Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:39:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo vídeo do Eduardo: Recuperando percloreto de ferro  (Lida 9522 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 28 de Abril de 2017, as 17:31:48 »

Oi Pessoal

Faz um tempo eu escrevi um artigo sobre a recuperação de cloreto férrico. Agora eu filmei todo o processo para incentivar mais pessoas a tentar a proeza!


           


Como recuperar percloreto de ferro usado

Aguardo os comentários.

Eduardo
« Última modificação: 26 de Novembro de 2018, as 16:36:35 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 28 de Abril de 2017, as 19:28:14 »

Olá Eduardo,
Muito didático e prático para todos nós que usamos esta solução.
Eu mesmo tenho 3 vidros de solução para recuperar - vamos para a prática agora!
Obrigado pelas dicas!
Abraços,
 Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 28 de Abril de 2017, as 19:43:03 »

Estou vendo o vídeo exatamente nesse momento. Muito bom!

Eduardo, como sugestão para o próximo vídeo, mostre como neutralizar o percloreto para fazer o descarte seguro. Sei que você já explicou o processo aqui no fórum, mas tenho certeza de que um vídeo será muito interessante e fará bastante sucesso.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #3 : 28 de Abril de 2017, as 23:17:40 »

Ótima explicação Eduardo, vídeo muito instrutivo e com conteúdo bacana. O meio ambiente agradece iniciativas como a sua!  Bravo

Uma dúvida quanto ao uso de água oxigenada no processo: qual seria a proporção de água oxigenada X solução de percloreto?
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, as 23:50:35 por rafafelix » Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 29 de Abril de 2017, as 00:09:40 »

A proposta do vídeo é interessante, mas, será que vale a pena todo esse trabalho para recuperar percloreto de ferro, cujo recipiente com 1 litro custa apenas R$11,00??
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, as 00:18:44 por Ramsay » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 29 de Abril de 2017, as 06:24:15 »

Uma dúvida quanto ao uso de água oxigenada no processo: qual seria a proporção de água oxigenada X solução de percloreto?

Usando água oxigenada, a reação é:

6 FeCl2 + 3 H2O2 => 4 FeCl3 + 2 Fe(OH)3

Você precisa de 1 mol de H2O2 para cada 2 moles de FeCl2. Imaginando que a solução original tivesse a concentração padrão de 500g/l e você vá recuperar 500ml, como eu fiz, você precisaria de aproximadamente 650ml de água oxigenada de farmácia. O problema é que, como você pode ver no vídeo, a reação não é 100% eficiente e muito H2O2 se decompõem formando O2 gasoso. Então, pode pensar em pelo menos 1 litro. Daí você termina o processo com um litro e meio de solução muito diluída e que te custou mais que o percloreto novo.

A proposta do vídeo é interessante, mas, será que vale a pena todo esse trabalho para recuperar percloreto de ferro, cujo recipiente com 1 litro custa apenas R$11,00??

Se você é daqueles que, como eu, faz uma placa a cada muito tempo e que usa a mesma solução por anos, ou  se for uma dessas fabriquetas no Brasil que joga o químico usado no ralo e pouco se importa que tipo de dano ele vá fazer esgoto abaixo, de fato não é economicamente viável. Mas se você faz corrosão em processo industrial e é obrigado por lei a pagar alguém para descartar seu rejeito corrosivo, então vale sim. Este processo recupera o cobre, que pode ser vendido, console ferro, que é barato, e gera pouco ou nenhum rejeito.

Pense numa fábrica em um país sério, que tem uma cuba de corrosão com 1000 litros (pequena para padrão industrial) e tem que pagar pela remoção do corrosivo usado e comprar novo. Pode ser mais interessante ter um processo de reciclagem autônomo.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #6 : 29 de Abril de 2017, as 11:53:05 »

Olá.

Este artigo pode ser interessante.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwiUk6um8cnTAhVPlpAKHd5QDYkQFggpMAA&url=http%3A%2F%2Fjamme.acmsse.h2.pl%2Fpapers_amme03%2F1229.pdf&usg=AFQjCNHxopmVq29u0fUIzwguVDYklkR-wQ

Curiosamente, o cloreto de cobre ( CuCl2 ) é o produto da reação do percloreto com o cobre, pois, como diz o texto https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=313&t=Recuperando-percloreto-de-ferro-usado

"Em contato com metais como o cobre ocorre a seguinte reação:

(I)  2 FeCl3 + Cu → 2 FeCl2 + CuCl2"

Logo, uma vez iniciado o uso de uma solução virgem de percloreto, temos dois corrosivos atuando junto : o FeCl3 e o CuCl2. É a presença do CuCl2 que deixa a solução cada vez mais esverdeada e possibilita prosseguir usando a solução, mesmo quando ela já está totalmente verde.

O cloreto de ferro II que resulta como subproduto da reação de corrosão é oxidado pela presença de oxigênio e regenera parcialmente a solução :

" Como vivemos em um planeta com uma atmosfera rica em oxigênio, podemos recuperar parte da força da solução apenas deixando-a em contato com o ar:

(II)  12 FeCl2 + 6 H2O + 3 O2 → 8 FeCl3 + 4 Fe(OH)3

O hidróxido férrico é aquela casca ou lodo com cor de ferrugem que se forma no fundo do frasco em que guardamos o percloreto de ferro usado."

O processo segue até que não haja mais nenhum cloreto de ferro II ou III. A partir daí, o cloreto de cobre trabalha sozinho, segundo a reação indicada no texto que sugeri, pág. 140 :

"The etching of copper with CuCl2 can be expressed by the following chemical equation;
CuCl2 + Cu -> 2 CuCl (1)
The copper surface gets attacked by CuCl2 while cuprous chloride (CuCl) is formed."

A solução só se esgota quando a concentração de CuCl2 fica muito pequena e, naturalmente, o tempo de corrosão aumenta muito. Mas é fácil regenerá-la, bastando adicionar ácido clorídrico e, eventualmente, água oxigenada :

" The chemical regeneration of waste CuCl2 is completed by adding one of the following
chemicals to spent solution [17]:

1. Chlorine Gas HCl
           2 CuCl + Cl2 -> 2 CuCl2

2. Hydrogen Peroxide and Hydrochloric Acid
           2 CuCl + H2O2 + HCl -> 2 CuCl2 + 2 H2O    "

A regeneração do CuCl2 produz... mais CuCl2. Isso significa que, iniciando com um litro de solução, dali a pouco temos 2 L. Isso, na verdade, não é um problema sério :

" The regeneration/recycle is the most important advantage of CuCl2. It is noticed that waste
CuCl2 can completely be regenerated. There are various regeneration processes available for
CuCl2. Chemical regeneration basically is being used by etching companies, due to of pure
CuCl2 price. After regeneration, surplus CuCl2 can sell to chemical companies for further
utilising. A recovery copper from spent solution by electrolytic method can be more available
for companies. This would cause no disposal problem and to sell obtained pure copper from
solution [15-17]."

« Última modificação: 10 de Junho de 2017, as 12:05:27 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 29 de Abril de 2017, as 14:52:41 »


Tem um problema aí. A reação:

CuCl2 + Cu => 2 CuCl

só funciona em meio ácido. O cloreto cuproso (CuCl) não é muito solúvel em meio neutro ou alcalino e forma uma camada protetora sobre o cobre, freando a corrosão. Para que seja possível corroer com CuCl2 é preciso haver HCl na solução para tornar o meio ácido e a concentração do sal deve ser bem alta. O processo é melhor explicado neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Q4tWEse2rDI

Está na minha lista fazer um vídeo sobre esta opção de corrosivo, que pode ser feito em casa com químicos fáceis de encontrar, mas não vou postar nada antes de testar eu mesmo a eficácia do método.

Quem for postar artigos que encontrou na internet, por favor, faça alguma pesquisa mais profunda sobre o assunto para não reproduzir informações falsas, incompletas ou recomendar coisas que ponham em risco a saúde de leigos.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #8 : 29 de Abril de 2017, as 15:19:13 »


Tem um problema aí. A reação:

CuCl2 + Cu => 2 CuCl

só funciona em meio ácido. O cloreto cuproso (CuCl) não é muito solúvel em meio neutro ou alcalino e forma uma camada protetora sobre o cobre, freando a corrosão. Para que seja possível corroer com CuCl2 é preciso haver HCl na solução para tornar o meio ácido e a concentração do sal deve ser bem alta.

A reação da corrosão do cobre pelo percloreto não é tão simples como indicada no artigo previamente citado. Em Coombs Jr., C. F. ;" Printed Circuits Handbook ", McGraw-Hill, 1967, encontra-se a reação completa à pág. 6-12 :

" At the copper surface, ferric ion oxidizes copper to cuprous chloride with formation of green ferrous chloride.

       FeCl3 + Cu ->  FeCl2 + CuCl

In the body of the solution, cuprous chloride is further oxidized to CuCl2.

       FeCl3 + CuCl -> FeCl2 + CuCl2

As cupric chloride builds up in the etching solution a disproportionation reaction takes over.

       CuCl2 + Cu -> 2 CuCl   "

Observa-se que existe uma ação conjunta do dois corrosivos ao mesmo tempo.

E, também, à pág. 6-11 :

" The composition of the etchant is principally FeCl3 in water, with concentrations ranging from 28 to 42% by weight. Free acid is present because of the hydrolysis reaction.

        FeCl3 + 3H2O  ->  Fe(OH)3 + 3 HCl    

This HCl is usually supplemented by additional amounts of HCl ( up to 5% ) to hold back the formation of insoluble precipitates of Fe(OH)3. "

Não só o meio é ácido, como o montador experiente ainda adiciona mais HCl à solução de percloreto.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 29 de Abril de 2017, as 15:41:09 »

Está correto. As reações são estas mesmas, embora fujam do escopo da discussão aqui, que é a reversão dos cloretos cúprico e cuproso de volta a cloreto férrico. Seria interessante você também narrar sua experiência pessoal com essas técnicas comparando, por exemplo, o tempo necessário para corrosão com cloreto férrico e cloreto cúprico em meio ácido.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 29 de Abril de 2017, as 15:44:13 »

Seria interessante você também narrar sua experiência pessoal com essas técnicas comparando, por exemplo, o tempo necessário para corrosão com cloreto férrico e cloreto cúprico em meio ácido.
Isso. Quanto mais opções melhor. Desde que, claro, seja com produtos fáceis de se achar no mercado e que dê pra fazer em casa sem nenhum acessório difícil de se achar. Tipo como no vídeo.
E principalmente que ninguém corra riscos de vida.
E eu sei que vocês se divertem com esse monte de fórmulas... Mas não querem deixar a coisa mais acessível pra nós reles mortais?
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, as 15:46:41 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 29 de Abril de 2017, as 17:27:21 »

E eu sei que vocês se divertem com esse monte de fórmulas... Mas não querem deixar a coisa mais acessível pra nós reles mortais?

Exato! Acho que não tem muito sentido ficar detalhando em quantas etapas cada reação acontece. Mesmo a oxidação do cloreto ferroso é mais complexa que a reação global que mostrei, mas discorrer sobre isso sem dúvida foge ao escopo do tópico e do vídeo.

Tudo o que é necessário fazer está no vídeo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #12 : 29 de Abril de 2017, as 18:18:08 »

Eduardo...
Como eu gostaria de ter me concentrado mais nas aulas de química.... certamente que eu ia gostar mais ainda do vídeo, que ficou excelente, mais uma vez.
Parabéns!! E obrigado por compartilhar seu conhecimento... meu percloreto vai durar muito mais tempo do que previa a partir de agora.  Guitarrista
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Solenoide
Visitante
« Responder #13 : 29 de Abril de 2017, as 22:40:26 »

Concordo com o Eduardo. O mais importante é a segurança. Existem vídeos na internet ensinando fazer praticamente qualquer coisa, sem a menor preocupação com a integridade física do espectador.

Sejamos sensatos, antes de efetuar qualquer procedimento, é preciso buscar informações a respeito do que pode acontecer, de acordo com aquilo que estejamos lidando.

Abraços a todos.
 
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #14 : 30 de Abril de 2017, as 06:17:03 »

Estou vendo o vídeo exatamente nesse momento. Muito bom!

Eduardo, como sugestão para o próximo vídeo, mostre como neutralizar o percloreto para fazer o descarte seguro. Sei que você já explicou o processo aqui no fórum, mas tenho certeza de que um vídeo será muito interessante e fará bastante sucesso.

Desculpe a ignorância, mas quais os riscos de não fazer o descarte seguro?? Acidentalmente 500ml deste líquido derramou de cima da mesa no.meu quintal ontem a tarde. Tem um gato de algum vizinho que ronda pelos quintais, ele subiu na mesa e derramou este líquido e eu fiquei bastante preocupado. Obrigado
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, as 14:56:08 por bossman » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal