Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 20:27:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de Amplificador SS  (Lida 8246 vezes)
MLameira
Visitante
« : 02 de Maio de 2017, as 13:02:27 »

Boa tarde Caros amigos,

Eu sou novo nestas andanças mas tenho uma ambição colossal javascript:void(0); brincadeira aparte. Sou novato e preciso de orientação pois o forum tem tanta informação (que eu acho muito bom) que me sinto desorientado.

Eu quero construir um Amplificador SS para guitarra de Jazz, que tenha uma potencia de 50W. Pode ter só o canal clean, queria fazer com equalizador e montar uma linha de saida XLR para ligar a uma mesa de mistura e se consegui-se também colocava saída para auscultador e entrada stereo para ligação de MP3.

Como certamente já perceberam, quero fazer um Polytone moderno mas sem perceber nada de electrónica.

As minhas duvidas são:
Qual caminho devo seguir?
Existe algum guia no forum que me permita aprender como criar isto?
São da opinião que devo começar com outro projecto e depois começar por este?

Obrigado.

Aos moderadores, peço desculpa se não é o sitio certo para este post... mas estou um pouco perdido... Por favor coloquem no sitio certo. Obrigado.




Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #1 : 02 de Maio de 2017, as 13:12:42 »

Olá MLameira, seja bem vindo.
O Handmades tem um ótimo projeto para amplificador Solid State para guitarra que é o C386.
A potência desejada pode ser conseguida com a combinação de impedância do alto-falante x tensão x corrente do transformador de força.
É um ótimo amplificador para som clean, mas não tem entradas para todas fontes de áudio que você quer nem saída para fones de ouvido e nem saída balanceada.
Mas creio que os mais experientes aqui podem te ajudar muito a implementar estas características no C386.
Só digo á você que o som limpo dele é perfeito, deve ficar muito bom para jazz também.

Esse é o link do projeto aqui no Handmades:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.0
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, as 13:18:29 por casacunha » Registrado
MLameira
Visitante
« Responder #2 : 02 de Maio de 2017, as 13:24:42 »

O meu muito Obrigado vou já confirmar.

As ligações acessórias posso ir adicionando conforme o grau de conhecimento Smiley penso que o projecto pode funcionar como blocos da lego. 1º ? ? ? e depois ajusta-se conforme as necessidades.

Mais uma vez muito obrigado pela resposta casacunha. Grande abraço

Não use abreviações. O sistema altera automaticamente para "? ? ?". Corrija seu texto.
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, as 15:17:28 por kem » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #3 : 02 de Maio de 2017, as 13:27:57 »

Por nada, MLameira, se tiver dificuldade em fazer as placas, existem pessoas aqui no site que fazem por encomenda.

-----
Você disse ser iniciante, e aqui encontrei um material de excelente qualidade postado por um membro muito participativo.
 da uma olhada:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3768.0
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, as 13:31:52 por casacunha » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 02 de Maio de 2017, as 13:40:11 »

Mesa de mistura = mixer
Auscultador = fone de ouvido

Pra traduzir a termos mais comuns aos brasileiros.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
MLameira
Visitante
« Responder #5 : 02 de Maio de 2017, as 15:14:34 »

Mesa de mistura = mixer
Auscultador = fone de ouvido

Pra traduzir a termos mais comuns aos brasileiros.

Obrigado xformer. Sim temos ainda a questão linguística hahaha
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 02 de Maio de 2017, as 15:22:55 »

No caso dá saída para mesa, talvez seja mais interessante um "speaker simulator" em forma de pedal do que embutido dentro do amplificador.
Vi que você não é do Brasil, mas se tiver como comprar produtos daqui, a placa do TSW seria uma boa pedida.
Ela tem 2 saidas. Você poderia usar uma para o Power e outra ligada no "speaker simulator".
A saída para fones você pode fazer com um divisor resistivo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 02 de Maio de 2017, as 23:02:36 »

MLameira, bem vindo ao forum!

Fora o TSW que o Kem sugeriu (que pode ser montado mesmo que você não tenha como comprar a placa pronta, mas apenas se tiver recursos para fazê-la, pois é complicada), uma outra opção seria este amplificador:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1447.0

Está bem documentado, tem um som ótimo (tanto "clean" como "crunch"), "full stack" e os componentes são fáceis de encontrar em qualquer lugar do mundo. Foi testado por várias pessoas (eu inclusive) e com a troca do circuito integrado e alguns outros componentes dá para aumentar a potência (isso foi bem discutido no tópico). Se a opção "crunch" não for do seu interesse, é simples de remover do circuito..

Além disso, o circuito já tem saída para fones (auscultador...) e de linha, imagino que criar uma XLR a partir daí seja possível, mas deixo para os outros colegas opinarem porque não sei como fazer.

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Yrae
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 13



« Responder #8 : 03 de Maio de 2017, as 00:22:48 »

Olá MLameira, seja bem vindo.
O Handmades tem um ótimo projeto para amplificador Solid State para guitarra que é o C386.
A potência desejada pode ser conseguida com a combinação de impedância do alto-falante x tensão x corrente do transformador de força.
É um ótimo amplificador para som clean, mas não tem entradas para todas fontes de áudio que você quer nem saída para fones de ouvido e nem saída balanceada.
Mas creio que os mais experientes aqui podem te ajudar muito a implementar estas características no C386.
Só digo á você que o som limpo dele é perfeito, deve ficar muito bom para jazz também.

Esse é o link do projeto aqui no Handmades:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.0

Boa noite galera

Pergunta:
Um amplificador para ser considerado solid state, não teria que ser projetado apenas com componentes discretos, sem uso de ci's como o citado acima?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 03 de Maio de 2017, as 08:54:46 »

Não,  um dispositivo solid state é aquele que usa componentes ativos de estado sólido ( como os semicondutores), em oposição aos dispositivos termiônicos ou mecânicos (válvulas e relés).

A segmentação que divide circuitos com chips de circuitos com componentes individuais, discretos,  é outra.

E mesmo uma montagem discreta pode ser segmentada,  pois podem haver componentes tradicionais e smd...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 03 de Maio de 2017, as 12:09:28 »

Boa noite galera

Pergunta:
Um amplificador para ser considerado solid state, não teria que ser projetado apenas com componentes discretos, sem uso de ci's como o citado acima?
Em normas gerais, solid state = silício.
E como CI = silício...
Existem puristas que não consideram um amplificador como "ALL TUBE" quando esse tem retificação por diodos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 03 de Maio de 2017, as 12:21:41 »

Eu diria que "solid state" significaria a manipulação (amplificação, bloqueio, atenuação, etc) da corrente elétrica que passaria por matéria sólida (no caso semicondutores, que não são formados apenas pelo Silício).
Já no caso do "hollow state" (oco ou vazio), é a eletrônica que usa as válvulas termoiônicas com vácuo interno, por onde transitam os elétrons submetidos a controle.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
MLameira
Visitante
« Responder #12 : 03 de Maio de 2017, as 13:21:36 »

Obrigado Finck e kem pela sugestão, vou analisar.


P.S. Eu vivo em Portugal Cheesy mas a minha língua materna é o alemão hahaha isto é uma mistura bem gira.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #13 : 03 de Maio de 2017, as 16:45:22 »

Em normas gerais, solid state = silício.

Ah, Kem, seu preconceituoso, tem germânio, MOS... Brincadeira, só para relaxar...

Existem puristas que não consideram um amplificador como "ALL TUBE" quando esse tem retificação por diodos.

Verdade. E arrisco a dizer que os mais radicais vão alegar que amplificadores que tem chaveamento de canais com algum suporte solid state não são "all tube". Radicalismo sucks...

MLameira, fica tranquilo. Tecnicamente, quem fala português "de verdade" são os portugueses. Nós brasileiros, adaptamos...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #14 : 03 de Maio de 2017, as 16:53:56 »

Vou deixar aqui a minha contribuição, esse é o mais recente projeto que desenvolvi e montei e pelo que entendi atende a todos os requisitos que ele quer,
tem 2 canais clean e drive (uma mistura do clean marshall MG30 com o drive do marshallizer do forum e o tone stack do marshall MG.
a placa de potencia também é baseada no esquema dos marshall MG50 e AVT50 utilizando um ci TDA7293 com alimentação padrão de 33Vdc simétricos com 4A.
o esquema é o mesmo dos marshall, portanto possui além da entrada do pré-amp. de guitarra, possui entrada auxiliar  estéreo para MP3/PC. Saída para fone de ouvido estéreo, saída para caixa/falante externo e saída D.I (não balanceada) para ligar numa mesa é a mesma saída com emulador de caixa usado nos marshall.
Projeto testado e funcional.
Eu batizei o projeto de MS MOD-50G
aos membros do forum se quiserem podem dar sugestões de mudanças a vontade.
segue 2 links diferentes para baixar o PDF com todas informações do projeto.
Link 1: google drive. https://drive.google.com/file/d/0BwaaF1JiIWRxWjByakowaFBhSTg/view
Link 2: Mega NZ. https://mega.nz/#!6oxjlaCa!tpuKUdGaMpjdTOjX716S722n_-hFfZ3hzPjXpS9mPTM
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, as 10:28:46 por xformer » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal