Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 06:17:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de Telecaster - Video  (Lida 3203 vezes)
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« : 08 de Maio de 2017, as 10:56:34 »

Bom dia amigo! Bom, há muito tempo estou sem publicar algo no site, resolvi colocar aqui um vídeo resumindo a fabricação de uma guitarra telecaster que foi objeto de estudo do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o curso de engenharia mecânica da Univasf em Juazeiro/BA. Para o corpo foi utilizado a Margosa e braço o Louro, e o objetivo maior foi demonstrar que estas madeiras podem servir para construção de instrumento de corpo sólido, no caso, a atenção ficou mais voltada para a madeira do corpo. Partindo disso foi determinado frequência de ressonância, decremento logarítmico, módulo de elasticidade e velocidade de propagação sonora em cada uma destas madeiras. O resultado logo será divulgado, as correções da parte escrita estão sendo feitas para que tenhamos o trabalho disponibilizado para quem desejar posteriormente, não vou adiantar ainda os resultados em números, mas para o que observamos tivemos boas surpresas. O captador do braço foi um P-90 que tive o prazer de fazer com a ajuda de colegas deste site e para mim ficou excelente!  Cheesy
No mais, segue o link com o vídeo no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=1njKLGSZ8B8
Vou posteriormente colocar mais vídeos com testes realizados por guitarristas da minha região. Abraço!
Registrado

Long live the King!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 08 de Maio de 2017, as 11:49:01 »

Com que peso ficou o corpo?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #2 : 08 de Maio de 2017, as 12:42:48 »

Que legal Herbert, tenho um sonho de montar uma jazzmaster, mas falta coragem e acho que nunca vou acertar o braço. Postei lá no youtube um comentário. Parabéns meu velho.
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #3 : 08 de Maio de 2017, as 14:55:37 »

Com que peso ficou o corpo?
Ficou mais pesado do que estávamos esperando, em torno de 3kg eu creio, não chegamos a pesar mas a densidade da madeira utilizada ficou na faixa de 0,64 a 0,65 g/cm³ e a madeira do braço na faixa de 0,74 g/cm³. Para mim que usava Les Paul não incomodou, aliás a única queixa que ouvimos foi em relação ao peso. Como se trata de uma tentativa teste, digamos assim, são as questões que surgem para uma eventual adequação futuramente.

Que legal Herbert, tenho um sonho de montar uma jazzmaster, mas falta coragem e acho que nunca vou acertar o braço. Postei lá no youtube um comentário. Parabéns meu velho.
Laerte, o braço realmente é a parte mais complicada, penso eu, na fabricação. O corpo é fácil e até rápido, no esquema que fizemos tiramos o formato do corpo em poucas horas, mas o braço quando se parte para a questão de arredondar a parte de trás é algo mais delicado. Neste caso eu tive o prazer de ter um amigo que praticamente nasceu dentro de uma marcenaria no interior das Alagoas e que possui um talento impar para este tipo de trabalho, até o considero um artista. Mas creio que com vontade e estudo podemos realizar coisas que parecem impossíveis, então não desanime, quando você ouve o som pela primeira vez de uma guitarra que se participa do processo é algo mágico, não dá pra descrever com palavras a sensação...hahahaha...A melhor coisa é quando as pessoas olham e ficam sem acreditar que foi feita em nossa cidade com um tronco de árvore que iria para o lixo. Fico à disposição para tirar qualquer dúvida que possa surgir! Wink
Registrado

Long live the King!
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #4 : 11 de Maio de 2017, as 20:04:33 »

Parabéns, bela guitarra. E já com Skunk Stripe. Mandou bem.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal