Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 18:36:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvidas de principiante  (Lida 8996 vezes)
andrezones
Visitante
« : 10 de Agosto de 2010, as 13:13:44 »

Olá Handmaders!
Sou novo aqui e abri este tópico com o intuito de tirar algumas dúvidas pra quem ta começando, assim como eu...
Não entendo absolutamente nada de eletronica mas estou bem empolgado para montar pedais. Vou começar montando o Mini Fuzz do Bertola, que já li a respeito e me pareceu ser o ideal para entrar neste mundo.. Em tutoriais, vi como se faz uma plaquinha com ferro de passar roupa e como fazer uma boa solda, mas ainda tenho muitas dúvidas que talvez ajudem outros na minha situação..
Algumas simples são o que é necessário para começar? Qual o ferro de solda ideal? Precisa usar pasta na solda? Para estes projetos em fenolite é necessário o uso de verniz? Existe uma "marca" boa de componentes? Como saber o que é bom e o que é ruim? Onde posso conseguir um tutorial ou glossário dos componentes, leio aqui muitas nomenclaturas tipo xyz123 que não faço idéia do que seja...
Me desculpem por tantas questões de uma só vez mas já fico muito agradecido de poder ler o que postam e ter esta fonte de conhecimento tão perto do meu alcance.
Agradeço a todos o espaço!
Abraço
André
Registrado
nildo
Visitante
« Responder #1 : 10 de Agosto de 2010, as 14:00:12 »

tenho a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) algum material parara lhe ajudar...foi retirado da "nova eletronica" Palmas
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #2 : 10 de Agosto de 2010, as 14:15:26 »

Olá bem vindo
sobre o que é nescessario para começar

se você não tem nenhuma ferramenta ai
seria bom um kit desses aqui para confecção da placa
http://www.soldafria.com.br/kit-para-confeccao-de-pci-suekit-ck-15-p-1366.html
ferro de solda seria bom de 25 ou 30watts
tambem é bom ter alicate de corte, alicate de bico etc
pasta de solda mas é opcional

sobre o verniz da pra usar caseiro (breu + alcool)

sobre marca dos componentes, tem varios fabricantes de componentes com qualidade parecida
e como saber se é bom ou ruim só você poderá dizer

as outras dúvidas você podera sanar pesquisando no forum antigo
na seção iniciantes
e tambem aqui
http://handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=5&Itemid=46


Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
andrezones
Visitante
« Responder #3 : 10 de Agosto de 2010, as 20:08:27 »

tenho a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) algum material parara lhe ajudar...foi retirado da "nova eletronica" Palmas


Muito interessante, vai me ajudar bastante!
Valeu!
abs

Mensagem Mesclada
Olá bem vindo
sobre o que é nescessario para começar

se você não tem nenhuma ferramenta ai
seria bom um kit desses aqui para confecção da placa
http://www.soldafria.com.br/kit-para-confeccao-de-pci-suekit-ck-15-p-1366.html
ferro de solda seria bom de 25 ou 30watts
tambem é bom ter alicate de corte, alicate de bico etc
pasta de solda mas é opcional

sobre o verniz da pra usar caseiro (breu + alcool)

sobre marca dos componentes, tem varios fabricantes de componentes com qualidade parecida
e como saber se é bom ou ruim só você poderá dizer

as outras dúvidas você podera sanar pesquisando no forum antigo
na seção iniciantes
e tambem aqui
http://handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=5&Itemid=46





Opa, bacana este kit ein!!
Tenho os alicates, uma mini morça pra prender a placa mas o ferro foi boa dica, o que tinha disponível era de 60w, achei meio forte...
Mais pra frente, quando começar a compor a placa, pergunto como passar o verniz, se antes de soldar ou depois..Como se aplica etc..
Não sei usar o fórum antigo muito bem, não encontrei uma ferramenta de busca, portanto minha pesquisa ainda é dificultosa por lá mas assim que encontrar dou uma dechavada..
Obrigado pelas dicas!
Abs
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, as 20:14:19 por andrezones » Registrado
Marcel.
Visitante
Q
« Responder #4 : 15 de Agosto de 2010, as 13:27:27 »

Procura no Youtube que tem uns videos mostrando como fazer a placa. Vc deve até, inclusive, achar um que o Plautz fez.

Minhas indicações:
 - Ferro de solda de 30w "ponta de caneta";
 - Não precisa de pasta de solda;
 - Sim, é necessário o uso do verniz, pois, com o passar do tempo, o cobre da fenolite oxida (aplicado logo após a placa ser corroída e antes das soldagens começarem, pois o verniza ajuda na hora da solda);
 - O que é bom e o que é ruim é você quem vai dizer com sua experiência adquirida;
 - Querer glossário de componentes também já é querer demais, não acha não? As nomenclaturas variam e, que eu saiba, geralmente não seguem nenhum critério para o estabelecimento dos nomes. Com o tempo você vai se acostumando.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2010, as 13:29:40 por Marcel. » Registrado
henrybasshred
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 51

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 4



« Responder #5 : 16 de Agosto de 2010, as 18:03:21 »

Onde posso conseguir um tutorial ou glossário dos componentes, leio aqui muitas nomenclaturas tipo xyz123 que não faço idéia do que seja...

Cara o que posso te ajudar é isso(em anexo).Mais detalhadão só com o tempo....
Registrado
andrezones
Visitante
« Responder #6 : 25 de Agosto de 2010, as 13:05:34 »

Procura no Youtube que tem uns videos mostrando como fazer a placa. Vc deve até, inclusive, achar um que o Plautz fez.

Minhas indicações:
 - Ferro de solda de 30w "ponta de caneta";
 - Não precisa de pasta de solda;
 - Sim, é necessário o uso do verniz, pois, com o passar do tempo, o cobre da fenolite oxida (aplicado logo após a placa ser corroída e antes das soldagens começarem, pois o verniza ajuda na hora da solda);
 - O que é bom e o que é ruim é você quem vai dizer com sua experiência adquirida;
 - Querer glossário de componentes também já é querer demais, não acha não? As nomenclaturas variam e, que eu saiba, geralmente não seguem nenhum critério para o estabelecimento dos nomes. Com o tempo você vai se acostumando.


Valeu as dicas Marcel!
Este mes pra mim está apertado de tempo mas aos poucos estou adiquirindo o material pro mini fuzz...
Assim que começar, posto minhas experiências poraqui..
abs

Mensagem Mesclada
Onde posso conseguir um tutorial ou glossário dos componentes, leio aqui muitas nomenclaturas tipo xyz123 que não faço idéia do que seja...

Cara o que posso te ajudar é isso(em anexo).Mais detalhadão só com o tempo....


Cara, muito legal esse arquivo! Era exatamente o que eu procurava, vai me ajudar bastante!
Valeu
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, as 13:07:40 por andrezones » Registrado
andrezones
Visitante
« Responder #7 : 02 de Setembro de 2010, as 21:41:08 »

Olá pessoal!
Queria uma ajuda de vocês para comprar um multímetro.
Queria algum que fosse bacana mas não muito caro.
Alguem tem uma indicação?
Obrigado
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #8 : 02 de Setembro de 2010, as 22:33:59 »

Olá pessoal!
Queria uma ajuda de vocês para comprar um multímetro.
Queria algum que fosse bacana mas não muito caro.
Alguem tem uma indicação?
Obrigado


Vai no www.dealextreme.com e procura pelo minipa 1700 - ou:  http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.42317

É um multimetro de bolso/campo/bancada, altorange, com frequencimetro e capacimetro. Um show!!! e por menos de 30 reais.

Um abraço.
Registrado
andrezones
Visitante
« Responder #9 : 03 de Setembro de 2010, as 16:13:52 »

Olá pessoal!
Queria uma ajuda de vocês para comprar um multímetro.
Queria algum que fosse bacana mas não muito caro.
Alguem tem uma indicação?
Obrigado


Vai no www.dealextreme.com e procura pelo minipa 1700 - ou:  http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.42317

É um multimetro de bolso/campo/bancada, altorange, com frequencimetro e capacimetro. Um show!!! e por menos de 30 reais.

Um abraço.


Sensacional!
Vou ver se encontro poraqui porque não tenho Cartão de credito..Mas valeu a dica!
abs
Registrado
andrezones
Visitante
« Responder #10 : 14 de Setembro de 2010, as 11:37:52 »

Então, meu esquema para imprimir em Laser furou... Sad
Vou tentar o método da caneta mas me surgiu uma dúvida, para retirar a mesma depois do percoleto eu uso o que? Alcool?
Outra coisa, uma caneta "CD Marker" ponta média da conta do recado?
Valeu
abs
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #11 : 14 de Setembro de 2010, as 12:16:30 »

Então, meu esquema para imprimir em Laser furou... Sad
Vou tentar o método da caneta mas me surgiu uma dúvida, para retirar a mesma depois do percoleto eu uso o que? Alcool?
Outra coisa, uma caneta "CD Marker" ponta média da conta do recado?
Valeu
abs

O velho e bom bombril.


Eu, quando preciso de uma plaquinha quebra-galho, sempre uso um marcador permanente de ponta média e outro de ponta grossa. O médio para linhas em geral. O grosso eu uso pontilhando em cima das linhas existentes, pra escurecer a tinta, o que ajuda na corrosão, pois a tinta não sai (ou sai bem menos) e impede que as trilhas fiquem com falhas.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #12 : 14 de Setembro de 2010, as 12:31:04 »

Olá pessoal!
Queria uma ajuda de vocês para comprar um multímetro.
Queria algum que fosse bacana mas não muito caro.
Alguem tem uma indicação?
Obrigado


Vai no www.dealextreme.com e procura pelo minipa 1700 - ou:  http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.42317

É um multimetro de bolso/campo/bancada, altorange, com frequencimetro e capacimetro. Um show!!! e por menos de 30 reais.

Um abraço.


Ele tem capacimetro mesmo ?
Não achei com o nome minipa 1700.
se der manda o link dele, fiquei interessado.
já comprou lá ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
andrezones
Visitante
« Responder #13 : 20 de Setembro de 2010, as 13:53:52 »

Pergunta: Ao soldar um componente na PCI eu encosto o mesmo na placa ou deixo distanciado?
valeu
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #14 : 20 de Setembro de 2010, as 14:15:03 »

Resistores e diodos eu encosto na placa, capacitores deixo uma pequena sobra. Mas para você sacar melhor, veja fotos de pedais abertos.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal