Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 05:32:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitores para valvulados  (Lida 9799 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #15 : 07 de Maio de 2017, as 22:13:19 »

Xformer, qual a ligação interna deste capacitor que voce posto? (100+100uF x 500V)
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #16 : 08 de Maio de 2017, as 00:10:14 »

Xformer, qual a ligação interna deste capacitor que voce posto? (100+100uF x 500V)
2 terminais positivos e um terminal negativo comum.  você  pode inclusive ligar os dois terminais positivos juntos formando assim um capacitor de 200uF ao invés de 2 de 100uF.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #17 : 08 de Maio de 2017, as 00:19:02 »

Perdão galera, eu informei os valores errados das capacitâncias (devo ter confundido talvez com outro esquema pois eu não estava com o meu notebook em mãos quando abrir o tópico), o amplificador em questão é um Fender Hot Rod Deluxe III e os valores originais são de 47uF por 500V e 22uF por 500V. O capacitor que eu não havia encontrado na multicomercial na verdade era o de 22uF por 500V


Mas pude observar que a fender faz a mesma associação nesta mesma placa em outro amplificador usando também resistores e no mesmo esquema disponibilizado (Deville e Deluxe compartilham da mesma placa)


Vou seguir o esquema do Deville para o Deluxe, foi uma falta de atenção minha, peço perdão a todos.

Obrigado
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, as 00:44:15 por emanuelneto » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #18 : 08 de Maio de 2017, as 06:44:10 »

Obrigado edyguitar, eu desconfiava que era assim mas não tinha certeza.
Olhando o esquema do Hot Rod de luxe III, esta fonte trabalha no limite dos capacitores...
Ja no esquema do Deluxe melhorou, mas C35 está no limite também.
Usa este arranjo para substituir todos os capacitores eletrolíticos da fonte com voltagem de 500Volts. (C31, C33, C35, C36)
Talvez tenha que pensar em uma placa adicional por falta de espaço...
Kem, e estes capacitores de 8200pF em paralelo com os diodos de retificação... (do esquema dos Fender).
Já falamos sobre eles?
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, as 07:47:15 por casacunha » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 09 de Maio de 2017, as 09:20:33 »

Kem, e estes capacitores de 8200pF em paralelo com os diodos de retificação... (do esquema dos Fender).
Já falamos sobre eles?

Sim, já foi falado sobre eles em algum tópico. Eles servem para suprimir uma parte do ruído causado pela comutação dos diodos de retificação. Podem ser de 10nF também, o importante é aguentarem a tensão (reversa e alta) que vai recair sobre os diodos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #20 : 09 de Maio de 2017, as 12:34:47 »

Olá.

Capacitores eletrolíticos com isolação de 450 V, ou até maior, deverão se tornar cada vez mais comuns, pois são usados nos corretores de fator de potência ( circuitos PFC ) das fontes chaveadas modernas. Não sei se já estão disponíveis nas lojas, mas são relativamente abundantes nas sucatas de fontes chaveadas de TVs LCD.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #21 : 10 de Maio de 2017, as 19:19:15 »

A.Sim, tenho pesquisado nas lojas, sobre capacitores, e dificilmente se acha eletrolítico com isolação acima de 450 Volts.
Somente por encomenda (importação).
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #22 : 10 de Maio de 2017, as 21:33:42 »

Eu tenho a "impressão" que existe uma limitação para a tensão máxima que um eletrolítico pode suportar, que é da ordem de 500...550 V. Vou consultar a minha biblioteca; lembro de ter lido algo nesse sentido.

Que eu lembre, os eletrolíticos do tempo da válvula nunca tinham tensão mais alta do que isso. Os clássicos TESLA, Made in Czekoslovakia, eram marcados 450/500 V ( tensão de trabalho / tensão máxima durante o ligamento ). E eu tenho a foto de um BIANCHI, Made in España, que indica 450/550 V.

-----
Sim, há uma menção à máxima tensão absoluta para a qual um capacitor eletrolítico pode ser fabricado. " The Electrolytic Capacitor "; Georgiev, A. M., 1945, declara à pág 9 :

" The upper voltage limits for single-section electrolytic capacitors are established by a number of factors ( among them the operating conditions ) discussed on Chapter XVIII. But even those units which are operated with unidirectional potentials and small ripple voltages only, i.e., under more favorable conditions, are seldom rated for
more than 500 or 600 V peak."

O Capítulo  XVIII não entra em muito detalhe sobre o assunto, mas, à pág. 139 :

" Depending on the quality of the aluminum electrode, the electrolyte, spacer, and the like, and also the operating conditions, the maximum voltage withstood by the film will vary considerably. Nevertheless, the single film on aluminum electrodes could hardly to be considered safe at peak voltages in excess of 600 V ... "

Mas eu tenho a impressão que tenho algo mais específico em outro documento.
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 13:17:46 por xformer » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 11 de Maio de 2017, as 12:42:34 »

A.Sim

Lamentamos que a máquina ás vezes não faz a distinção entre uma informação e outra.

Para simplificar, eu traduzi (google translate) seu texto para ficar mais claro:


"Os limites de tensão superior para capacitores eletrolíticos de seção única, são estabelecidos por uma série de fatores (dentre eles as condições operacionais), discutidos no Capitulo XVIII. Mas mesmo aquelas unidades que são operadas com potenciais unidirecionais e apenas pequenas tensões de ondulação, isto é, sob as condições mais favoráveis, são raramente classificadas para mais de 500 ou 600 V pico. "

Capitulo XVIII não entra em muito detalhe sobre o assunto, mas, à pág. 139 :

"Dependendo da qualidade do eletrodo de alumínio, o eletrólito, espaçador e similares, e também as condições de operação, a tensão máxima suportada pelo filme vai variar consideravelmente. No entanto, o único filme sobre eletrodos de alumínio dificilmente poderia ser considerado seguro às tensões de pico superiores a 600 V ...

Abraço
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 13:24:53 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #24 : 11 de Maio de 2017, as 12:48:45 »

Olá, Matec :

Não dá para remover " C A P " da lista de palavras proibidas ?

« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 12:50:22 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #25 : 11 de Maio de 2017, as 12:50:13 »

Ou seja, para amplificadores com HT acima de 400 volts não temos outra alternativa senão os bancos de capacitores...(usando-se a margem de 20% de tolerância).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 11 de Maio de 2017, as 13:15:53 »

Olá, Matec :

Não dá para remover " C A P " da lista de palavras proibidas ?

Oi Alexandre. Eu retirei "cap" da lista de substituição por "? ? ?".  O corretor não funciona certo sempre, ele tem alguns bugs, no caso da palavra "capítulo" dava esse problema (até eu fiquei com raiva disso). Da mesma forma "pot" e "amp" resultam em alguns problemas. O pessoal não deveria usar estes termos, pois eles tem vários sentidos e não são abreviações corretas (sem falar que tem gente que usa "cap" para capacitor e outros para captador).

Esses são exemplos de prejuízo e irritação a quem age corretamente, por causa de um remédio criado para quem não age corretamente. Sinto muito e peço desculpas.
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 13:19:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #27 : 11 de Maio de 2017, as 13:23:09 »



Oi Alexandre. Eu retirei "cap" da lista de substituição por "? ? ?".  O corretor não funciona certo sempre, ele tem alguns bugs, no caso da palavra "capítulo" dava esse problema (até eu fiquei com raiva disso). Da mesma forma "pot" e "amp" resultam em alguns problemas. O pessoal não deveria usar estes termos, pois eles tem vários sentidos e não são abreviações corretas (sem falar que tem gente que usa "cap" para capacitor e outros para captador).

Esses são exemplos de prejuízo e irritação a quem age corretamente, por causa de um remédio criado para quem não age corretamente. Sinto muito e peço desculpas.

O problema é o "í" acentuado após o "c a p". A palavra "capitulo" sem acento não é modificada.
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 13:30:35 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #28 : 11 de Maio de 2017, as 14:54:35 »

Olá.

Obrigado pela correção. Esse defeito do corretor estava me deixando muito irritado. É normal abreviar-se "capítulo" por "cap.", como eu faço, mas qualquer " capítulo " estava dando problema. Interessante é notar que o corretor tem uma lista de palavras permitidas, então ( porque " capacitor", " captador" é permitido; por que "capítulo" não era ?). " Capitulo " é aceito ( primeira pessoa do presente do indicativo do verbo " capitular" ).
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #29 : 11 de Maio de 2017, as 16:27:38 »

Meu primo chegou hoje de são paulo e me trouxe esses (tem muito mais, mas este é referente a manutenção do Fender Deluxe que usa originalmente 47uF por 500V e 22uF por 500V, seguirei o esquema do Fender Deville que eu publiquei acima. E ai? Devo continuar?Huh? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal