Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 04:09:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Workshop básico de construção de pedais - Sugestões e dicas por favor!  (Lida 5283 vezes)
bandaid85
Visitante
« : 27 de Março de 2017, as 16:22:50 »

Olá pessoal,

Essa semana surgiu um convite para que eu ministre um workshop sobre construção de pedais em um espaço cultural muito interessante aqui em Vitória. Estou com algumas ideias, mas acho que é sempre bom ouvir sugestões e dicas do pessoal aqui do fórum, ainda mais quando se trata desse assunto.

A ideia seria um workshop básico, voltado para que os ouvintes possam ter um primeiro contato prático com a construção de pedais para que eles entendam que não é nada de outro mundo.

Pensei em fazer de modo que cada participante montasse para si um pedal durante o workshop, assim todo mundo poderia participar e ficaria bem interessante. Além disso, pretendo também apresentar alguns sites e fóruns onde eles possam encontrar mais material sobre handmades, e também algumas lojas virtuais onde comprar componentes. Estou pensando em um pedal simples, que não tenha muitos componentes mas que seja interessante, de preferência um clone de um pedal famoso, para que os ouvintes possam comparar o resultado final com o original. Provavelmente será um fuzz ou distorção. Quero fornecer todos os componentes e já chegar com a placa pronta, pois fazer a placa na hora seria bem complicado, tomaria muito tempo e, se a de algum ouvinte falhasse, ele acabaria sem ter o resultado final. A fabricação das PCIs pode ficar para um próximo workshop, se for o caso.

O valor da inscrição contemplaria um kit com todos os componentes necessários pra se montar o pedal. Tinha pensado em deixar a caixinha à escolha do participante, mas acho que vai ser mais fácil já fornecer a caixinha mesmo.

O roteiro previsto até agora é o seguinte:

- Introdução
- Apresentação dos materiais e componentes
- Segurança no uso das ferramentas
- Prática com a soldagem de componentes
- Montagem da placa do pedal
- Furação da caixa do pedal
- Montagem final do pedal e teste
- Overview das opções de acabamentos
- Indicação de sites, fóruns e lojas

O que vocês acham? Qualquer dica, crítica ou sugestão vai ser muito bem recebida.
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #1 : 27 de Março de 2017, as 17:02:33 »

Seria legal você falar bem do início até bem o fim mesmo, que seria algo mais ou menos do tipo.. falar um pouco sobre a concepção do efeito, talvez escolher um projeto e fazer, por cima, igual a Electrosmash faz de apresentar cada etapa do efeito, mostrar a ideia do chorus, delay, phaser e como os sinais são modulados e depois se juntam.. e como acabou virando aquele efeito ali.

Aí faz até chegar na parte da montagem, falando da eletrônica, depois falando da parte de acabamento, a apresentação do pedal, aí você pode falar até da parte de empreendedorismo mesmo, quem começou a fazer pra vender, talvez citar alguns exemplos, até falar de como o handmade começou aqui, seria um escopo bem amplo e bem interessante.

Falo de fazer nessa ideia pois você abrange todo tipo de público, seja casual ou entusiasta.
Registrado
bandaid85
Visitante
« Responder #2 : 27 de Março de 2017, as 17:23:56 »

Seria legal você falar bem do início até bem o fim mesmo, que seria algo mais ou menos do tipo.. falar um pouco sobre a concepção do efeito, talvez escolher um projeto e fazer, por cima, igual a Electrosmash faz de apresentar cada etapa do efeito, mostrar a ideia do chorus, delay, phaser e como os sinais são modulados e depois se juntam.. e como acabou virando aquele efeito ali.

Aí faz até chegar na parte da montagem, falando da eletrônica, depois falando da parte de acabamento, a apresentação do pedal, aí você pode falar até da parte de empreendedorismo mesmo, quem começou a fazer pra vender, talvez citar alguns exemplos, até falar de como o handmade começou aqui, seria um escopo bem amplo e bem interessante.

Falo de fazer nessa ideia pois você abrange todo tipo de público, seja casual ou entusiasta.


A minha ideia é fazer algo bem simples, mais voltado pra prática do que propriamente para a teoria. Estou partindo do princípio que os ouvintes serão majoritariamente principiantes no mundo da eletrônica, então acho melhor manter a coisa mais simples mesmo, sabe?
Registrado
Yrae
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 13



« Responder #3 : 27 de Março de 2017, as 23:09:15 »

Boa noite,

procure por "Guilherme Picafio" no youtube. É um canal muito didático e ajudará você com certeza. Já fui num workshop dele em Campinas e com certeza ele merece toda consideração pela ajuda que ele dá para o pessoal DIY e handmade.

abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 27 de Março de 2017, as 23:33:02 »

Bom... minha sugestão de pedal seria o MXR Distortion +.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 27 de Março de 2017, as 23:44:21 »

O kem deu uma boa sugestão de circuito, fácil e clássico.

Como Workshop básico é destinado a iniciantes, eu começaria por um circuito clássico mais ao mesmo tempo fácil de construir, e ainda assim que deixaria os participantes muito satisfeitos com os resultados finais.

Começaria pelo pedal "RAT" principalmente por mostrar bem a diferença do sinal que entra e o que sai (distorção).

Entraria em contato por exemplo com o Daniel Piazzetta para adquirir suas placas e licenciamento de uso.  As placas dele, da forma como estão se prestariam muito bem ao intuito pedagógico.  São de excelente qualidade, e o fato de estar com os valores de todos os componentes impressos na própria placa, facilita bastante.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #6 : 28 de Março de 2017, as 00:06:41 »

Bom... minha sugestão de pedal seria o MXR Distortion +.

De fato o Distortion é um excelente candidato a um participar de workshop, dá pra explicar da forma mais básica à mais complexa
Registrado
bandaid85
Visitante
« Responder #7 : 28 de Março de 2017, as 10:32:19 »

Yrae

Muito obrigado pela dica, o canal do cara é sensacional! Com certeza vou recomendar pro pessoal. Tem mais algum canal que você recomende?

Kem, Alfredo Padrao e visioncb

O Distortion + seria realmente um ótimo pedal, tendo poucos componentes e só dois potenciômetros. O Alfredo deu a sugestão de usar as placas do Daniel e eu já estava pensando nisso, estou querendo aproveitar que vai sair uma fornada de Big Muff agora e usar ele pro workshop. Acho que seria mais complicado e caro pro Daniel mandar fabricar 20 placas do Distortion + ou do Rat só pra mim. O que vocês acham do Big Muff? Seria um bom projeto para o workshop?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 28 de Março de 2017, as 13:58:05 »

Eu iria de Distortion+, ou alguma versão mais simplificada do Tube Screamer, como o Tube Reamer da ROG. O Big Muff não é uma construção difícil, mas, como o seu público alvo é de iniciantes possivelmente sem experiência com solda, acho que ele não se adequa por possuir um circuito maior que o Distortion+.

Outra sugestão é montar um circuito transistorizado, como um overdrive baseado no Electra, com um estágio de ganho transistorizado e diodos para clipagem. O circuito é simples e mais fácil de ser montado, pois nesse caso as ilhas nas placas podem ficar mais separadas, o que facilita a soldagem feita por iniciantes. No Distortion+, por mais que você mantenha distância entre as ilhas, há o CI, que possui distância fixa (e pequena para iniciantes) entre seus pinos. O transistor pode ter os terminais um pouco abertos para aumentar a distância entre eles.

Edit: encontrei essa página: http://www.generalguitargadgets.com/how-to-build-it/technical-help/articles/design-distortion/. Dê uma lida, provavelmente vai te ajudar bastante.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, as 14:12:34 por marcao_cfh » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #9 : 28 de Março de 2017, as 14:32:05 »

Uma vez fiz uma oficina de construção de pedais aqui na universidade em que eu trabalho. Como o pessoal era bem iniciante, optei pelo minifuzz do Bertola. Aprender a soldar direito não é simples. Então, quanto mais componentes, mais trabalho você terá e maior a probabilidade do pedal não funcionar.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, as 15:29:24 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 28 de Março de 2017, as 15:11:32 »

No bigmuff a chance de erros é muito maior.
O fuzz do Bertola é simples, mas não tem como comparar com o "original".
« Última modificação: 28 de Março de 2017, as 15:15:39 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bandaid85
Visitante
« Responder #11 : 28 de Março de 2017, as 16:18:06 »

marcao_cfh, viagem_mental e kem,

O Mini fuzz do Bertola realmente é super simples e fácil de montar, mas acho o som dele bem ruim pra ser honesto. Tinha pensado no Big Muff pela facilidade de conseguir as placas do Daniel, além de ser um pedal clássico que desperta o interesse de qualquer guitarrista. Mas realmente tenho que considerar que o ideal é que todo mundo consiga fazer o pedal funcionar. O Big Muff tem em torno de 50 componentes, o que pode se tornar cansativo e problemático para o pessoal que tem dificuldade com o ferro de solda.

O Distortion + é uma boa também, apesar do CI que pode ser mais complicado pro pessoal.

O que vocês acham do Fuzz Face NPN?

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #12 : 28 de Março de 2017, as 16:29:39 »

O que não faltam são circuitos simples que servem pro que você quer. Tem que ver um que você tenha acesso fácil a componentes e PCB.
Não acho que um CI vá trazer problemas, ainda mais com soquete.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 28 de Março de 2017, as 17:45:39 »

O mini fuzz é praticamente um bazz fuss do hemmo, que foi o primeiro pedal que eu fiz. Ele em si não tem um som muito interessante - foi bem legal eu quando montei e ele funcionou -, sem contar que não são todas as pessoas que gostam de fuzz, ainda mais de um fuzz do estilo do bazz fuss. E não seria legal as pessoas investirem tempo e dinheiro no workshop para terminar com um pedal que não gostaram e/ou não vão usar. Fazendo duas modificações bastante simples - reduzir o capacitor de entrada e adicionar um potenciômetro de ganho entre o emissor e o terra - ele fica muito melhor.

Eu iria de overdrive de 1 transistor. Simples e eficaz. Qualquer um que toque guitarra precisa ou vai precisar de um overdrive. Dê uma olhada neste outro texto: http://www.seymourduncan.com/tonefiend/wp-content/uploads/DIY-Club-Project-1-Part-14-v03.pdf. Ele todo é bastante interessante para usar como base em um mini workshop. Na página 14 tem um circuito bastante simples, com explicações simples do que faz cada componente. Só acrescentar os diodos e você tem praticamente um clone de um caríssimo Lovepedal Cheesy.

Você não poderia comparar o som dele com o original - a não ser que consiga um Les Lius ou algo do tipo, mas aí pode causar aquela impressão de "é muito mais barato montar meus próprios pedais ao invés de comprar", que não é sempre verdade e muito menos o foco do workshop -, mas vai demonstrar passo a passo como montar um pedal com som bastante bacana - e isso sim é o foco do workshop.

Quanto às placas, de qualquer maneira teria que alterar o placão do Daniel e mandar fazer novamente, pois ele possui vários circuitos e você iria querer usar só um. Faz um layout para o overdrive de 1 transistor e manda confeccionar o número necessário de placas no mesmo lugar que o Daniel mandou fazer - se eu não engano, ele fez com a Mazza G-Tec (http://mazzag-tec.com.br/). Conheço o Gustavo Mazzarin, dono da empresa, e ele é bastante profissional. Inclusive ele quem me ensinou a fazer transferência térmica de toner, a alguns anos atrás Cheesy.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 28 de Março de 2017, as 17:58:31 »

Acho boas as sugestões já dadas, Distortion+ e Tube Screamer principalmente, e hesitei bastante em sugerir algo, mas um projeto que é fácil de ser feito e entrega a um iniciante (que dificilmente terá um valvulado) um pedal que soará muito bem até empurrando um amplificador transistorizado, é o Lovepedal Purple Plexi.

O lado contra, se é que se pode chamar assim, é que este pedal tem uns controles que necessitam explicação, o tone é na verdade um controle de cor (ou de "voicing" como dizem os gringos) e o ganho drive foi projetado para ir de um JTM45 "from hell" até um JCM800 "from hell's next door".

Ou seja, ele não limpa no ganho drive, só se baixar o volume da guitarra.

Mas é um baita simulador de amplificador marshall vintage e empurra bem um transistorizado.

A placa é minúscula (cabe em qualquer caixa) e são poucos os componentes.

Aqui um link para o pdf do Güero: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=554.0;attach=1490

Vídeos : https://www.youtube.com/watch?v=ddweT7qVL9c

             https://www.youtube.com/watch?v=tWe2eiHo7FY

Abraços.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, as 18:18:45 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.067 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal