Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 05:26:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Casamento de fet para phaser com o MTester  (Lida 38209 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« : 18 de Julho de 2017, as 01:57:18 »

Pessoal, por acaso alguém já usou o MTester (aqueles instrumentos chineses baseados nos micro controladores atmel) para casar fet's?? Eu usei aqui em um lote de 2n5952 que comprei na farnell anos atrás, ele informa I e Vgs.
Peço desculpas se já existir tópico parecido, tentei na busca e não achei.

-----
Segue uma imagem:

« Última modificação: 18 de Julho de 2017, as 02:12:24 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 18 de Julho de 2017, as 15:36:05 »

Se tu vai fazer uma linha de montagem até pode valer a pena.  Mas se está querendo fazer só um pedal, o método do braço funciona muito bem!

Mas deve ser legal um aparelho desses!   De quanto seria a precisão dele?   quantos bits é o AD do processador?  ou qual processador é?


Abraços.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #2 : 18 de Julho de 2017, as 16:03:14 »

Patines, não saberia te dizer qual é o uC agora, pois estou trabalhando. Eu já tinha feito algum tempo atrás o circuito da GGG para casar fets. Só que com o passar dos anos os fets acabaram misturando. O fato é que comprei este testador (até onde sei, só não mede darlingtons) para medir bobinas de divisores de frequência, e neste caso, para bobinas, ele é ótimo, lembro que comparei com uma ponte rlc e todas as bobinas bateram. É um aparelho barato, tem a venda na ali express e no ML.
Nos fets ele mediu 2 casas depois da virgula, vou fazer o circuito da GGG novamente para ver se bate.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #3 : 19 de Julho de 2017, as 08:22:37 »

A respeito do casamento (Matchig) dos J-FET's, tem um circuito muito simples que eu achei as minhas pesquisas:



E um outro bem mais elaborado:



Artigo completo (em ingles): http://www.mediafire.com/file/qiw3xirwp7obn9b/JFET_Tester.pdf

Bom uso...

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 19 de Julho de 2017, as 15:23:20 »

...Nos fets ele mediu 2 casas depois da virgula,....
Pode até ser..  mas também pode ser só ilusão!  POde ser que o teu multímetro tenha mais precisão.
Vai fazer linha de montagem?


Esse método que o daniellp usa é o que uso.  mas sem o circuito....  é no braço e com umas garras jacaré, sem OPAMP.  Uso um resistor de 1M para VGSoff e resistor de 100Ω para Idss.

Abraços.
« Última modificação: 20 de Julho de 2017, as 12:35:39 por Patines » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #5 : 19 de Julho de 2017, as 15:42:11 »

Não, sem linha de montagem, quero montar dois phase 90 e dois phase 45, para meu uso e para meu filho. Eu utilizei um esquema parecido com o primeiro que o Daniel postou uns anos atrás, assim que eu tiver um tempo vou montar novamente o circuito para casar os fets e comparar com o MTester.
Como eu disse antes, comprei este Mtester para medir bobinas para divisores de frequência, e para esta utilização ele é muito bom, mesmo.
Outra boa aplicação é o capacímetro com a medição do ESR do capacitor.
Segue um vídeo de demonstração:
https://www.youtube.com/watch?v=VChak4LhrB4&t=705s
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 19 de Julho de 2017, as 18:18:48 »

Uma dúvida minha: vocês medem algumas características do JFET. Mas depois qual a interpretação que vocês fazem delas ? Ou seja, quais valores servem para o projeto em questão (Phaser) ?  Tem algum requisito no projeto do pedal ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #7 : 19 de Julho de 2017, as 19:59:40 »

Até onde eu sei, os fets são usados no phase 90 como resistores variáveis. O casamento deles, acredito que tanto faz o método, desde que se aproxime o Vgs dos fets usados, faz com que eles estejam, digamos, com a mesma resistência em determinado ponto da curva do oscilador. Isso faz com que os estágios trabalhem "em fase".
Depois disso, o que pode mudar em relação ao quarteto casado obtido seria o zenner, para o 2n5952 seria tipicamente de 5V1, para alguns outros modelos pode variar, se não me engano de 4V7 até 5V6...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #8 : 19 de Julho de 2017, as 22:30:34 »

na teoria da GEOFEX http://www.geofex.com/article_folders/fetmatch/fetmatch.htm uma variação de 100mV é aceitavel.

já vi discussões de que seria possivel usar 4 fets completamente diferentes (modelo e Vgs) sem problemas, mas aplicando um trimpot para cada um, e uma derivação do LFO para cada um....
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 20 de Julho de 2017, as 11:57:45 »

Uma dúvida minha: vocês medem algumas características do JFET. Mas depois qual a interpretação que vocês fazem delas ? Ou seja, quais valores servem para o projeto em questão (Phaser) ?  Tem algum requisito no projeto do pedal ?

VGsoff e Idss determinam a curva teórica do JFET.  E para um mesmo tipo de JFET, quanto mais próximos estiverem VGSoff e Idss, melhor, pois as curvas, mesmo que não sejam estritamente as teóricas, serão similares.



Mesmo VGSoff porque todos os JFets são controlados pela mesma tensão num Phaser.  Se colocasse um potenciômetro para da cada JFET, fazendo um divisor de tensão, isso ficaria resolvido.  Mas preço por preço, melhor é comprar uns JFET a mais e casar e ter um componente a menos na placa(que também custa dinheiro).  Além disso, se for fazer vários pedais, ainda é possível fazer vários grupos com os JFETs mais parecidos.

Existe outro "porém".  No caso do Idss, se tiver o mesmo VGSoff(ou ajustado por potenciômetro) e diferente Idss, para uma mesma tensão, a resistência pode variar para a mesma tensão de controle.  Podemos achatar somente o parâmetro VGSoff na curva, não Idss.

Então, acho que seria bem dificil de ajustar com JFETs sem IDss parecidos.

Minha conclusão: melhor mesmo é juntar os JFETs em VGSoff  e IDss semelhante, a partir da medição desses parâmetros = casar FETs.   É uma suruba, vários JFETs casados e morando juntos num mesmo quadrado!!


-------------------------------------------------xxxxxx---------------------------------------------------

Dando prosseguimento ao assunto, se tivermos um potenciômetro de divisor de tensão na placa para ajustar o VGS, nos sobra casar ainda um parâmetro, r0, que seria a resistência dinâmica com tensão VGS=0.   Bem, seria somente um parâmetro facilmente medido com um multimetro comum, geralmente na escala de 200Ω, como evidencia a equação em evidência na figura seguinte:



Mas atenção: está provado então, o potenciômetro somente ajusta um dos parâmetros.  Abrindo então discussões sobre isso para diferentes pontos de vista, desde que embasados em alguma evidência concreta.

Abraços.
« Última modificação: 20 de Julho de 2017, as 12:31:09 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 20 de Julho de 2017, as 14:21:12 »

Então Raphael, de acordo com a excelente explicação do Patines, o casamento (seleção) dos JFETs para serem usados no Phaser, precisariam ter a mesma curva de transferência com os mesmos pontos extremos (mesmas Idss = corrente de dreno com tensão de gate = tensão de fonte, e mesmos Vgsoff (ou Vp) = tensão de corte ou de pinçamento).  Precisa ver se o que o seu medidor informa são estes parâmetros, já que para que um único controle de "resistência", os componentes devem se comportar com a mesma curva (corrente de dreno controlada pela tensão no gate).

Por curiosidade eu achei este esquema que é desta página ( http://www.electrosmash.com/mxr-phase90 onde explica bem o funcionamento deste efeito):

Note então, que precisa haver a seleção de 4 JFETs iguais em Vgsoff e Idss. Não sei se é fácil conseguir isso e de quanto poderia ser a diferença entre eles para serem aceitáveis como "casados". Além disso, como cada estágio precisa defasar precisamente em 45° o sinal a ser atenuado pelo filtro notch, não somente os JFETs precisam ser iguais, mas também os resistores que ficam em paralelo com eles e os capacitores da rede de defasagem.

Sobre o medidor, verifique no manual o que na verdade o "I" e o "Vgs" significam (se são realmente Idss e Vgsoff). Há uma coisa estranha: I = 1,8mA e Vgs = 1,25V. Veja quais as faixas de variação para Idss e Vgsoff para o 2N5952 na datasheet:

Veja que Idss fica entre 4 e 8mA (embora para Vds de 15V, ela deve ser bem próxima para tensões Vds um pouco menores, talvez 9V do medidor, pois o Idss é o valor do patamar mais elevado e relativamente constante na região de saturação). Portanto esse I de 1,8mA está muito fora do que seria esperado.
Já Vgs de -1,25V pode até ser correta (já que o valor limite -1,3V é para 15V), mas seria de esperar que talvez você tenha outros 2N5952 com valores mais dentro da faixa esperada.

Veja que no site informado acima, também tem que haver uma adequação entre a polarização (escolha do zener) e os valores de Vgsoff dos JFETs usados.

Olhando a página e a explicação, achei esse efeito muito difícil de ser implementado pois precisa ter à disposição um monte de componentes para serem selecionados numa faixa muito apertada de tolerância entre eles. Imagino quantas peças do JFET precisa ter pra conseguir 4 iguais.
« Última modificação: 20 de Julho de 2017, as 17:49:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #11 : 20 de Julho de 2017, as 14:29:33 »

Xformer , há casos de se comprar dezenas para se achar os quartetos, no caso  do phase 90.

Os que sobram ,se formarem pares , podem ser usados no phase 45 que usa apenas dois fets.

Eu sempre comprei os quartetos casados, pelo fato de eu não ter o medidor em questão, mas imagino o sofrimento de quem faz a empreitada.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 20 de Julho de 2017, as 14:35:35 »

Xformer , há casos de se comprar dezenas para se achar os quartetos, no caso  do phase 90.

Os que sobram ,se formarem pares , podem ser usados no phase 45 que usa apenas dois fets.

Eu sempre comprei os quartetos casados, pelo fato de eu não ter o medidor em questão, mas imagino o sofrimento de quem faz a empreitada.

At Daniel

E pra variar, comprar quartetos iguais deve ter um preço salgado.   Embarrassed
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #13 : 20 de Julho de 2017, as 15:43:58 »

Aqui no fórum tem o Felix, comprei com ele, por questões de confiança e honestidade, mas faz tempo que fizemos negocio, mas não custa barato não o mais complicado é achar os Fets em questão, parece que o phase 90 se não for  o 2n5952 não fica agradável, até pesquisei se seria possível haver um phase 90 sem fet, mas pelo visto não há , bom ate hoje não achei, se alguém souber , peço que poste.

Ate já pensei em comprar nesses sites da china e arriscar um olho, mas o risco creio eu seja um pouco alto, devido a muitas falsificações e ou remarcações.

Quem sabe um dia não teremos um bom fornecedor para essas peças mais raras, com preços justos e qualidade...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #14 : 20 de Julho de 2017, as 15:48:01 »

Pessoal, eu já fiz este phase 90 antes, como já mencionei acima, casando os fets apenas medindo 1 parâmetro, Vgs, usando o esquema do GGG. Lembro que usei sockets para os fets, e testei eles casados, com o método da GGG e sem casar. Sem casar os fets, em configurações não muito longes de Vgs, ele funcionava, mas não era 100%. Com parametros distantes de Vgs, parecia um wah acionado a meio pedal, mas não tinha a "varredura" caracteristica.
Usando os fets casados com o esquema do GGG, BUM, o efeito veio, e veio com tudo, e para completar, eu não fui tão preciosista a ponto de medir todos os resistores e capacitores para usar com os mesmos valores....
Portanto, acho que ele pode ser tão critico quanto se queira, mas não acho que precise ser.
Acrescento ainda que eu tinha um phase 90 original e comparei lado a lado, a única diferença estava no potenciometro. Porém, min e máx tinham exatamente o mesmo efeito na comparação.
Xformer, quanto as diferenças sobre o "I" vistas no datasheet e no mtester, acho que ja respondeste a pergunta ao verificar que as tensões no datasheet são 15V, o aparelho usa aproximadamente 9v e não acho que essa relação V e I seja linear.
Assim que chegar o resto do material eu posto os resultados do pedal.
Grande abraço a todos!

-----
Em tempo, desta vez vou medir todos os resistores e capacitores, para casá-los nas 4 etapas. Vamos ver se usando com fets casados, não fica até mais interessante que o mxr original.
Já lí em algum lugar que eles usam fets do mesmo lote, pois as variações dentro de um mesmo lote não chegam a ser significativas, mas não lembro onde lí isso...
« Última modificação: 20 de Julho de 2017, as 15:52:56 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal