Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 04:58:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fita adesiva atrapalhando a corrosão de placa  (Lida 3211 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 12 de Março de 2017, as 17:30:06 »

Oi Pessoal

Já faz tempo que eu aderi ao método da transferência de toner para fazer as placas e esta semana comprei uma plastificadora para aposentar definitivamente o ferro de passar roupa. O vídeo que deveria ir ao ar esta semana no canal da Altana Tubes seria justamente sobre o uso da plastificadora. O problema é que por uma semana inteira eu só fiz placas com defeito.

Eu já estava arrancando os cabelos para tentar entender o que deu errado. Nem com o ferro de passar estava funcionando mais. Hoje, em mais uma tentativa, a resposta veio. O defeito apareceu em uma área limpa, sem trilhas, e com a feição exata da minha impressão digital.

Fui olhar atentamente as outras quase 20 placas que corroí nos últimos 7 dias e em todas elas a falha tinha cara dos meus dedos. Nunca tive este problema antes. Resolvi assumir assepsia hospitalar. Botei luvas e fui fazer tudo de novo, com o máximo cuidado para não tocar no cobre. Desta ver o dano teve uma forma diferente. Ficou a marca da fita adesiva que eu usei para prender o papel na placa. As luvas que eu usei ficaram pegajosas. O culpado era o adesivo.

Eu sempre usei fita crepe para prender a placa, mas coloquei um desses suportes de durex na mesa e pareceu bem mais fácil usar! Dá para pegar com uma mão só, mas os dedos necessariamente tocam na cola. Em cada lugar que eu encostava o dedo com cola, ficava a marca.

Acabei de fazer uma placa nova, usando minha velha fita crepe e tudo voltou ao normal. Uma semana de dor de cabeça e trabalho perdido por conta da troca de um adesivo.

Fica aqui o relato para quem, como eu, começar a questionar a própria competência em coisas que sempre fez. Procure pela mudança. Um detalhe aparentemente insignificante pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso retumbante.

Disso sai um dado interessante! O adesivo usado em algumas fitas adesivas é resistente a corrosão, mesmo que em pequeniníssississimas quantidades.

Bom, o vídeo desta semana vai ficar para a semana que vem.

Abraços

Eduardo

PS: para quem ainda não se inscreveu no meu canal, este é o link
« Última modificação: 12 de Março de 2017, as 17:31:48 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 13 de Março de 2017, as 08:54:49 »

Fica evidente outra coisa, com a qual tive muitos problemas quando comecei a fazer placas:  colocar os dedos na parte de cobre das placas podem te dar problemas com fita adesiva ou sem!

Lavar as mãos bem lavadas com sabão antes de manipular a placa diminui bastante o problema

Não colocar os dedos sobre a placa elimina o problema. Por isso, tentem pegar as placas pelas laterais quando estão preparando para corroer.  Uma boa limpeza e secagem da placa é interessante, porque nunca se sabe quando de ácidos e gorduras corporais um vendedor de placas pode ter.

Abraços
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.032 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal