Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:11:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre disjuntor desarmando  (Lida 20642 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #15 : 26 de Março de 2017, as 11:27:47 »

Amanhã virá um responsável pela obra do andar de cima, onde ocorreu o vazamento. O dono contratou uma empresa de "impermeabilização e reformas em geral", e foi o pessoal contratado que causou todo o transtorno porque instalaram errado o registro do chuveiro. Dai ficou vazando água suficiente para alagar tudo aqui no forro de casa.

Vou ouvir o que essa pessoa tem a dizer sobre o ocorrido e o que ele acha que é. Fico com receio por conta deles não especificarem que trabalham com elétrica, mas sim "reformas em geral".

Seria muito desrespeitoso eu perguntar sobre a formação do funcionário da empresa, e caso ele seja um "faz de tudo" recusar o serviço com o argumento de que ele não seria a pessoa mais indicada para o trabalho ? 



-----
Subi um vídeo no youtube do disjuntor desarmando.

Antes ele aguentava uns 20 min (sexta-feira), agora uns 30 segundos.


https://www.youtube.com/watch?v=vOoLO8R7kjY

Conversei com um eletricista e, pelo vídeo, ele disse que o problema é no disjuntor.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 11:39:25 por alambike » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #16 : 26 de Março de 2017, as 11:53:52 »

Olá, alambike :

A situação na sua instalação é efetivamente preocupante. O disjuntor mostrado no vídeo é de 16 A, não ? Para circuito simples com illuminação e tomadas ? Então; deve estar havendo uma respeitável fuga de corrente, que no início era apenas um pouco superior aos 16 A nominais do disjuntor ( por isso o intervalo de tempo de 20 minutos para o desarme ). Como, agora, o tempo caiu para 30 s, a fuga aumentou sensivelmente. Esse é o funcionamento normal da seção térmica do disjuntor; quanto maior a sobrecorrente, menor o tempo para o desarme.

Eu sugeriria uma medição da corrente circulante com um amperímetro de gancho como foi sugerido anteriormente, mas se o disjuntor desarma mesmo sem nenhuma carga ligada, a hipótese de dano no disjuntor poderia ser inicialmente descartada ( problema na catraca do disjuntor ? difícil... ).

Uma grande probabilidade é que haja emendas feitas dentro de um dos eletrodutos. Isso efetivamente é proibido na NBR5410:

6.2.11.1.11 Os condutores devem formar trechos contínuos entre as caixas, não se admitindo emendas e
derivações senão no interior das caixas. Condutores emendados ou cuja isolação tenha sido danificada e
recomposta com fita isolante ou outro material não devem ser enfiados em eletrodutos.( NBR5410/2004 ).

A presença de água dentro do eletroduto ( pode ter entrado através de caixa de passagem durante a inundação ) pode ter dado início a um processo de fuga que provocou a carbonização do isolante e tornou a fuga maior com o passar do tempo e das tentativas de religação. O mesmo processo pode ter ocorrido dentro de uma das caixas de passagem, mas a possibilidade é mais remota. De qualquer maneira, uma fuga de > 16 A não é desprezível e deve ser averiguada o mais brevemente possível.

« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 12:17:16 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 26 de Março de 2017, as 12:20:58 »

A.Sim, note que com outras palavras você acabou apresentando exatamente o mesmo argumento da umidade/água versus fuga de corrente. E eu lhe afirmo que essas fugas podem ocorrer mesmo que não haja emendas. Ciclos térmicos do circuito provocam ressecamento do PVC. Ressecamento vem junto com microfissuras do material. Microfissuras reduzem a resistência de isolamento. Água é condutora. Pronto, encrenca feita. Quer evitar? Usa poliolefina reticulada ao invés de PVC. Ou troca o condutor isolado em PVC por condutores isolados em HEPR com cobertura de PVC.

A 5410 tem uma tabela que contém as recomendações para fatores ambientais. Água e umidade inclusive. Não tenho a norma em mãos no momento (no momento eu só tenho o cardápio da churrascaria...) mas vou ver durante a semana.

Claro que tudo isso é inferência. Não dá para ter certeza do que está havendo sem olhar a instalação. O moço que está com o problema pediu opiniões e nós as demos. Simples assim...

Ah, vapor de água condensado dentro do eletroduto não é fator crítico, porque ele tende a vaporizar rapidamente com o próprio aquecimento dos cabos, dimensionados para trabalhar a 70C (ou mais, se forem do tipo adequado). Quando falo em umidade, me refiro a um volume de água grande o suficiente para não sofrer esta "revaporização" (inventei esta palavra agora).

Alambike,  acho muita coincidência o disjuntor ter apresentado problema imediatamente após o vazamento. Mas se tem dúvida, troque. Sobre perguntar a formação do cara, não é desrespeitoso.  Mas também não leva a nada. Tem muito engenheiro incompetente por aí, como também muito "faz tudo" competente e sério. Formação acadêmica não torna as pessoas mais inteligentes, apenas mais conhecedoras da teoria...
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 12:37:09 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #18 : 26 de Março de 2017, as 12:54:23 »

Olá.

Eu leio, mas não acredito :

" ciclos térmicos "; " poliolefina reticulada "; " HEPR "; " aquecimento dos cabo a 70º C "...credo, o rapaz tem um banheiro que nem chuveiro tem. Não é demais usa cabos com isolamento especial ? E duvido que a carga instalada seja suficiente para levar os cabos à temperatura limite de operação ( 70º C ) para que a secagem se efetue.

