wah controlado por um ldr. O circuito é bastante simples. O problema maior é a caixa. Eu não tenho ferramentas e nem habilidade para usá-las para fazer uma caixa usável. E, para complicar, eu tinha encomendado 10 1590A com o Felix para fazer um set de pedais só com essas caixinhas, e coloquei na cabeça que teria que fazer um wah em uma delas.

Fiz o layout no Eagle. Foi bem fácil, já fiz layouts bem mais complicados para as 1590A. Depois montei a placa.


Pedi para um amigo pintar a caixa de preto, mas sem verniz. Eu queria um preto fosco, e já que não tem verniz para proteger a tinta, arranhões vão acontecer e já aconteceram. Mas foi intencional, queria a aparência de um pedal "surrado".

Antes de pintar, eu fiz os buracos na caixa, usando uma 3pdt para acionar o wah. Eu não queria colocar o jack de alimentação na lateral da caixa, mas sim na "frente". Depois de pintada a caixa, fiz um teste para ver as posições dos componentes.


Os problemas começaram a aparecer. A 3pdt não cabia devido a posição do jack de alimentação. Isso é facilmente resolvido usando um jack menor (que eu não tenho), usando uma chave menor (tinha uma sobrando e usei) ou usando um jack com rosca externa (que depois de terminar o wah eu encontrei um perdido nas minhas coisas Bufando). Outro problema: eu não fiz medidas antes de fazer os furos e placas Batendo Cabeça. A placa não coube! E, devido à necessidade de espaço entre a placa e a tampa da caixa para caber o "bloqueador de luz", ela não poderia ficar muito próxima da tampa. Tive que colocar ela inclinada.

Hora de soldar os fios. Depois que terminei, encontrei mais dois problemas. Um foi que inverti os fios de entrada e saída, facilmente resolvido.


Para a parte mecânica do wah, fiz essas pecinhas de inox que não sei o nome Cheesy. Emprestei uma lixadeira e um disco de corte com um amigo, e foi bastante difícil fazer essas peças. Não fiz um "template" de papel Toma na Cabeça, trabalhei diretamente no inox com a lixadeira e furadeira. Também fiz tudo sozinho, sem muita habilidade. Resultado: os tamanhos não batiam e, quando conseguia um par com o tamanho certo, os furos não batiam. Depois de uma tarde inteira, consegui um par com os tamanhos corretos. Aquele outro pedaço retangular de inox foi usado para cobrir o buraco da 3pdt, que era bem maior que o buraco necessário para fixar a chave menor que eu usei. E aquele buraco feio eu fiz para passar o "bloqueador de luz" Cheesy.


O outro problema que eu descobri depois de soldar a fiação foi que o furo para aquele parafuso de fixação ficava debaixo da placa, mas eu havia colado dois pedaços de palito de dente para segurar a placa no lugar usando uma cola chamada tek bond. Para quem não conhece, fica a sugestão, é uma cola consideravelmente mais forte que o super bonder e mais barata. Tive que remover (ou seja, quebrar) os palitos de dente para prender o parafuso.

Usei a tampa da caixa como a parte do pedal onde vai o pé. Parafusei a outra "pecinha de metal que eu não sei o nome", e colei duas camadas de papelão para regular a altura dessa parte com a altura da chave, já que quando fiz as pecinhas de metal eu pensei na altura de uma 3pdt.


Hora de fazer o bloqueador de luz. Achei que não ia dar muito trabalho, mas o que ocorreu foi uma série de tentativas e erros, que durou o suficiente para ouvir um show completo do Keith Urban seguido de um show completo do Faith No More  Cheesy. Usei um clipe para papel dobrado, e colei um pedaço de cartão de visitas para ser o bloqueador.


Montei tudo e cortei o bloqueador no formato exato. Preferi cortar com ele montado pois nas tentativas que derram errado cortei fora da caixa, e quando coloquei na caixa não ficou bom.


Fiz a tampa com um pedaço de inox.


Cortei um pedaço de papelão e colei na parte onde vai o pé. Pensei em colar um epdaço de borracha, mas o papelão dá um visual diferente.


Aqui está uma foto do pedal pronto.


Foi uma experiência muito interessante, mas depois de todo esse trabalho não sei se tenho coragem de fazer outro Cheesy.
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 16:24:17 por marcao_cfh » Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #1 : 11 de Março de 2017, as 17:25:00 »

marcao_cfh... eu pensava que só eu compartilhava dessa opinião. Também montei um wah pra mim (ANTI-WAH do Craig Andertons), mas usei uma caixa 1590b, então, posso dizer que tive menos dificuldade que você. Mas, puxa vida!!! Que trabalhão!!!

Parabéns pelo trabalho.. ficou muito bom.


É proibido o uso do "internetês" !
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 18:46:12 por bossman » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 11 de Março de 2017, as 18:58:19 »

Obrigado! Realmente, dá muito trabalho. Eu tenho uma 1590B parada que está cheia de buracos (ganhei ela assim de um amigo) e pensei em usá-la como um pedal de expressão, pois assim não preciso caprichar tanto para cobrir os buracos. Depois desse wah e todo esse trabalho, mudei de ideia e acho que vou fechar os buracos dela sim Cheesy
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 11 de Março de 2017, as 19:55:10 »

Bela apresentação, e bom saber que mais alguém entrou pro time da 1590a. Faz um tempo que não tento nada novo com essas caixinhas.

Eu montei o mesmo circuito a um tempo, e com a 3pdt acabei colocando o jack de 9v do lado, assim sobrou espaço pra placa.

Sobre o pedal, tenho a impressão de que o filtro usado tem algumas limitações em relação aos pedais com indutor.
Agora quero testar um layout com um outro tipo de filtro, que apareceu por acaso em outro fórum, onde as simulações conseguiram uma resposta mais próxima de um cry baby. Talvez fazer uma nova caixinha.

Segue ai a foto da minha montagem
« Última modificação: 08 de Julho de 2017, as 08:10:14 por Thomas_h » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 11 de Março de 2017, as 20:03:32 »

Thomas, as instruções para uso do pedal estão escritas em hieroglifos ?  Precisa ser arqueólogo pra usá-lo ?  Cheesy

Pode não ser o mais difícil de fazer, mas por certo é o mais difícil de ler.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #5 : 11 de Março de 2017, as 22:07:07 »

Alguém aí, avisa o Adiel que a concorrência chegou!  Cheesy
Parabéns pelos pedais marcao_cfh e Thomas_h! Sem dúvidas, são montagens trabalhosas mas vocês as executaram muito bem!  Bravo
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 11 de Março de 2017, as 22:44:52 »

Thomas, eu pensei na apresentação como uma forma de mostrar um passo a passo, para dar algumas dicas no caso de alguém quiser se arriscar nessa montagem. Eu gosto bastante das 1590A, essa é a minha décima montagem nelas, e tem mais duas vindo da China (eu tinha um saldo no Aliexpress e usei com elas). A intenção era fazer um set só com elas, mas acabei encontrando umas latinhas de sardinha sem pintura que são lindas, então meu set vai ser misto entre 1590A e latas de sardinha.

Quanto ao circuito, sim, ele é bem limitado. Montei mais com o intuito de montar um wah mesmo. Mas deixei a ressonância um pouco mais alta, então ele não ficou exatamente um wah. Em algumas posições, determinado harmônico soa bem pronunciado.

E cá entre nós, eu tinha visto o seu wah, e usei ele como inspiração para montar o meu Cheesy mas claro que meus pedais estão longe de ficar tão bonitos quanto os seus.


Rafa, o Adiel está num nível muito acima Cheesy.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #7 : 12 de Março de 2017, as 07:53:45 »

Se você tiver interesse, estou tentando fazer algo parecido usando esse circuito aqui:



que encontrei no diystompboxes. Mais informações no site>

http://cackleberrypines.net/transmogrifox/TransmogriNotes/skwah/index.html

Se ele realmente soar como as simulações, acho que tem mais potencial que o wah da colorsound.

E sobre o Adiel, ele já chegou no próximo nível com caixinhas minúsculas, ainda espero ver uma foto da pedalboard dele com todos aqueles pedais...
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 12 de Março de 2017, as 11:56:27 »

Thomas, já tinha visto esse circuito, e realmente ele tem muito mais potencial que o da Colorsound. O da Colorsound acho que é tipo um "wah de mentira" Cheesy. Vai tentar colocar esse circuito em qual caixa?

O Adiel logo logo começa a usar jacks J2 no lugar dos J10 e J4 e parte para o SMD, vai começar a fazer pedais que podem ser usados no pedalboard ou como chaveiros Cheesy
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #9 : 21 de Agosto de 2017, as 17:41:06 »

Bem, o fórum me lembrando que se passaram 120 dias desse tópico e eu ainda não tinha terminado o wahwah do esquema que postei.
A maior parte do tempo foi esperando aparecer a peça certa de forma que eu pudesse prender a tampa sem ter que fazer furos extras e estragar o desenho.

Com uma dobradiça de aço e metal que tirei de uma fonte de computador consegui acoplar as duas partes do pedal.
Ainda cortei a caixinha pra que ela ficasse mais inclinada e facilitasse o processo. Confesso que pra quem calça mais de 40 fica um pouco difícil de usar...

fiz um layout e aí vai:
https://www.4shared.com/office/NSk921Alca/Inductorless.html
e o video pra mostrar como ficou>
https://www.youtube.com/watch?v=n7Od-5ri3T8&feature=youtu.be

acertar o formato do "shutter" é muito importante pra variação ficar boa,
esse aqui foi curvo com um corte reto pra variar do 0 ao 100k.
Com o mecanismo montado eu prendi uma caneta na parte superior e risquei o movimento numa folha pra que a curvatura ficasse correta.


E aqui algumas fotos>



faltou só colar o potenciômetro que varia o ganho do transistor na saída. Além desses também testei a variação do Q e da frequência mas o ganho tem um efeito mais agradável. Diminuir o Q ou a frequência deixa o pedal muito grave, o mesmo som de quando o calcanhar está baixo.

abraços, Thomas
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 21 de Agosto de 2017, as 18:02:42 »

Parabéns Thomas_h!

Mais uma obra de mestre!  Legal!
Registrado
ThiagoFerri
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 68

Obrigado
-Dado: 70
-Recebido: 120



« Responder #11 : 21 de Agosto de 2017, as 23:32:26 »

Malditos!!!
Agora eu quero fazer um  Sad
Registrado

- Ferri Handmades -
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #12 : 22 de Agosto de 2017, as 11:05:16 »

Parabéns galera. É muita obra de arte em um único tópico.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 22 de Agosto de 2017, as 12:07:05 »

Thomas, agora me deu vontade de fazer outro Cheesy. A dobradiça é uma ótima ideia, acho que facilita bastante. O som desse wah é bem mais interessante que o da Colorsound, realmente.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #14 : 23 de Agosto de 2017, as 20:38:12 »

Thomas, além de bonito, seu pedal ficou com um som bem bacana! Curti bastante! Parabéns!  Bravo

Só não digo que vou montar um desses porque será difícil utilizá-lo com meu pé tamanho 42.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal