Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 11:44:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CI's amp op de baixa qualidade????  (Lida 23891 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 23 de Junho de 2017, as 14:05:46 »

Tensões de -15V e +15V chegando corretamente nos pinos 4 e 8, entrada inversora e não inversora revisada e filtro.

OBS: o problema só foi sanado depois de usar um CI da marca Texas Instrument retirado de sucata.

Qual marca vocês indicam para comprar de amp? Pretendo fazer um estoque

Obrigado

https://www.youtube.com/watch?v=udwWQcJeCJA
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 23 de Junho de 2017, as 14:34:29 »

Mas você testou mais de uma peça do mesmo lote ou foi uma só?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 23 de Junho de 2017, as 14:37:22 »

Mas você testou mais de uma peça do mesmo lote ou foi uma só?

São todas dos mesmo lote acredito eu, pois foram compradas na mesma loja. O amplificador está funcionando normalmente sem ruídos com CI Texas Instrument retirado de sucata, já as peças do vídeo apresentaram ruídos (com exceção do último CI que aparece no vídeo, que está um pouco melhor)
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 23 de Junho de 2017, as 23:34:34 »

Pode ser um lote defeituoso. Pelo que você pode ver aqui pelo fórum, não é uma reclamação comum.
Tente com um outro lote.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 23 de Junho de 2017, as 23:45:31 »

Pode ser um lote defeituoso. Pelo que você pode ver aqui pelo fórum, não é uma reclamação comum.
Tente com um outro lote.

emanuelneto, veja no osciloscópio.  Pode ser oscilação de alta frequencia...  muito pior do que parece aos ouvidos:  pode queimar seu equipamento de potência ou destruir seu falante.

Abraços
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 24 de Junho de 2017, as 07:53:38 »

Pode ser um lote defeituoso. Pelo que você pode ver aqui pelo fórum, não é uma reclamação comum.
Tente com um outro lote.

emanuelneto, veja no osciloscópio.  Pode ser oscilação de alta frequencia...  muito pior do que parece aos ouvidos:  pode queimar seu equipamento de potência ou destruir seu falante.

Abraços

O amplificador não está mais em mãos, aparentemente o cliente gostou do resultado pois ele postou no facebook. Quando eu fiz o diagnóstico usei um seguidor de sinais e não localizei outra área com defeito apesar de ter trocado alguns componentes ali próximo ao input como RC e outros ao redor do CI, o áudio entrava limpo no pino 3 deste ci (+in, entrada não inversora), cheguei a isolar os terminais dele (com exceção dos pinos +Vcc e -Vcc que marcava +15V e -15V) ai resolvi mudar o ci novamente e o erro diminuiu mas só resolveu mesmo quando eu usai componente que não pertence a esse lot. Tanto no amplificador quanto no seguidor de sinais (amplificador de bancada) o sinal de audio saiu sem ruído algum
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 24 de Junho de 2017, as 08:07:07 »

Já tive essa experiência quando trocava alguns circuitos integrados, especialmente os TL072, existe muita diferença no som do TL072CP para o TL072CN em alguns circuitos, esse último, distorce mais o som, alguns sempre serão mais ruidosos que outros, em alguns circuitos não faz diferença audível. Por outro lado, sempre que posso, procuro utilizar circuitos integrados originais.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 24 de Junho de 2017, as 11:39:12 »

Por outro lado, sempre que posso, procuro utilizar circuitos integrados originais.
O problema hoje é saber quando é e quando não é original.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #8 : 24 de Junho de 2017, as 12:23:32 »

Blá blá blá no vídeo:

" Essa peça bem aqui é uma das peça mais principais do que, fazem parte dos prés nossos instrumentos, né; é um amplificador operacional. Ele, geralmente eles são dual amp, né, são dois amplificadores operacionais que tem aqui dentro; eles são responsável pela parte da amplificação do áudio né, dos nossos instrumentos. "

" Comprei quatro peças dessas aqui pensando que eu vou resolver o problema desse amplificador, né, que ele chegou..."

"Essa peça bem aqui..."

Após 2 min 44 s o vídeo não informa o que deveria ter sido apresentado já no começo :

a) Qual é o CI ( part number dessa peça "bem aqui" ) ?
b) Qual o fabricante do CI defeituoso ?
c) Imagem das inscrições do CI ( só vejo um bloquinho preto... ) para que se possa avaliar se o componente é falsificado ou não.

Nesse vídeo vale a máxima do Xformer : " O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros. "

Afinal, qual é a peça bem aqui ? ? ?
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 12:27:46 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 24 de Junho de 2017, as 14:01:25 »

Eu também assisti o vídeo e realmente ficar ouvindo chiado e ruído não adianta muito para quem for ajudar a responder a pergunta (qual marca comprar ?).  E como ficou faltando informar qual a peça, eu nem perco tempo nesses tópicos. Mas já que pelo jeito isso vai longe agora, meus pitacos:

- Vamos ser mais objetivos nos pedidos de ajuda.  Perdeu o foco ao fazer um vídeo que não adianta em nada para responder qual o melhor fabricante.

- Considere que atualmente não há muitas opções de fabricantes de semicondutores. A indústria está passando por várias fusões e aquisições de empresas de semicondutores, quase se tornando um oligopólio. Especificamente nesse segmento de integrados analógicos, fica difícil fugir da Texas Instruments (que comprou a National, a Burr Brown, etc), da ON Semicondutores (que comprou a Fairchild) e da ST (fusão da SGS e da Thomsom). Alguns outros fabricantes menos importantes desse segmento como a Analog Devices, Microchip, possuem principalmente amplificadores operacionais exclusivos (ex. OP27, MCP3002) e portanto sem alternativa de fabricantes. Qualquer marca acima é confiável.

- Considere que há falsificações no mercado. Então não adianta adquirir peças de um "fabricante" X, se a marcação foi feita imitando o logotipo dele. Atualmente as marcações nos cis são feitas com Laser, desconfie se a marcação foi pintada.

- Considere que mesmo que o ci seja genuíno, ele pode ser defeituoso.  Os fabricantes rejeitam muitas peças nas linhas de produção e parte do que devia ser destruída, pode ser desviada e vendida "baratinho" na internet (até hoje desconfio dos preços chineses com frete pago, com cis vendidos a centavos). Considere que os produtos de  primeira linha (os que tem performance superior) fica nos países desenvolvidos (EUA, Japão). A segunda linha vai para a Europa. A terceira linha vai para a Asia.  O refugo do refugo é que chega no Brasil.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 14:03:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 24 de Junho de 2017, as 14:57:50 »

Achei que só eu era chato!!!  Cheesy
emanuelneto, não leva a mal. Mas eu não assisto videos. Não tenho paciência.
O xformer por exemplo não vê nada que seja do 4shared.
Não é (ou é, sei lá) chatice. É que algumas coisas incomodam mais algumas pessoas do que incomodam a outros. Principalmente aos velhinhos como nós...
Então quando for pedir ajuda, poste a informação, fotos, e até o vídeo sim, porque não? Mas como complemento... Não como unica opção.
Facilite a vida de quem vai te ajudar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #11 : 24 de Junho de 2017, as 15:39:52 »

Blá blá blá no vídeo:

" Essa peça bem aqui é uma das peça mais principais do que, fazem parte dos prés nossos instrumentos, né; é um amplificador operacional. Ele, geralmente eles são dual amp, né, são dois amplificadores operacionais que tem aqui dentro; eles são responsável pela parte da amplificação do áudio né, dos nossos instrumentos. "

" Comprei quatro peças dessas aqui pensando que eu vou resolver o problema desse amplificador, né, que ele chegou..."

"Essa peça bem aqui..."

Após 2 min 44 s o vídeo não informa o que deveria ter sido apresentado já no começo :

a) Qual é o CI ( part number dessa peça "bem aqui" ) ?
b) Qual o fabricante do CI defeituoso ?
c) Imagem das inscrições do CI ( só vejo um bloquinho preto... ) para que se possa avaliar se o componente é falsificado ou não.

Nesse vídeo vale a máxima do Xformer : " O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros. "

Afinal, qual é a peça bem aqui ? ? ?

Peço perdão se eu fiz alguma besteira aqui, nunca foi a minha intenção...

as informações são estas

"TL082CP marca ST", fotos do componente já não vai ser possível tirar pois eu já devolvi amplificador e as peças foram parar no lixo

- Considere que há falsificações no mercado. Então não adianta adquirir peças de um "fabricante" X, se a marcação foi feita imitando o logotipo dele. Atualmente as marcações nos cis são feitas com Laser, desconfie se a marcação foi pintada.

parecia ser pintado
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 24 de Junho de 2017, as 16:33:51 »


"TL082CP marca ST", fotos do componente já não vai ser possível tirar pois eu já devolvi amplificador e as peças foram parar no lixo

parecia ser pintado

Pois é, se você pegar a datasheet do TL082 da ST, vai perceber que nem existe esse sufixo "CP" no cis em encapsulamento DIP, porque o "CP" é pra encapsulamento SMD:



O cara que fez a marcação acha que só porque a TI tem TL082CP DIP, em todos os fabricantes a marcação vai ser igual:



Veja como é a marcação a laser de um ci que tenho aqui da ST:


Agora dá uma olhada no logotipo do transistor da direita (  Cheesy  ) bem descarado né ?
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, as 19:47:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #13 : 24 de Junho de 2017, as 16:53:10 »

A gravação da legenda parecia bastante com esta da foto

Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #14 : 24 de Junho de 2017, as 17:45:54 »

Aproveitando a criação deste tópico para falar sobre a minha experiências com CIs falsos.

O único problema que tive até o momento foi com os CIs ditos "originais" da JRC 4558, para montar um TubeScreamer. Normalmente utilizo os CIs da Texas Intruments, o RC 4558, ou até mesmo o TL072. Porém um amigo meu queria um "totalmente original" e por puro preciosismo me pediu para montar com o CI da JRC.

O pedal desse meu amigo já parou de funcionar duas vezes, e nos dois casos utilizei o CI da JRC. Bastou trocar o CI no soquete por um novo que o pedal voltou a funcionar perfeitamente.

Agora consegui convencê-lo que não há muita mudança no som utilizando outro CI (RC 4558 ou até mesmo o TL072). O que eu fiz foi mostrar pra ele o pedal que eu utilizo com estes CIs e, realmente, a mudança é quase imperceptível.

Sobre o CI da JRC 4558, comprei ele em uma loja aqui no Brasil (se quiserem passo o contato para evitarem comprar lá, pelo menos este CI específico).

Segue a foto do CI "original" da JRC:

PS - Foi extremamente difícil dar zoom na câmera para pegar o escrito ( 4558 D JRC 0058 T). Passei álcool isopropílico na legenda para ver se era pintado, mas aparentemente é a "laser".

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal