Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:45:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre disjuntor desarmando  (Lida 20639 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #45 : 29 de Março de 2017, as 17:29:36 »

Só por curiosidade: mão de obra ficou em 1400 reais fora material. Sobre o material, mandaram comprar: 1 rolo 100m de cabo 2.5mm preto , 1 rolo 100m de cabo 2.5mm azul e 1 rolo 100m de cabo 1.5mm amarelo e fita isolante.

Olá, alambike :

Vai refazer a instalação do apartamento inteiro ? Um rolo de preto e um rolo de azul ? Isso eu usei em toda a instalação da minha casa. E mais um de amarelo, para os retornos ?

Outra coisa : os disjuntores são de 16 A, não ? Então, os fios para distribuição de fase e neutro devem ser 1,5 mm.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #46 : 29 de Março de 2017, as 17:56:05 »

Ia comprar os materiais aqui do lado de casa em uma loja de materiais elétricos, mas eles não tinham quase nada (isso que eu só precisava dos fios e fita isolante). Acabei que fui na Santa Ifigênia de ônibus e trouxe tudo na mão. No início parecia leve, mas depois o cobre revelou o seu peso verdadeiro  Cheesy
Deu tudo certo, lá é o paraíso para esses produtos!


Só por curiosidade: mão de obra ficou em 1400 reais fora material. Sobre o material, mandaram comprar: 1 rolo 100m de cabo 2.5mm preto , 1 rolo 100m de cabo 2.5mm azul e 1 rolo 100m de cabo 1.5mm amarelo e fita isolante.

Olá, alambike :

Vai refazer a instalação do apartamento inteiro ? Um rolo de preto e um rolo de azul ? Isso eu usei em toda a instalação da minha casa. E mais um de amarelo, para os retornos ?

Outra coisa : os disjuntores são de 16 A, não ? Então, os fios para distribuição de fase e neutro devem ser 1,5 mm.

São 3 rolos mesmo. Azul e preto (2.5mm) e 1 branco (1.5mm - retorno)

Os disjuntores de 16A ficarão para a iluminação. Comprei um novo de 20A para as tomadas.

Não deixa os caras usarem vaselina para enfiar os cabos, ela resseca o PVC. Detergente é menos pior.Bom mesmo é silicone, mas custa caro (silicone de passar no pneu não funciona, porque não é silicone...).

Isso eu sei por experiência própria, não para passar fios pelos conduítes, mas pra passar na calha da janela do carro. Usar vaselina resolve por alguns dias até ela ressecar, mas se usar graxa de silicone (R$ 7,00 um tubinho pequeno), dura bem mais e a janela sobe e desce sem problemas e não força o motor elétrico.

Mas alguém vai fazer a secagem dos conduítes/eletrodutos antes de passarem os fios ?

Não haverá secagem dos conduítes não. Pelo menos ninguém entrou nesse detalhe. Aliás, essa é uma ótima pergunta!

« Última modificação: 29 de Março de 2017, as 17:59:39 por alambike » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #47 : 29 de Março de 2017, as 18:10:59 »

Olá.

Que eu me lembre, os circuitos de iluminação e tomadas eram de 15 A ( 16 A ) no máximo. Acima disso, são circuitos para tomadas de uso especial ( como para máquina de lavar roupa ). É o teu caso ?

300 m de fio para fazer uma reforma num setor da instalação ? Fica de olho nos caras, pois vão levar o fio !
« Última modificação: 29 de Março de 2017, as 18:12:32 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #48 : 29 de Março de 2017, as 18:20:51 »


Olá.

Que eu me lembre, os circuitos de iluminação e tomadas eram de 15 A ( 16 A ) no máximo. Acima disso, são circuitos para tomadas de uso especial ( como para máquina de lavar roupa ). É o teu caso ?

300 m de fio para fazer uma reforma num setor da instalação ? Fica de olho nos caras, pois vão levar o fio !

Os de 20A comprei para as tomadas. Combinei com os eletricistas de fazerem circuitos separados.

Uma dúvida: pode-se fazer dois circuitos para a iluminação e dois para as tomadas ? Porque caso aconteça algum problema em algum lugar, ainda poderia usar outros cômodos sem ter que ficar o quadro inteiro desligado. Não sei se é o jeito correto, mas pensei da seguinte forma: 2 disjuntores de 16A para a iluminação (1 para cada metade da casa) e os outros dois disjuntores (1 de 16A e outro de 20A) para as tomadas, sendo o de 20A para a lavanderia.

Sobre os fios, também achei um exagero. Se sobrar eu vendo o resto ou tento achar alguma finalidade. Eu sou do tipo de pessoa que fiscaliza tudo.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #49 : 29 de Março de 2017, as 21:26:35 »

O preço por metro costuma sair mais barato comprando o rolo fechado. Compraste qual marca?

Sobre o peso... cobre pesa mais que ferro...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Online Online

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #50 : 29 de Março de 2017, as 23:22:13 »

alambike, você pode fazer quantos ramos sua caixa de luz e seus conduítes permitirem (e seu bolso também).
Aqui em casa por exemplo cada ar-condicionado tem seu par de disjuntores próprio.
Tomadas / luz da sala 1 par, quartos e banheiros outro, cozinha e área de serviço outro, e por aí vai.
Sem falar, claro, nos chuveiros. Esses tem que ter um par exclusivo pra cada (a não ser que seu chuveiro seja 127V - ou aquecimento a gás  Smiley ).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #51 : 30 de Março de 2017, as 10:35:54 »

Se for refazer os circuitos das tomadas, já pense no aterramento. Fio verde ou verde-amarelo. Com certeza vai sobrar fio aí, fique de olho.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #52 : 30 de Março de 2017, as 22:28:01 »

Os eletricistas conseguiram trocar quase todos os cabos, porém o conduíte que liga o banheiro 1 ao banheiro 2, onde teve a infiltração, está obstruído. Os Fios rígidos se romperam lá dentro. Aparentemente a obstrução é no mesmo ponto. Nesse lugar provavelmente os fios oxidaram e derreteram e estão todos grudados e não estamos conseguindo desobstruir o conduíte de ferro.

Tentamos com o passa fio, depois com um arame de alambrado bem grosso.

Vocês teriam alguma ideia de como retirar essa obstrução, sem que tenhamos que quebrar tudo.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 22:29:42 por alambike » Registrado
kem
DIY Freak
******
Online Online

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #53 : 30 de Março de 2017, as 22:30:45 »

Se tiver acesso direto, sem curvas... enfia um vergalhão com força até desobstruir.
Se tiver curvas pra chegar no ponto obstruído... ai a coisa fica difícil. As vezes só retirando o pedaço do conduíte.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 22:32:23 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #54 : 30 de Março de 2017, as 22:50:49 »

Se tiver acesso direto, sem curvas... enfia um vergalhão com força até desobstruir.
Se tiver curvas pra chegar no ponto obstruído... ai a coisa fica difícil. As vezes só retirando o pedaço do conduíte.

Pensei nisso, porém há um desnível entre a entrada do conduíte e o teto. Não sendo possível colocar objetos rígidos, por isso usei o arame.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #55 : 30 de Março de 2017, as 23:19:12 »

Olá.

Só " quebrando tudo ". A sorte é que o eletroduto deve estar quase na superfície, então, não precisa quebrar muito. Dá para abrir um vão e cortar o pedaço obstruído, depois refazer o trecho com eletroduto de PVC rígido. Lamento.

Depois, conta se não tinha um fio emendado dentro do eletroduto...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #56 : 30 de Março de 2017, as 23:28:52 »

Olá.

Só " quebrando tudo ". A sorte é que o eletroduto deve estar quase na superfície, então, não precisa quebrar muito. Dá para abrir um vão e cortar o pedaço obstruído, depois refazer o trecho com eletroduto de PVC rígido. Lamento.

Depois, conta se não tinha um fio emendado dentro do eletroduto...

Tinham emendas por todas as partes !! Tinha até emenda de 7 cm porque o cabo não chegou no lugar que deveria. O conduíte de ferro passa por dentro da laje de concreto !!! Nem a marreta e a talhadeira deram conta!
Depois coloco umas fotos dos fios saíram.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #57 : 31 de Março de 2017, as 13:54:04 »

Olá.

Só " quebrando tudo ". A sorte é que o eletroduto deve estar quase na superfície, então, não precisa quebrar muito. Dá para abrir um vão e cortar o pedaço obstruído, depois refazer o trecho com eletroduto de PVC rígido. Lamento.

Depois, conta se não tinha um fio emendado dentro do eletroduto...

Tinham emendas por todas as partes !! Tinha até emenda de 7 cm porque o cabo não chegou no lugar que deveria.

Qual foi mesmo a citação anteriormente proferida ? Similis similibum curantur ? Consumatum est ? Quoties inter homines fui minus homo redii ?
« Última modificação: 31 de Março de 2017, as 14:08:39 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Online Online

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #58 : 31 de Março de 2017, as 18:48:48 »

alambike... vi isso é lembrei de você...  Evil
http://www.ebay.com/itm/142187334944
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #59 : 31 de Março de 2017, as 23:05:30 »

Kem, fala sério, um endoscópio pra que??
Se a coisa tá obstruída não há endoscópio que dê jeito.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal