Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 13:37:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento em baixo relevo  (Lida 9386 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 12 de Julho de 2017, as 13:44:48 »

Saudações a todos:

Eu gostaria de saber como posso fazer um acabamento em baixo relevo nas caixinhas de pedal, eu quero fazer uns pedais para meu uso e nao quero fazer nada tao elaborado com pinturas etc... somente o nome do pedal em baixo relevo, alguma dica? desde ja agradeço a todos.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #1 : 12 de Julho de 2017, as 13:54:17 »

Paulo Shure,

Procura por eatching e eletrocorrosão aqui mesmo no fórum, tem bastante coisa.

Abraço!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 12 de Julho de 2017, as 15:50:42 »

Paulo, realmente tem instruções mais detalhadas e métodos mais eficientes, mas apenas resumindo para não ficar sem resposta, é do mesmo jeito que se faz PCB. Podes usar transferência térmica, tinta fotossensível, qualquer método. Obviamente que "em negativo", pois você precisa corroer os desenhos, não a área do entorno. Depois, coloca no percloreto (ou a mistura de água oxigenada) e vai checando o avanço. Cuidado que a reação do percloreto com alumínio pode ser violenta. No final, depois de tudo bem limpo, lavado e seco, pinta os baixos relevos com  a tinta da sua preferência. Depois podes envernizar o conjunto se quiser (ou deixar exposto, eu por exemplo gosto do jeito que as caixas "tipo Hammond" ficam quando envelhecem).

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #3 : 12 de Julho de 2017, as 16:13:22 »

Estou lendo algumas cosas aqui no forum, mas nao estou bem certo ainda de como começar a fazer, o maior medo mesmo e de perder a caixinha que nao ta barato.....
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #4 : 12 de Julho de 2017, as 18:26:07 »

Tem esses links que me ajudaram bastante:

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=80962.0

https://www.sendspace.com/file/o8bf3a

https://www.google.com.br/search?site=&source=hp&q=etching+pedal+stompbox&oq=etching+pedal+stompbox


Recomendo utilizar tinta fotossensível, não consegui usando transferência térmica.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 13 de Julho de 2017, as 07:34:32 »

Paulo,  pratique com um pedaço de panela velha (não é piada).
 O importante é isolar bem TODAS as partes da caixinha antes de corroer.
Dica: eu uso um cotonete para ir aplicando percloreto apenas onde tem as inscrições que serão rebaixadas. Controlo melhor o processo dessa forma, porque o alumínio corrói bem rápido, com percloreto forte, em menos de 30 segundos o relevo já está razoavelmente nítido.
A tinta fotossensível é mesmo o ideal. Para economizar,  laterais e interior podem ser isoladas com esmalte de unha ou outra tinta que aguente o tranco. Mas isso só se for mergulhar a peça inteira,  fazendo com o cotonente não tem necessidade.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #6 : 13 de Julho de 2017, as 07:55:18 »

Dica: eu uso um cotonete para ir aplicando percloreto apenas onde tem as inscrições que serão rebaixadas.

a ideia do Cotonete é nova pra mim,
vou testa qualquer dia,  Legal!
Registrado

IN UNION  WE STAND ..
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #7 : 13 de Julho de 2017, as 15:02:04 »

Eu segui as instruções do tutorial deste link

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=80962.0

e considero que tive bastante sucesso (para a primeira corrosão feita). Veja nas imagens abaixo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #8 : 13 de Julho de 2017, as 17:03:15 »

Belo trabalho Stash!
 Bravo
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #9 : 13 de Julho de 2017, as 21:44:12 »

Belo trabalho essa e minha ideia...como voce vai pintar o relevo stash?


-----
Citar
Dica: eu uso um cotonete para ir aplicando percloreto apenas onde tem as inscrições que serão rebaixadas.

se for usar desta forma entao nao preciso preencher toda caixinha apenas o local onde vou fazer o logo, esta correto essa linha de pensamento ?
« Última modificação: 13 de Julho de 2017, as 21:59:45 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #10 : 14 de Julho de 2017, as 08:43:12 »

Obrigado rodlburigo  e Paulo Shure.

Para fazer a pintura, eu fiz uma "máscara" com fita crepe, tentando cobrir ao máximo as áreas que eu não queria pintar. Depois apliquei tinta spray nas áreas desejadas para pintura.

Nas partes onde a tinta ficou no baixo relevo e sujou a parte em volta, eu utilizei uma lixa fina (acho que uma 1200) para ir removendo as partes pintadas indevidamente.

Abaixo o resultado após a pintura.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Como eu usei uma tinta spray que não era a mais apropriada para o alumínio, optei por aplicar uma camada de verniz por sobre a pintura (o que acabou reduzindo um pouco a "profundidade" da corrosão, mas nada que tire o "charme" do processo.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 14 de Julho de 2017, as 17:55:07 »

Belo trabalho essa e minha ideia...como voce vai pintar o relevo stash?


-----
Citar
Dica: eu uso um cotonete para ir aplicando percloreto apenas onde tem as inscrições que serão rebaixadas.

se for usar desta forma entao nao preciso preencher toda caixinha apenas o local onde vou fazer o logo, esta correto essa linha de pensamento ?

a dica do cotonete só vale para fazer aquelas letrinhas para indicação dos controles. Para trabalho mais extenso não funciona!

A ideia é essa mesmo, aplicar o percloreto só em áreas definidas, então não precisa "proteger" a caixa toda com tinta, só uma pequena área em volta do local. Mas cuidado com escorridos e respingos. Não creio que daria certo para fazer um logotipo muito grande. O relevo pode não ficar por igual!

Uma vez eu fui tentar fazer uma caixinha corroída com percloreto, deu caca, a tinta fotossensível descascou, o percloreto acabou corroendo o que não devia... Sentei... Chorei... Daí fui navegar na web e achei isso aqui:



Peguei a caixa estragada, dei um "banho rápido" nela toda com solução de percloreto um pouco mais fraca, o alumínio oxidou, ficou áspero e com jeito de sucata enferrujada. Apliquei um pouco de tinta marrom fosca para deixar com cara ainda mais sucateada. Acabei ficando com um pedal "rat rod"... Ficou legal e não perdi a caixinha...

Moral da estória: Experimente. Tente. Faça um pedal diferente!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 15 de Julho de 2017, as 01:53:27 »

Eu particularmente gosto do alumínio "estragado". Este aqui vai ficar assim mesmo, sem pintura e sem verniz. Só não iniciei a montagem pois ainda estou em dúvida se faço uma corrosão na lateral para deixar com aspecto mais rústico, ou se deixo as laterais sem corroer.

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #13 : 15 de Julho de 2017, as 15:24:14 »

Dá uma corroída geral para ficar com cara de "de propósito". Senão fica com cara de "xi,  errei"...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 15 de Julho de 2017, as 20:05:44 »

Sim, essa é a ideia. Estou esperando sobrar um tempinho pra corroer umas placas, aí vou corroer as laterais e o fundo.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal