Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 21:48:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma Tremendão 3  (Lida 7634 vezes)
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 09 de Junho de 2017, as 00:02:24 »

 Legal! Legal! Legal!
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #1 : 09 de Junho de 2017, as 16:31:36 »

Legal! Já toquei em um desses, sempre quis restaurar um, mas acabei desistindo pelo custo e também pelo tamanho. Como funciona essas saídas do vibrato, reverb? Parece um plugue RCA, é para ligar um foot?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #2 : 09 de Junho de 2017, as 17:28:16 »

Legal! Já toquei em um desses, sempre quis restaurar um, mas acabei desistindo pelo custo e também pelo tamanho. Como funciona essas saídas do vibrato, reverb? Parece um plugue RCA, é para ligar um foot?

Os Rca´s que tem inscrito Saída e Entrada é da unidade de reverber que fica na caixa. Os outros dois são para os pedais (foots) de reverber e vibrato..
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 10 de Junho de 2017, as 13:43:50 »

esteniovarjao, qual sua ideia com esse amplificador?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #4 : 10 de Junho de 2017, as 22:18:17 »

esteniovarjao, qual sua ideia com esse amplificador?

Ele estava muito tempo encostado no sitio. Ele tem a caixa original, mas não a vi ainda. Estou querendo deixar ele funcionando. Substituir os capacitores e rever as tensões, principalmente a entrada, pois aqui é em torno de 130Vac.
Registrado
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #5 : 30 de Junho de 2017, as 20:57:09 »

Estava dando um grau aqui na sujeira do amplificador. E vi que tem vários pontos de solda no chassi. Estou pensando em criar um ponto único pra
essas ligação, tipo uma ligações, estrela ou um a barra de Bus. Dá uma melhorada nessa fiação, que bagunça...  Huh?.Vou ter que tirar os Transformadores e fazer algumas medições. Com certeza vou ter que refazer o 110Vac de entrada do de força. Vamos a bagunça... Agora estou tendo um tempinho e vou começar com o tremendão. Legal! Legal! Legal!
« Última modificação: 09 de Julho de 2017, as 03:07:47 por esteniovarjao » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 01 de Julho de 2017, as 00:49:03 »

Vai que vai, Estenio, estamos contigo.
Registrado
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #7 : 05 de Julho de 2017, as 20:10:09 »

Uma pergunta. Posso testar capacitores com um Megôhmetro? Se possível como seria essa medida?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 05 de Julho de 2017, as 20:18:27 »

Uma pergunta. Posso testar capacitores com um Megôhmetro? Se possível como seria essa medida?

Vai explodir os capacitores. Ele usa alta tensão pra testar altas resistências.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #9 : 05 de Julho de 2017, as 23:08:54 »

Uma pergunta. Posso testar capacitores com um Megôhmetro? Se possível como seria essa medida?

Vai explodir os capacitores. Ele usa alta tensão pra testar altas resistências.

Entendo. Tenho um aqui que trabalha com  250V - 500V - 1000V.....
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 06 de Julho de 2017, as 08:49:58 »

Mas que tipo de teste você quer fazer em qual tipo de capacitor ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #11 : 09 de Julho de 2017, as 03:06:46 »

Mas que tipo de teste você quer fazer em qual tipo de capacitor ?

Nos eletrolíticos da fonte.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 09 de Julho de 2017, as 12:19:53 »

Alguns testes de medidas podem ser feitos num capacitor eletrolítico: valor da capacitância (C), valor da resistência série equivalente (Resr), isolação ou resistência de fuga (Rleakage), indutância interna (Lesl). Veja o modelo abaixo:



A capacitância C é capacitância equivalente do capacitor e ela diminui com o aumento da frequência. O valor nominal é para uma frequência de 120Hz e 25°C. É o valor marcado no capacitor mas há a tolerância que pode ser de 20%, 50%, 75%.  Capacitores de alta tensão (>150V) tem tolerância menor.  Pra medir a capacitância, usa-se um capacímetro ou ponte LCR (sinal de 120Hz puro de 1Vac, a 25°C).

A resistência série equivalente é o valor ôhmico que representa as perdas do capacitor e fica em série com a capacitância. Pra baixas frequências a perda não é muito relevante como em casos de filtragem em fontes chaveadas onde a frequência é maior. A ESR varia de 1mohm em grandes capacitores até 10 ohms em capacitores pequenos.  A medição é feita com uma ponte com 120Hz e 1Vac.

A resistência de fuga é como se fosse um resistor em paralelo com o capacitor, que representa um caminho para a corrente DC ou uma perda de isolação entre as duas placas do capacitor. Essa corrente DC de fuga (que depende da tensão e da temperatura) deve ser medida com a tensão nominal do capacitor, a 25°C e um resistor de proteção de 1000 ohms em série. Depois de 5 minutos de aplicada a tensão, o valor da corrente não deve ser superior ao valor especificado. Como esse é um teste meio perigoso para capacitores de alta tensão e a corrente varia mais ou menos linearmente (Rleakage) com a tensão aplicada eu acho que é mais seguro medir com tensão menor e depois extrapolar para a tensão nominal. Além disso é perigoso queimar o miliamperímetro, se o capacitor estiver em curto (no caso meça antes com o ohmímetro, com o capacitor descarregado, a resistência inicial é baixa e vai crescendo até ficar perto de infinita se ele estiver bom).



A indutância série é independente da frequência e da temperatura e pode variar de 10-30nH para capacitores radiais, 20-50nH para os com terminais parafusados e até 200nH para os de terminais axiais.  Isso vai influir na autoressonância do capacitor.

Existem outros parâmetros e características: fator de dissipação (DF, que relaciona a reatância capacitiva com a ESR), tensão nominal, tensão de surto, tensão reversa, sobretensão transiente, corrente de ripple, absorção dielétrica, isolação da capa e aterramento, etc.  
« Última modificação: 11 de Julho de 2017, as 18:25:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #13 : 11 de Julho de 2017, as 16:50:40 »

 Huh? Huh? Valeu Xformer. Esquece o Mega.  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy. Tenho um medidor de ESR aqui. É só para testar mesmo, pois vou ter que substituir todos os eletrolíticos do amplificador.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 11 de Julho de 2017, as 18:28:54 »

Huh? Huh? Valeu Xformer. Esquece o Mega.  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy. Tenho um medidor de ESR aqui. É só para testar mesmo, pois vou ter que substituir todos os eletrolíticos do amplificador.

Não esquece de descarregar os capacitores de alta tensão. Eu levei um choque danado esta semana, quando tentava recuperar um reator eletrônico de lâmpada compacta fluorescente. Tinha um capacitor de 15uF 200V que ficou carregado e não descarregou sozinho. Tirei a plaquinha redonda e meti o dedo nos dois contatos soldados do maldito capacitor. Dói pra caramba !   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal