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 : Ontem às 23:08:48 
Iniciado por pcrock - Última Mensagem: por pcrock

Sei que Pedais de Distorção e Overdrive sem diodos de "clipping" não é novidade para ninguém, existem vários no mercado, (muito embora a maioria esmagadora utilize mesmo a super conhecida arquitetura com semicondutores, na maior parte dos casos diodos, para esta finalidade).
No entanto quero falar sobre um circuito em particular que me agradou demais e depois que o conheci! Tanto que ele passou a fazer parte definitiva de meu set, mais especificamente na função de pedal para solo.
Eu não tinha muitos olhos para pedais da Fuhrmann, meus contatos com eles eram só reparar os de clientes que entravam aqui na oficina e só.
Até que um dia apareceram dois deles muito baratos anunciados num market de rede social e decidi comprar (só pela oportunidade de preço baixíssimo mesmo).
Eram eles um Classic 800 e um Power Drive (esse último o alvo deste post aqui em questão).
Gostei demais do som de ambos mas fiquei MUITO IMPRESSIONADO com o tal "Power Drive"!!!
Então decidi olhar com mais atenção os circuitos de ambos, só de curiosidade, mas fiquei muito frustrado ao pesquisar muito tentando encontrar os esquemas elétricos deles e descobrir que NÃO EXISTE PRATICAMENTE NADA na internet sobre esquema ou informação técnica desse fabricante! Não achei em lugar nenhum, nem foruns nem nada!
Encontrei um vídeo antigo do Ardanuy experimentando um Power Drive (e alí também vi que o som dele era muito interessante) mas esquema elétrico mesmo, NADA!

Então resolvi eu mesmo "tirar" os esquemas de ambos para poder "matar" a curiosidade de ver os circuitos e quando passei o do Power Drive para o papel, vi que era um daqueles circuitos sem diodos.
Adorei! gostei muito de ver o esquema de ambos mas em particular do Power Drive, que desde então não saiu mais de meu set.
Soube que esse pedal foi "remodelado" pela marca, ficou menor, etc. mas não sei dizer se  o circuito também mudou ou se permanece o mesmo.
O meu é a primeira versão, esse eu gostei muito!

OBS--> Compartilho aqui com vocês o esquema, já que esquemas da marca parecem ser "mosca branca".
Peço também se algum amigo tiver esquemas da Fuhrmann e quiser compartilhar comigo, eu ficaria muito grato!





 2 
 : Ontem às 21:45:10 
Iniciado por xformer - Última Mensagem: por xformer
https://youtu.be/CHL1uHbRDmQ?si=g7A8tZfhTrsPSVau

 3 
 : 29 de Agosto de 2025, as 08:45:24 
Iniciado por wainer said - Última Mensagem: por gaschmidt1
Muito boa sua analise Doug.

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 : 29 de Agosto de 2025, as 08:16:46 
Iniciado por wainer said - Última Mensagem: por Doug
dei uma olhada no esquema dele, acredito que o melhor ponto seja uma derivação na saída   do U3 (terminal 7), ali ele recupera o ganho perdido no tone stack e você mantem o controle independente dos volumes. nesse ponto o reverb não seria enviado para o line, você teria o som apenas dos dois canais.
para ter o line com o reverb, o ponto seria a saída do U4 (terminal 1), esse é o ultimo ponto do preamplificador e o inicio do Power, derivando o line desse ponto você mantem toda a mixagem feita no amplificador, canais, tone e reverb, apenas estaria criando uma derivação para alimentar um power externo (igual ligar um pré ou power direto no loop).
aqui tem um esquema usado pela Staner para esse tipo de Line Out, no canto direito superior do esquema você pode ver um estágio adicionado com um operacional apenas para criar a saída de linha, de forma que ela cause nenhuma interferencia no circuito do amplificador:
https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/staner/staner-bs-150-32515/
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também existe a opção de simplesmente criar uma derivação com atenuação direto no power, que é a Marshall implementa nos Solid State dela, aqui tem um esquema bem popular (e copiado por uma marca no Brasil) mostrando esse esquema, o Line Out está identificado como "DI" o jack logo após o integrado de potencia:
 https://schematicheaven.net/marshallamps/valvestate10_10w_8001_8010.pdf
===================================

Particularmente, eu gosto muito mais da primeira solução (Staner), pois você já tem um sinal mais limpo, com nivel apropriado para linha e numa parte "segura" do amplificador, pode rotear uma plaquinha com o P10, um TL071 e a meia duzia de componentes necessários  para fixar no gabinete sem muita gambiarra, bastaria puxar o fio com sinal e a alimentação.
por já ter trabalhando como técnico de som, esse modelo da Marshall me incomoda, pois a saída de linha está diretamente ligada ao volume Master do amplificador, se o musico aumenta o volume no amplificador para ter mais retorno, aumenta o sinal enviado pelo amplificador para a mesa/mixagem, sem contar que ela está diretamente ligada a saída do Power, então um problema qualquer pode acabar por causar danos no amplificador, como um cabo danificado criando um curto, no primeiro modelo, apenas perderia o sinal do line out, sem influenciar em nada o funcionamento do próprio amplificador.
o primeiro modelo também sofre interferencia dos volumes na mixagem, mas se o amplificador tiver um Master Volume, o musico pode colocar ele no talo que o sinal enviado para a mesa não se altera, apenas o que é feito no pré interfere.



Estou usando esse esquema do 25R para minha análise: https://www.electronicstudio.net/schematics/Fender/Frontman_25R_Schematic_653.pdf

 5 
 : 28 de Agosto de 2025, as 17:16:41 
Iniciado por wainer said - Última Mensagem: por wainer said
Boa tarde a todos, tenho um amplificador Fender Frontman 25R, gostaria de saber se teria como colocar uma saída de linha nele, alguém pode me ajudar.

 6 
 : 28 de Agosto de 2025, as 13:31:25 
Iniciado por starksten - Última Mensagem: por starksten
Olá, pessoal.

Consegui adicionar o circuito, usando o AMZ Super Buffer mesmo.
Testei inicialmente em um amp que estava parado. Um OCG-50, da Oneal.
Alimentando o buffer com 9V, puxando de um ponto da placa. Adicionei uma chave para fazer bypass do buffer e usar o pré do amp, quando quiser.
Funcionando normalmente, com a saída consideravelmente mais alta, mas sem ruídos ou distorção.
Aproveitei pra dar uma renovada no visual do amp. Seguem algumas fotos.










Fiz dois buffers idênticos, com mudança apenas na orientação da placa, para caberem nos espaços que cada amp tinha disponível.
Agora falta instalar no BS15C. Assim que tiver feito, volto com novas fotos.

Abraços.

 7 
 : 28 de Agosto de 2025, as 11:19:58 
Iniciado por pcrock - Última Mensagem: por Adiel
Cada post melhor que outro. Aqui tem umas fotos do kit Nova Eletrônica:

Esse é mosca branca de olhos azuis! Nunca tinha visto um desses montado.  A partir da NE nº 1, montei uma versão desse sustainer CCDB, que é uma cópia do Ross:


Bem mais tarde, testei a versão menor para 1590A do Solderman:


Veja como um circuito básico como o MXR DynaComp vai se configurando com uma versatilidade ímpar:


Montei alguns pedais com esse projeto nos anos 80.




Pena que não tirei fotos da maioria deles. Ainda usávamos chaves simples, não havia as dpdt ou 3pdt de pedal como hoje em dia:


Para fechar, mais umas relíquias aqui de casa...


Abraços a todos.

 8 
 : 25 de Agosto de 2025, as 08:54:40 
Iniciado por FMDUTRAKIM - Última Mensagem: por bossman
Já pensou na possibilidade de mandar rebobinar o transformador queimado?
 quem faz esse serviço consegue  desmontar, verificar e manter as especificações originais, provavelmente o preço para refazer o seu seja competitivo frente a  importação de um tanque inteiro.

Esse é um serviço dificílimo de ser feito ! Não conheço que se arrisque a fazer, devido ao número AWG do fio utilizado. Talvez a Schatz possa a oferecer esse serviço

 9 
 : 24 de Agosto de 2025, as 19:23:34 
Iniciado por FMDUTRAKIM - Última Mensagem: por Doug
Já pensou na possibilidade de mandar rebobinar o transformador queimado?
 quem faz esse serviço consegue  desmontar, verificar e manter as especificações originais, provavelmente o preço para refazer o seu seja competitivo frente a  importação de um tanque inteiro.

 10 
 : 24 de Agosto de 2025, as 13:27:52 
Iniciado por FMDUTRAKIM - Última Mensagem: por bossman

Entre neste site: https://www.belton.co.kr/product/product.html?code=001

E compare com as calhas de reverbs que eles tem disponíveis. Não conheço muitos fabricantes de calhas de reverb
De repente pra evitar problemas seria melhor seguir a ideia do post acima e importar o original

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