Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:22:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo vídeo do Eduardo: Como fazer manutenção em ventoinhas  (Lida 9825 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 16 de Junho de 2017, as 16:30:57 »

Oi Pessoal

Esta semana a ventoinha do meu no-break começou a fazer barulho. Eu só troco ventoinhas quando elas travam ou não melhoram depois de uma manutenção, mesmo porque as vezes é difícil achar uma do tamanho certo que se precisa. Enquanto eu consertava esta, resolvi fazer um vídeo sobre como fazer manutenção em ventoinhas durante o processo. O resultado pode ser visto no link abaixo


           


Como fazer manutenção em ventoinhas

Aguardo os comentários.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 16 de Junho de 2017, as 17:54:02 »

Eduardo,

Sempre muito didático, para facilitar nossa vida.
O Cooler do meu PC está muito barulhento, com certeza a lubrificação já era.  Vou fazer o procedimento descrito!

Mais uma vez, obrigado!

Abraços,

 Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
cobalto777
Visitante
« Responder #2 : 16 de Junho de 2017, as 19:40:11 »

interessantes também,tanto o hifi com as el 84? e os caixas.... Palmas Palmas Palmas
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 16 de Junho de 2017, as 21:56:51 »

Eu já fiz isso em diversas ventoinhas de PC, mas, nenhuma delas tinha selo de proteção, e tudo o que fiz foi remover a etiqueta, colocar uma gota de óleo Singer no eixo e depois recolar a etiqueta.
Mas, o que eu realmente achei interessante foi o seu sistema hi-fi totalmente valvulado.
Aquela caixa amarela com 4 válvulas seria o pré-amplificador do seu sistema de som valvulado??

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 17 de Junho de 2017, as 06:44:21 »

Eu já fiz isso em diversas ventoinhas de PC, mas, nenhuma delas tinha selo de proteção, e tudo o que fiz foi remover a etiqueta, colocar uma gota de óleo Singer no eixo e depois recolar a etiqueta.

Só colar a etiqueta de volta não adianta. O óleo vai derreter a cola da etiqueta e vazar em poucas semanas. Só não vaza logo de cara porque elas veem de fábrica praticamente secas, com apenas o mínimo de óleo necessário para funcionar. Se não tiver o selo, é só cortar um circulo pequeno de plastico e colar sobre o buraco. Depois coloca a etiqueta de volta para não perder os dados da peça.

Aquela caixa amarela com 4 válvulas seria o pré-amplificador do seu sistema de som valvulado??

Aquilo é um relógio!
« Última modificação: 17 de Junho de 2017, as 06:50:30 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 17 de Junho de 2017, as 09:05:26 »

Pô Eduardo, você usou a Dremel quando falava algo e não deu pra entender nada.   Cheesy

Tem que legendar o vídeo pra essas ocasiões.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 17 de Junho de 2017, as 10:12:00 »

Puxa! Eu tinha esquecido da legenda! Já está no ar!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 17 de Junho de 2017, as 12:40:12 »

Ah, o caso das ventoinhas...um mal necessário na Eletrônica moderna, pois ninguém mais aceita aqueles dissipadores imensos de convecção natural, não é ?

As ventoinhas têm uma vida útil bastante longa, mas eventualmente dão problema - começam a fazer barulho, perdem rotação e, por fim, até param de girar. Trocar a ventoinha seria a melhor solução, pois, inevitavelmente, as buchas de bronze nas quais o eixo gira já sofreram algum desgaste. Acontece que raramente temos outra igual à mão e adaptar uma ventoinha de tamanho diferente não é tarefa fácil.

Em 100% dos casos é sempre tentado lubrificar a ventoinha velha e pô-la de volta em serviço, como o vídeo mostra. Acontece que...não é tão simples assim; abrir a tampinha, colocar uma gota de óleo e fechar. Vai funcionar no momento, mas a chance de o problema retornar em pouco tempo ( digamos, no próximo inverno... por que será ? ) é grande.

Se investigarmos mais a fundo, veremos que o eixo de uma ventoinha com falta de lubrificação não está apenas seco, mas recoberto com uma fina camada de um resíduo sólido. Eu suspeito que esse resíduo seja uma mistura de poeira com a fina limalha de bronze do desgaste natural das buchas. Esse resíduo deve ser limpo antes de se colocar óleo no eixo, a fim de prolongar a vida útil do "conserto".

É necessário desmontar a ventoinha, retirando o anel fendido que prende o eixo, e separar a hélice do corpo da ventoinha. Com benzina ou mesmo álcool isopropílico, limpar o eixo usando papel absorvente. O furo das buchas também deve ser limpo; use um "rolinho" de papel absorvente que entre justo no furo, molhado no solvente. Limpe tudo até que não saia mais nenhum resíduo no papel. Depois, em ventoinhas realmente muito sujas, é chegada a hora de lavar as partes plásticas para remover a poeira acumulada. Feito isso, então, lubrifique o eixo e monte a hélice de volta no lugar.

Nos casos em que as buchas estão gastas em demasia ( a ventoinha continua a fazer barulho mesmo depois de lubrificada ) eu uso óleo de motor, que é mais grosso e preenche a folga do eixo. Não se deve usar graxa, pois essa contém uma parte sólida que acaba por endurecer com o tempo. E abrir uma ventoinha todo inverno, para lubrificar, convenhamos, ninguém merece...
« Última modificação: 17 de Junho de 2017, as 16:22:57 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #8 : 17 de Junho de 2017, as 13:35:32 »

Pessoal,
Apenas como uma dica a mais, existe óleo a base de Teflon, o qual quando seca fica uma película lubrificante, a qual continua com o processo de lubrificar o eixo.
Para quem tem bike (ou um amigo que tenha) existe um oleo da Finish Line que e fantastico para a aplicação.
Fica a dica  Wink
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Guilherme
Visitante
« Responder #9 : 19 de Junho de 2017, as 17:46:59 »

Se o Eduardo vestisse uma camisa colorida estilo "flower power" passaria por um integrante do Jefferson Airplane  Cheesy

Se a memória não me falha e a vista não me pisca, o amplificador que aparece no video é um stereo com PCL82, em ligação ultra-linear, retificação a vácuo, que incorpora um pré de phono RIAA além de uma seção de amplificação de linha.

Trata-se, sem sombra de duvidas, de um belo amplificador, daqueles para dar muita satisfação durante uma vida inteira.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 19 de Junho de 2017, as 18:00:24 »

Citar
Só colar a etiqueta de volta não adianta. O óleo vai derreter a cola da etiqueta e vazar em poucas semanas. Só não vaza logo de cara porque elas veem de fábrica praticamente secas, com apenas o mínimo de óleo necessário para funcionar. Se não tiver o selo, é só cortar um circulo pequeno de plastico e colar sobre o buraco. Depois coloca a etiqueta de volta para não perder os dados da peça.

Aqui no caso, eu corto um pedaço quadrado de fita mágica Scotch, coloco em cima do buraco e recoloco a etiqueta.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #11 : 20 de Junho de 2017, as 04:55:57 »

Esse processo é aplicável a ventoinhas de notebooks ?
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #12 : 20 de Junho de 2017, as 08:38:04 »

Excelente! Não tinha ideia que era tão simples!

Off-topic: não tem como não ficar babando nesse som Eduardo! Conte para nós um pouquinho sobre ele...  Anjo
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 20 de Junho de 2017, as 09:23:11 »

Off-topic: não tem como não ficar babando nesse som Eduardo! Conte para nós um pouquinho sobre ele...  Anjo

He he, eu já tive o privilégio de ouvir o som dele e ver o relógio com displays nixie funcionando, na casa dele.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 20 de Junho de 2017, as 22:13:33 »

Esse processo é aplicável a ventoinhas de notebooks ?

É sim. E de desktops também, incluindo o processador.  E placas de vídeo. Mas toma cuidado dobrado com a desmontagem. E se houver dissipador acoplado à ventoinha,  precisará limpar o assentamento dele sobre o chip e colocar pasta térmica de boa qualidade.

Ao invés de colocar óleo de máquina, eu costumo usar caneta WD40 "no mess". Mas como anda difícil de achar/caro, dá para improvisar com o WD40 normal em spray, espirrando um pouco num recipiente qualquer e usando um cotonete para aplicar. Mas é preferência pessoal, óleo de maquina funciona perfeitamente.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal