Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Agosto de 2019, as 23:39:03

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Postagem original The 100Buck  (Lida 795 vezes)
kem
Administrator
DIY Freak

« : 30 de Março de 2017, as 13:30:14 »

!!!Atenção. Esse tópico é de 2012. Os preços e os esquemas que estão nesse tópico estão desatualizados!!!

Como acabei editando o tópico do 100Buck para deixar as informações atualizadas do HB-1, deixo aqui a postagem original do 100Buck.

Em 01 de Abril de 2012, as 17:12:53:

Olá a todos.
    Como alguns sabem, entrei a pouco nesse mundo dos valvulados. É um mundo novo (apesar de antigo), e bem divertido. Tenho feito vários projetos, mas como todo valvulado, o custo nunca é baixo.
    Ando vendo vários posts aqui no HandMades de usuários que querem um projeto de amplificador valvulado de baixo custo, e que utilize transformadores comuns.
    Depois de pensar e pesquisar muito, vi que era possível, apesar da limitação da potencia que isso iria gerar. Precisaria usar válvulas que aceitassem baixa tensão de placa, e que, se possível, permitissem a ligação em serie dos filamentos. E claro, que fossem de baixo custo.
    Cheguei a um esquema que me pareceu ter futuro. Fiz e refiz os cálculos inúmeras vezes, e após um bom tempo na teoria, acabei montando-o.
    Bom... funciona, e muito bem... Ele utiliza na pré amplificação uma EF184, que nos foi (pelo menos a mim) apresentada para uso em áudio pelo Eduardo aqui mesmo no fórum. Ela esta polarizada nesse amplificador como se fosse uma EF86, coisa que a EF184 suporta sem problemas.
    Como power utilizei uma 25L6. Com uns 110V de HT, primário do transformador de saida entre 1K5 e 2K, ela da em torno de 2.2W, o suficiente para fazer um bom barulho.
    A 25L6 tem filamentos em 25V e 300mA, e a EF184 6,3V e os mesmos 300mA, o que permite a ligação em serie. A alimentação escolhida foi por DC.
    A fonte utiliza um transformador comum de 30+30V por 800mA (24VA). Para alimentar os filamentos, retificação com 2 diodos + CT. O resistor de 18R é para manter a tensão para os filamentos o mais próxima possível dos 31,3V, e deve ser ajustado para tal.
    Para alimentar o HT, foi utilizado um dobrador. Após retificação e filtragem, é entregue em B1 125V. Da mesma forma, o resistor de 33R após o dobrador é para manter B1 em torno de 125V em repouso, e também deve ser ajustado para tal.
    Na entrada eu coloquei um controle de volume com treble bleed. Ele serve como um controle de sensibilidade, sem perder agudos. Mas pode ser eliminado tudo o que esta antes do resistor de 10k, acrescentando um resistor de 1M na entrada. Para facilitar, É ISSO AQUI
    Por que o nome de 100Buck Amp? Porque é possivel monta-lo por aproximadamente R$100,00. Na Altana, a EF184 custa R$2,47, e a 25L6 R$16,00. Soquetes em torno de R$8,50 cada. São R$35,47 ai.
    Os transformadores... A Altana e a Schatz tem o de saída e o de força. O de 30+30V é possível achar em lojas de eletrônica. O de saída é um pouco mais difícil.
    Eu comprei os outros componentes da Dabi Componentes, quase vizinha da Multicomercial. Somando esses valores acima (eu não precisei compra-los - os transformadores eu fiz e as válvulas eu já tinha) deu menos de R$100,00. Pode ficar um pouco mais ou menos, dependendo de onde forem compradas as peças e claro, tem o custo do frete.
    Abaixo o esquema (clique em 100Buck.pdf para baixar o PDF com esquema e layout PTP - barra de terminais) e algumas fotos do amplificador montado.
    Como sempre, criticas e sugestões serão muito bem vindas.
    Divirtam-se.

PDF 100Buck Versão 1.2 - Nartlof

PDF 100Buck Versão 1.2 - 4Shared

Outras imagens:
Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4

Sample protótipo: http://youtu.be/WK_49baMcv8
Gravei esse só para o pessoal ter ideia do timbre do amplificador. Foi utilizada uma guitarra carvin com humbuckers de baixa saída, plugada direto no amplificador, sem pedal ou efeito nenhum. O esquema de saturar mais ou menos foi feito somente com o volume da guitarra. Na saída o falante (original) do Meteoro MSD15.

Sample do 100Buck montado pelo LeandroDKV: http://www.youtube.com/watch?v=ezziwZpwhmQ
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 15:10:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: