Ferro_Velho

Guest
Olá pessoal,

Necessitando tirar uma dúvida sobre os dois capacitores de 10uF no circuito de bias do plexi 50, qual seria a tensão mínima para eles?

Estou procurando um determinado tipo de capacitor para essa função, mas só encontro com até 90V, e nos layouts originais marshall eles indicam 100V.

Mas olhando o circuito fiquei em dúvida se eles "vêem" tanta tensão assim, será que esses de 90V aguentariam?

Abraços e obrigado.

C17 e C18:

Matec

Hand MasterMind
Se você considerar o valor do trimpot RV1 de 22k, como um resistor de  22k .  ???
E considerar a soma de R28+R29+RV1= 93K, que geraria a maior tensão possível sobre C18.
O valor dessa tensão seria 134vDC.  >:(

Com isso o capacitor C18 teria que ser de pelo menos 160V.

Mesmo sendo excessivamente precavido, um capacitor de 10uF /160v é muito comum, e eu não veria problema em utilizar um.

:)

Ferro_Velho

Guest
Oi Matec,

Os antigos layouts da própria marshall, aqueles com anotações à mão dos valores num quadro ao lado do esquemático, mostram o valor de 100V.

Nos clones e reedições, o valor recomendado é esse que você calculou, 160V, mas como a marshall usava 100V, achei que haveria uma folga, e o de 90V então seria viável.

O capacitor que quero nesta função é, digamos, especial.  ;)

O valor máximo que achei foi de 90V. :(

O meu plexi esta quase no ponto de montagem, por enquanto manterei em segredo, mas ele é diferente, em breve o segredo será revelado. :o

Abraço.

Matec

Hand MasterMind
Ops! Top Secrets!! ???

Veja Ferro Velho, eu pintei o pior quadro possível para esse capacitor C18.

Não acho que vá chegar nisso, e também não chega aos 90v e  sim aos 70v. Nesse caso vai funcionar

Já o C17 vai estar com a mesma tensão do Bias, então esse capacitor pode ser sem dúvidas um Special. :o

Ferro_Velho

Guest
Não dá pra ser diferente um do outro.  :'(

Eles tem que ser iguais.  :(

Ah, 70V, agora sim.  :tup

Comprarei então os "especiais".  :D

Valeu Matec.

Neste outro pedaço de esquemático do JCM800 também indica 100V...

bossman

Administrator
DIY Freak
Ferro

Não confie nesse esquema do MHuss..
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Ferro_Velho

Guest
Oi boss,

Não estou usando ele como referencia, apenas como reforço a informação do layout marshall original.  :tup

Aqui o layout, os capacitores são os 2 de 10uF, C15 e C16, no quadro a direita:

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Matec on 22 de July de 2017, as 20:24:25
Veja Ferro Velho, eu pintei o pior quadro possível para esse capacitor C18.
Não acho que vá chegar nisso, e também não chega aos 90v e  sim aos 70v. Nesse caso vai funcionar
Já o C17 vai estar com a mesma tensão do Bias, então esse capacitor pode ser sem dúvidas um Special. :o

Mas mesmo na melhor situação, que é o trimpot de 22k anulado, ainda assim sobre C18 vai ter:  320Vrms x 1,414 x (56k+15k)/(56k+15k+220k) = 110Vdc

Melhor usar capacitor de 160V mesmo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: xformer on 22 de July de 2017, as 23:47:42
Mas mesmo na melhor situação, que é o trimpot de 22k anulado, ainda assim sobre C18 vai ter:  320Vrms x 1,414 x (56k+15k)/(56k+15k+220k) = 110Vdc
Melhor usar capacitor de 160V mesmo.

xformer eu segui os mesmos passos que você, porém desse modo você nunca iria conseguir os 42v que polarizam as válvulas.

O fato de ser em parte AC e em parte DC com retificação de meia onda faz com que essa conta que nós fizemos não corresponda ao real comportamento desse circuito. O valor correto dessa tensão será a metade do valor que você mostrou acima. Eu simulei os circuito no PSUD2 e com alguns "ajustes" cheguei nos valores que citei.. É interessante verificar que algo que parece tão simples, complica um pouco mais do que se espera.

:)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Sim, tem razão, o resistor de 220k não deixa os capacitores se carregarem rapidamente e portanto não atingem o pico.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Ferro_Velho

Guest
Se vocês que sabem tanto acham o circuito "enganador", imagina eu.

Passei dias tentando entender se o capacitor "via" ou não "via" alta tensão.  :(

Já comprei os capacitores "unicórnio albino, canhoto, daltônico... ".  :D

Eles são padrão militar e com o dielétrico um pouco incomum, acho que vão aguentar o "tranco".  :)

Agora é esperar chegar e começar a montagem, em breve algo diferente nascerá.  (aplaus)

Abraços e obrigado, Matec e xformer.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Assim mesmo Danilo, eu acho este circuito de fonte de tensão negativa pra polarizar as válvulas muito ruim e que pode ser perigoso não para os capacitores, mas para as válvulas de saída. Como os capacitores vão demorar muito pra se carregarem (a constante de tempo é 220k x 10u= 2,2 segundos) e tem resistor de valor mais baixo descarregando, basta esquecer a chave de stand-by fechada que se os filamentos aquecerem a corrente nas válvulas vai ser grande, até que a tensão de polarização negativa atinja o valor correto (se atingir, segundo o Matec).

Se puder, arrume um transformador de força com um enrolamento feito pra suprir a tensão de bias negativa, na tensão adequada (40 a 60Vac) e que carregue rapidamente o capacitor de filtro sem um divisor de tensão, e assim poder retificar também em onda completa (ponte)

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Ferro_Velho on 23 de July de 2017, as 07:38:00
Já comprei os capacitores "unicórnio albino, canhoto, daltônico... ".  :D

Ahahahahhahah esses são diferentes mesmo !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Ferro_Velho

Guest
E ainda é hermafrodita, boss.  :D

Renato, este será um clone do plexi 50 lead, specs de 69/70, como se sabe o circuito de amplificador de guitarra típico é um pesadelo para quem pensa em hi-fi ou pura eletrônica, mas esse é um clássico e as únicas desviadas que estou dando são esses capacitores com menor tensão e o transformador um pouco diferente, é melhor que ele fique assim com as virtudes e os defeitos, wabi sabi.  :tup

O transformador de força será de um JTM45 comprado na gringa pois o chassis é para JTM45 e ninguém conseguiu por aqui as lâminas e a calota do tamanho dele, tem um pouco mais de tensão e um pouco menos de corrente, mas tem um secundário que não será usado, o da retificadora, que no plexi são usados diodos.

Os outros ferros foram feitos pelo Guilherme da Lynxs, e o choke eu tive que "negociar" com ele pois queria com 20H e ele só deixou eu ter de 7H.  :D

Vamos ver como vai ficar, mas estou confiante, os especiais (Todos eles, há mais!  :o) vão ser um estouro! (BUM!!!)  :D :D :D :D

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Esses mojistas !  :D