Mas eu concordo com a última afirmação "formação acadêmica não torna as pessoas mais inteligentes, apenas mais conhecedoras da teoria..."
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #19 : 26 de Março de 2017, as 13:10:06 »

A.Sim, o comentario sobre os isolantes não foi para o Alambike, foi para você. Para ver se você pára de teimar em dizer que o efeito que eu descrevi non ecsiste.

E de uns anos para cá os banheiros dos apartamentos de São Paulo estão saindo todos assim, sem chuveiro elétrico. São a gás. Ou você tava achando que ele tomava banho de canequinha?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #20 : 26 de Março de 2017, as 13:48:42 »

Resolvi tirar o suporte da luz do banheiro que alagou para ajudar a evaporar a água, e para a minha surpresa me deparei com isso:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Os fios são maciços dos anos 70, o apartamento é antigo e a fiação muito provavelmente é a mesma! Pode ser o revestimento que for, com esse tempo todo de vida deve existir mais pontos igual o do fio verde a última imagem.

Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #21 : 26 de Março de 2017, as 13:57:18 »

Alambike,
Observe que na emenda dos cabos brancos também tem um condutor exposto.
Sugiro que estas emendas sejam todas refeitas e devidamente isoladas.
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #22 : 26 de Março de 2017, as 14:05:24 »

Eu sugeriria uma troca completa da fiação, já que o colega disse que a construção é antiga e os fios podem ser também. Se bobear vem uma leve queda de consumo com fios novos e dimensionados de acordo.

Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 26 de Março de 2017, as 14:28:12 »

Quod erat demonstrandum...
O resto do apartamento não deve estar diferente. Se ele é seu e você pretende morar bastante tempo nele, vale a pena trocar tudo.
Senão o negócio é deixar secar e torcer para não dar mais problema. Numa instalação antiga acho que vai ser difícil trocar só uma parte da fiação sem acabar danificando o resto.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #24 : 26 de Março de 2017, as 14:44:21 »

A.Sim, o comentário sobre os isolantes não foi para o Alambike, foi para você. Para ver se você para de teimar em dizer que o efeito que eu descrevi non ecsiste.

O efeito provavelmente existe, mas não é a causa do defeito apresentado. Veja nas fotos; lá estão as emendas comprometidas.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 14:46:07 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #25 : 26 de Março de 2017, as 15:03:19 »

A.Sim, o comentário sobre os isolantes não foi para o Alambike, foi para você. Para ver se você para de teimar em dizer que o efeito que eu descrevi non ecsiste.

O efeito provavelmente existe, mas não é a causa do defeito apresentado. Veja nas fotos; lá estão as emendas comprometidas.

Essas emendas eu consigo trocar. Aproveitarei que o disjuntor está desligado e tentarei arrumar. Pelo visto o sujeito que fez isso enrolou um cabo no outro e passou fita isolante.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 26 de Março de 2017, as 16:18:09 »

Essas emendas eu consigo trocar. Aproveitarei que o disjuntor está desligado e tentarei arrumar. Pelo visto o sujeito que fez isso enrolou um cabo no outro e passou fita isolante.

Não é só um disjuntor desligado.  Desligue também a chave geral ou disjuntor geral. Você não sabe quais fios estarão energizados ou não com um disjuntor apenas desligado.  Não vai morrer aí ...
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 16:19:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #27 : 26 de Março de 2017, as 16:34:28 »

Essas emendas eu consigo trocar. Aproveitarei que o disjuntor está desligado e tentarei arrumar. Pelo visto o sujeito que fez isso enrolou um cabo no outro e passou fita isolante.

Não é só um disjuntor desligado.  Desligue também a chave geral ou disjuntor geral. Você não sabe quais fios estarão energizados ou não com um disjuntor apenas desligado.  Não vai morrer aí ...

Foi exatamente o que fiz. Desliguei a chave geral e fui lá analisar com uma lanterna. Tem uns 5 fios que estão vindo da parede e não conectam em nada, começam em algum lugar e terminam ali com as pontas com fita isolante. Deixei como está, pelo visto o rapaz que virá amanhã terá um pouco de trabalho !
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #28 : 27 de Março de 2017, as 16:46:00 »

Atualizando a situação aqui de casa, vieram duas pessoas responsáveis pela obra que teve o vazamento e o disjuntor desarmou após uns minutos ligado.
O que o rapaz fez: trocou o fio que sai do disjuntor 1 (que desarmava) com o
Fio do disjuntor 2 (ambos idênticos, porém o Disjuntor 2 é responsável pela alimentação da iluminação dos outros cômodos da casa).
Faz mais de 1h que ele fez a troca dos fios e até agora está tudo, aparentemente, estável.

-----
Não teve jeito, desarmou ! Ainda bem que deu tempo de falar com o rapaz na portaria ainda!

Cenas para os próximos capitulos
« Última modificação: 27 de Março de 2017, as 17:01:21 por alambike » Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #29 : 27 de Março de 2017, as 17:24:07 »

Cheguei tarde mas minha sugestão seria exatamente essa, antes de sair medindo tudo, desmontar as luminárias e ver se está tudo ok, mas se já revolveu, ótimo. Valeu a experiência.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal