Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:56:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CI's amp op de baixa qualidade????  (Lida 23232 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #15 : 24 de Junho de 2017, as 18:22:08 »

Eu tenho 1/2 dúzia de NE5532 e de JRC4580 comprados em lojas on-line diferentes e pela baixa qualidade sonora apresentada devem ser todos falsificados.

Recentemente comprei um LM317T da ST numa loja física e ele veio com as inscrições num branco bem apagado.
E agora há pouco, seguindo o procedimento do alambike, passei não álcool, mas, acetona e o branco apagado sumiu, mas, as inscrições continuam lá porque estão em baixo relevo.
Então eu pergunto aos colegas se esse LM317T é original ou falso.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #16 : 24 de Junho de 2017, as 18:37:31 »

Eu tenho 1/2 dúzia de NE5532 e de JRC4580 comprados em lojas on-line diferentes e pela baixa qualidade sonora apresentada devem ser todos falsificados.

Recentemente comprei um LM317T da ST numa loja física e ele veio com as inscrições num branco bem apagado.
E agora há pouco, seguindo o procedimento do alambike, passei não álcool, mas, acetona e o branco apagado sumiu, mas, as inscrições continuam lá porque estão em baixo relevo.
Então eu pergunto aos colegas se esse LM317T é original ou falso.

Eu gostaria muito de ter um osciloscópio para aprimorar meus trabalhos nesse quesito de "falso" ou "verdadeiro". Talvez até mesmo os ditos originais de fábrica podem ter uma qualidade duvidosa. Muitas fábricas deixam passar muitos CIs que não estariam aptos para utilização. Por conta disso é sempre recomendável comprar  mais de 1 peça e testá-la antes de usar. No pior dos casos, onde não há nenhum instrumento de medição, uma dica seria levar em conta a "curva da banheira", que basicamente leva em conta a probabilidade de uma peça dar problema e parar de funcionar.

Esta curva é dividida em três partes: Na primeira, temos uma alta probabilidade do componente dar problema (morte prematura), na segunda parte a probabilidade diminui ao ponto do produto funcionar normalmente e, ao final, temos que a probabilidade aumenta por conta do tempo de vida útil do material (morte natural).



Links para se aprofundar: http://www.weibull.com/hotwire/issue21/hottopics21.htm
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 18:40:22 por alambike » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #17 : 24 de Junho de 2017, as 18:47:44 »

Eu tenho um osciloscópio digital e outro analógico.
Seria interessante se alguém postasse um método que permita verificar a autenticidade ou não de um semi condutor através do uso de um osciloscópio.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #18 : 24 de Junho de 2017, as 18:52:23 »

Eu tenho um osciloscópio digital e outro analógico.
Seria interessante se alguém postasse um método que permita verificar a autenticidade ou não de um semi condutor através do uso de um osciloscópio.

Qual seria a marca ? Pagou quanto por eles ? Comprou novos ou usados ?


Digitei no google: CI OP Amp Test Oscilloscope


- http://www.jensign.com/opamptest/

- Arquivo em PDF:
 
- https://circuitdigest.com/electronic-circuits/opamp-lm741-tester-circuit

- http://www.edn.com/design/test-and-measurement/4389306/The-basics-of-testing-op-amps-part-1--br--Circuits-test-key-op-amp-parameters

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 24 de Junho de 2017, as 19:03:46 »

http://sound.whsites.net/project41.htm

http://sound.whsites.net/counterfeit.htm

Foto do LM317T da ST que eu compro na Dabi:



Nessas horas, o microscópio eletrônico ajuda bastante a tirar fotos com detalhes pequenos.

Outros cis:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 19:53:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #20 : 24 de Junho de 2017, as 19:16:50 »


A figura do "Supplier Reaction to Counterfeit Claims" é muito boa haha

Sobre CIs falsos:

https://zeptobars.com/en/read/OPA627-AD744-real-vs-fake-china-ebay

Parece que este cidadão descobriu que os chineses estão comprando os AD744 e substituindo o nome por OPA627. Interessante o método comparativo dele.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 19:18:32 por alambike » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #21 : 24 de Junho de 2017, as 19:17:53 »

Olá.

A produção moderna de circuitos integrados rejeita os chips defeituosos já no wafer, antes da individualização. Por que encapsular um chip com defeito, né ? Depois do encapsulamento, é feito novo teste e somente os CIs conformes são marcados. Que se saiba, nenhum fabricante moderno vende CIs não-conformes; o que é possível é que o refugo não marcado seja vendido para quem quiser fazer uma segunda escolha e...carimbar com a sua marca. Mesmo essa prática parece pouco provável, pois ao disponibilizar CIs de segunda linha, o fabricante corre o risco de o carimbador marcar os CIs como sendo legítimos do fabricante original que vendeu os refugos.

O que pode ter acontecido com o CI em questão é que um carimbador ( mal-intencionado ou não ) tenha vendido um outro CI ( como o LM358, ou mesmo o 4558 ) carimbado com TL072. Como a corrente de polarização de entrada naqueles é muito maior, algum estágio do amplificador pode ter ficado fora de polarização. Pena que o colega tenha posto os CIs no lixo, pois poder-se-ia tirar a dúvida facilmente.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 19:25:52 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 24 de Junho de 2017, as 19:35:52 »

O que pode ter acontecido com o CI em questão é que um carimbador ( mal-intencionado ou não ) tenha vendido um outro CI ( como o LM358, ou mesmo o 4558 ) carimbado com TL072.

O que eu não entendo é ter tanto trabalho pra remarcar uma peça barata com o código de outra peça também barata e abundante.  

Mas agora lembrei que no Brasil falsificavam até moeda de 1 real.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 19:39:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #23 : 24 de Junho de 2017, as 20:14:49 »

Citar
Qual seria a marca ? Pagou quanto por eles ? Comprou novos ou usados ?
O analógico é Minipa 20 Mhz e o digital é Keysight 70 Mhz, ambos comprados novos.

Citar
Foto do LM317T da ST que eu compro na Dabi:
Tá bem parecido com o meu antes de passar acetona que tirou o branco mas, ficou um baixo relevo.
Xformer, se possível, passe um cotonete com acetona na inscrição e3 do seu e veja se some o branco e aparece um baixo relevo.

Agradeço pelos links postados, vou estudá-los.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 24 de Junho de 2017, as 20:19:36 »

Tá bem parecido com o meu antes de passar acetona que tirou o branco mas, ficou um baixo relevo.
Xformer, se possível, passe um cotonete com acetona na inscrição e3 do seu e veja se some o branco e aparece um baixo relevo.

Não é tinta, é gravação a laser. Dependendo do ângulo que se visualiza, nem se consegue ler  direito. Eu tirei a foto com o microscópio num ângulo em que a inscrição ficou bem visível.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #25 : 24 de Junho de 2017, as 20:45:57 »

O que pode ter acontecido com o CI em questão é que um carimbador ( mal-intencionado ou não ) tenha vendido um outro CI ( como o LM358, ou mesmo o 4558 ) carimbado com TL072.

O que eu não entendo é ter tanto trabalho pra remarcar uma peça barata com o código de outra peça também barata e abundante.  

Mas agora lembrei que no Brasil falsificavam até moeda de 1 real.

Por outro lado, erros acontecem. Eu encontrei, na loja local, resistores de 0,18 ohms marcados como 0,15 ohms. O lote todo. Não é erro por tolerância; o fabricante simplesmente marcou os resistores erradamente.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 24 de Junho de 2017, as 22:31:33 »

Eu já peguei muito transistor com pinagem invertida.

Mais alguns links de como testar os amplificadores operacionais (de fabricantes):

http://www.ti.com/lit/an/snoa637/snoa637.pdf

http://www.analog.com/en/analog-dialogue/articles/simple-op-amp-measurements.html

http://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/an55/an551.pdf

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #27 : 25 de Junho de 2017, as 13:28:35 »

Eu já peguei muito transistor com pinagem invertida.

Lá na escola apareceram alguns BF494 com pinagem diferente da correta ( C E B ). Com certeza, o transistor não é BF494...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #28 : 26 de Junho de 2017, as 11:31:40 »

Bom dia Camaradas.

Um pouco de informação útil.

A linha de CI TL052, TL062 , TL072 e TL082 é composta de integrados de função semelhante, mas possuem características específicas:

TL 052 - precisão / instrumentação - Dual Enhanced JFET Precision Operational Amplifier
TL 062 - baixa potência - Dual Low-Power JFET-Input General-Purpose Operational Amplifier
TL 072 - baixo ruído - Dual Low-Noise JFET-Input General-Purpose Operational Amplifier
TL 082 - Uso geral - JFET-Input Operational Amplifier

http://www.ti.com/product/tl072/description
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #29 : 26 de Junho de 2017, as 16:03:21 »

Mas convenhamos, o cara tem que ser muito otário para comprar um OPA627 por 2,70 dolares e achar que está  comprando um 627 de verdade.

Atualmente a melhor loja do planeta para se comprar semicondutores de boa qualidade é a sucata ! Se a sucata for dos '60 '70 então melhor ainda...

Um chapa me perguntou se eu tinha meia dúzia de transistores bons para testar nesses FF que rolam por aí. Peguei uma placa  de um velho amp Sansui AU101 sucateado, retirei os seis 2SC871 Mitsubishi que ela continha e dei para o cara, que ficou feliz da vida por um bom tempo.

Para se comprar semicondutores de qualidade só mesmo contando com a sorte, nem pagando mais caro é garantia de compra 100% segura.

Todavia uma boa precaução é tentar adquirir do fabricante "pai da criança". Por exemplo o TL071 e família teria que ser só da Texas, o resto é cópia, autorizada ou não, ou fake descarada. O 741 deveria ser o uA741, Fairchild, o MPF102  só da Motorola, o NE5532 e família só da Philips ou Signetics, e por ai vai. Mas isso para os China e vizinhos é fácil resolver com uma rotuladora que eles mesmos fabricam.

Uma compra quase 100% segura seria procurar por op-amps com classe de temperatura que atenda as Normas MIL ou JAN, se não me engano -55ºC...125ºC, geralmente com encapsulamento ceramico em sanduiche, mas esses caras não são comuns, exceto talvez no ebay...


Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal