Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:19:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini True Reverber 1967??  (Lida 20197 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #15 : 22 de Abril de 2017, as 21:39:20 »

Renato... A distância é o suficiente pra não dar faiscamento. Mas realmente pode ter ficado perto demais pra evitar acidentes. Se bem que o trimpot mesmo tá longe da alta tensão.
Quanto ao trimpot, cada um usa um modelo. O que eu tenho o desenho é o abaixo. Não sei se as medidas são exatas, mas isso é fácil de arrumar.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyesDhthCWWRU8xK7oui4AlTYnjp9O2N56pLzP62bDJvz1KE_UdCBgQhnw

« Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 23:45:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 22 de Abril de 2017, as 23:08:02 »

É melhor deixar mais espaço entre as trilhas e ilhas de alta tensão e de baixa (no caso é negativa). Você nunca viu que em algumas placas tem até cortes e buracos na placa pra isolar melhor.








Veja acima a placa de uma fonte chaveada com esses cortes.
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 23:22:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #17 : 23 de Abril de 2017, as 00:21:19 »

Com a quantidade de informações e ajuda dos amigos com os layouts ficou claro para mim o que fazer, amanhã irei comparar os layouts postados com o equipamento que tenho em mãos  Palmas Palmas

OBS: Este amplificador estava com a placa da fonte montada e válvulas quando o dono apareceu em casa pela primeira vez junto com um amigo "curioso", ambos descreveram ruídos, som distorcido e muito baixo (o amigo dele havia mexido bastante nas ligações desta fonte antes de trazer a primeira vez para inspeção visual e pegar dicas do que fazer), eles queriam ligar o amplificador aqui em casa para demonstrar os problemas apresentados e eu me neguei a ligar pois localizei LIGAÇÕES EM CURTO dos capacitores da fonte (comprovei com multímetro e expliquei o porque não iria ligar este equipamento em minha residência sem lâmpadas série e um curto na fonte), o amigo dele falou assim "quanto tu cobra para ajeitar este amplificador?", eu não dei orçamento pois precisaria de tempo para fazer uma analise melhor do mesmo e ambos levaram o amplificador embora, mas eu avisei a eles que só poderiam ligar novamente aquele amplificador se retirassem o curto da fonte (terminais de capacitores fechando curto) depois meses depois o dono trouxe a minhas mãos já nesse estado que veem nas fotos. As válvulas e placa da fonte parecem está com o amigo dele e ele está tentando trazer a mim.

Obrigado pela ajuda de todos, estou aprendendo muito com vocês e estou super grato
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 00:36:58 por emanuelneto » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #18 : 23 de Abril de 2017, as 00:58:32 »

É melhor deixar mais espaço entre as trilhas e ilhas de alta tensão e de baixa (no caso é negativa). Você nunca viu que em algumas placas tem até cortes e buracos na placa pra isolar melhor.
Seja feita a vossa vontade!!!  Tongue
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.msg175307#msg175307
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 23:28:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #19 : 23 de Abril de 2017, as 08:52:41 »

Emanuelneto

Esse é um negócio complicado. Provavelmente seu cliente não tem muitos meios e por isso começou tentando uma gambiarra com um "amigo entendido no assunto". É sempre complicado fazer negócios com clientes desse perfil. Quando você tiver todas as peças em mãos (incluindo a placa da fonte que o outro está "consertando") aí sim é possível fazer um orçamento correto.

Fale para o seu cliente que só com todos os componentes em mãos é que é possível fazer uma boa avaliação, sob a pena de que o custa suba muito.

O que você pode fazer agora é medir se os transformadores estão operantes, com medidas de resistência dos fios e ligação com lâmpada em série para ver se não estão em curto interno.
Cuidado com os cabos de ligação dos transformadores. Nessa altura já devem estar ressecados e com o isolamento quebradiço. Isso para dar um curto circuito é muito fácil.

As válvulas de saída tem grande chance de estar também em péssimas condições. Faça o melhor possível para testá-las.

Não deixe de dar um orçamento que inclua todos os detalhes, pois depois que um "curioso" faz suas besteiras o trabalho dobra.

Fale tudo isso ao cliente. O pior que pode acontecer é que ele não aprove o orçamento.

Kem

Espere a situação ficar definida antes de continuar com o layout.

 Legal!
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #20 : 23 de Abril de 2017, as 10:08:05 »

Obrigado Matec, o cliente já está ciente disto, o "curioso" é um amigo dele que ainda não devolveu a placa da fonte e válvulas e estou aguardando (se é que essa placa e válvulas ainda existem pois ele ficou de trazer já faz alguns dias e não trouxe ainda), falei para o cliente que o máximo que eu poderia fazer no momento era verificar se os transformadores estão em boas condições (com certeza que lâmpadas séries pois esses bichinhos são perigosos ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ), inclusive eu passei o link desta discussão para ele está ciente e com transparência do que será feito em seu amplificador. Com as dicas dadas aqui pelos amigos eu tenho certeza que consigo fazer o reparo deste amplificador 100%, mas vou depender do cliente aprovar o orçamento pois o serviço é bem brabo, os altos falantes parecem bom e medem aproximadamente 4 ohms cada um... no momento eu estou comparando o esquema do pre postado por você e logo confirmo se os componentes e ligações batem.

Obrigado
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 23 de Abril de 2017, as 14:25:09 »

Kem

Espere a situação ficar definida antes de continuar com o layout.

 Legal!
Não esquenta. Você sabe que ele já tava pronto, e nem tá 100% adequado a esse amplificador. Tô tentando fazer um layout que sirva, com poucas modificações, a maioria dos Gianninis.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #22 : 23 de Abril de 2017, as 15:31:28 »

Deu um certo trabalho, mas o esquema do pré está certo com o amplificador. Durante a checagem percebi algumas alterações feitas ao longo do tempo e alguns componentes danificados como capacitores e o transformador AG4004 do reverb não dar continuidade. Em breve vou tirar fora todos os transformadores e testa-los
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 23 de Abril de 2017, as 16:20:20 »

Deu um certo trabalho, mas o esquema do pré está certo com o amplificador. Durante a checagem percebi algumas alterações feitas ao longo do tempo e alguns componentes danificados como capacitores e o transformador AG4004 do reverb não dar continuidade. Em breve vou tirar fora todos os transformadores e testa-los

Ok

-O transformador de força FG 4001 tem as seguintes especificações:
Primário : 0-120-240V
Secundário HT: 370V - 60V - CT - 370V
Secundário filamentos 3,15V - CT - 3,15V


(Após ler um tópico excelente sobre a engenharia reversa desse transformador FG-4001, vou modificar as especificações que eu vinha divulgando, e que valem exatamente para esse caso)

O transformador de força FG 4001 tem as seguintes especificações:

Primário : 0-110-220V

Secundário HT: 345V - 57V - CT - 345V
Secundário filamentos 3,3V - CT - 3,3V

 (Valores aproximados que dependem da tensão da rede)
------------------------------------------

-O transformador de saída deve ter:

Primário 3800ohms P-P

Secundários de 6 e 8 Ohms; o que dá uma relação de espiras aproximada de 21,7 para 8 ohms e 25 para 6 ohms. Lembrado que esses falantes de saída devem estar ligados para dar uma impedância de 6 Ohms no total.
-----------------------------------------------

-O choque pode ser verificado medindo a resistência DC (menos de 100 ohms) e se tem um isolamento total do núcleo.
-----------------------------------------------

-O transformador de áudio AG 4004 para o reverber é um transformador SE de 22000 ohms no primário e 8ohms no secundário (que parece que está rompido o primário...)

 Smiley
« Última modificação: 03 de Maio de 2017, as 23:07:13 por Matec » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #24 : 24 de Abril de 2017, as 13:00:02 »


Ok

(Após ler um tópico excelente sobre a engenharia reversa desse transformador FG-4001, vou modificar as especificações que eu vinha divulgando, e que valem exatamente para esse caso)

O transformador de força FG 4001 tem as seguintes especificações:

Primário : 0-110-220V

Secundário HT: 345V - 57V - CT - 345V
Secundário filamentos 3,3V - CT - 3,3V


 (Valores aproximados que dependem da tensão da rede)

Fiz as medições usando lâmpadas série (caso houvesse curto)

Minha rede hoje mediu 129VAC

Secundário HT: 405V - 66V - CT - 405V
Secundário filamentos 3,83V - CT - 3,83V
« Última modificação: 15 de Setembro de 2017, as 17:42:28 por Matec » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #25 : 24 de Abril de 2017, as 15:19:59 »

Com essas tensões começa a ficar arriscado tratar desse amplificador.


O ideal seria refazer o transformador de força, para as tensões da região. (0-127v-220v ?)


Ou então utilizar um autotransformador para ajustar de 127v para 120v (melhor 117V).

 Smiley
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #26 : 26 de Abril de 2017, as 09:08:31 »

Só um pitaco...

Pela idade do amplificador e as alterações nas tensões, eu diria que ele é o antigo 110 volts.

Abraços.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #27 : 26 de Abril de 2017, as 13:17:58 »

Vou encaixotar o amplificador para não ficar aberto aqui em casa ocupando espaço, o dono ainda está aguardando o amigo devolver a placa da fonte (se é que ela ainda existe)
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #28 : 28 de Abril de 2017, as 22:04:38 »

Há muito tempo atrás, eu vi um desses Gianinni True Reverber, não pude tocar nele, mas, escutei o som e era maravilhoso, digno de um Fender.

Só que existe uma diferença importante entre esse True Reverber postado no tópico e o que eu vi:
Esse do Emanuelneto utiliza 6 alto falantes Novik com imãs cerâmicos, enquanto que o que eu vi e curtí utilizava 5 alto falantes Philips com imãs de alnico.

Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #29 : 01 de Maio de 2017, as 17:45:18 »

Peças do amplificado Giannini True Reverber 1967 que chegaram hoje, desmontado, válvula quebrada. Provavelmente aproveitarei somente a placa e válvulas que funcionarem, o resto vai pro lixo

OBS: dividir o orçamento em duas partes (power+saída e pré), o cliente aprovou a primeira etapa (novo power/saída, mas a placa será a mesma), custo das peças é do cliente (incluindo fio esmaltados de cobre para enrolar os transformadores)









Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal