Alteração de curvas de potenciômetros!

Started by wainer said, 10 de February de 2013, as 21:26:13

Previous topic - Next topic

wainer said

Colaborador

JoaoVarios

Guest
A proposta de Newton C. Braga é ilustrada pela seguinte imagem

Quote"Potenciômetros comuns possuem curvas de variação de resistência logarítmicas ou lineares (log ou lin). No entanto, numa aplicação pode ser necessário alterar a curva de um potenciômetro de modo a atender uma necessidade específica. Podemos fazer esta alteração com a ligação de resistores externos, conforme mostra a figura abaixo. Os valores dos resistores utilizados vão determinar a nova curva de resposta."
[spoiler][/spoiler]

Essa alteração realmente funciona?

Alguém saberia dizer quais os cálculos para determinar os resistores que devem ser usados?

bossman

Administrator
DIY Freak
Pode até funcionar mas, não é a mesma coisa do potenciômetro certo
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

JoaoVarios

Guest
Quote from: bossman on 10 de February de 2013, as 22:22:03
Pode até funcionar mas, não é a mesma coisa do potenciômetro certo
Foi o que tinha ouvido dizer.

Sendo assim, no caso do DOD 250 e/ou no MXR Distortion +, cujo layout pede um rev-log de 500K, o melhor ainda seria usar um linear de 100K?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: JoaoVarios on 11 de February de 2013, as 00:43:07
Sendo assim, no caso do DOD 250 e/ou no MXR Distortion +, cujo layout pede um rev-log de 500K, o melhor ainda seria usar um linear de 100K?

Sem querer ser engraçadinho ou coisa que o valha... O melhor é usar o 500KC (rev. log.)

JoaoVarios

Guest
Quote from: bossman on 11 de February de 2013, as 00:48:00
Quote from: JoaoVarios on 11 de February de 2013, as 00:43:07

Sem querer ser engraçadinho ou coisa que o valha... O melhor é usar o 500KC (rev. log.)
:D :D :D

Acho que me expressei mal.

Na falta do rev. log. de 500K pedido no layout (que não é muito fácil de se encontrar), é melhor usar um linear de 100K que "tentar" montar um rev. log. seguindo a dica citada no tópico?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: JoaoVarios on 11 de February de 2013, as 00:56:22

Na falta do rev. log. de 500K pedido no layout (que não é muito fácil de se encontrar), é melhor usar um linear de 100K que "tentar" montar um rev. log. seguindo a dica citada no tópico?

Bom eu não sei de onde você tirou essa dica mas, eu usaria um de 500k logarítmico ou linear (novamente: oque vai mudar é somente o modo em que o controle vai atuar) porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.

Bruno Lucca

**
Freqüente
Quote from: bossman on 11 de February de 2013, as 01:00:58
Quote from: JoaoVarios on 11 de February de 2013, as 00:56:22

Bom eu não sei de onde você tirou essa dica mas, eu usaria um de 500k logarítmico ou linear (novamente: oque vai mudar é somente o modo em que o controle vai atuar) porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.

Ou você pode comprar um potenciômetro de 500k log normal e conectá-lo ao contrário no circuito, assim terá um reverse-log.

Abraço,

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

porque não consigo entender o motivo de mudar o valor do potenciômetro assim tão drásticamente.

A explicação que deram a mim para isso é que um pot de 500kc, por exemplo, quando estiver na faixa de resistência que vai mais ou menos de 100k até zero, já estará trabalhando em uma curva linear. Assim, é possível usar um de 100k semmuito prejuízo ao efeito
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Finck

Handmaker
Neste link tem tudo que você precisa saber sobre como fazer as contas (em inglês):

http://www.geofex.com/Article_Folders/potsecrets/potscret.htm

Funciona, mas dizer que fica perfeito seria um exagero.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

JoaoVarios

Guest
Bossman, a dica é dada no PDF do Layout do MXR Distortion Plus Mas Distortion do Tonepad, porém, fiz confusão: o correto é um pot. Log. de 100K, e não linear como eu havia dito.

Valeu pela atenção.

Jairo

Handmaker
Quote from: JoaoVarios on 11 de February de 2013, as 20:23:43

a dica é dada no PDF do Layout do MXR Distortion Plus Mas Distortion do Tonepad, porém, fiz confusão: o correto é um pot. Log. de 100K, e não linear como eu havia dito.

Valeu pela atenção.

Você não fez confusão não. Para que a mod funcione o certo é 100k linear mesmo, como você havia dito...

JoaoVarios

Guest
Quote from: Jairo on 11 de February de 2013, as 23:35:07
Quote from: JoaoVarios on 11 de February de 2013, as 20:23:43

a dica é dada no PDF do Layout do MXR Distortion Plus Mas Distortion do Tonepad, porém, fiz confusão: o correto é um pot. Log. de 100K, e não linear como eu havia dito.

Valeu pela atenção.

Você não fez confusão não. Para que a mod funcione o certo é 100k linear mesmo, como você havia dito...
Interessante Jairo, porque eu me lembrava que era linear, mas no PDF diz Logaritimico.  :-)

Jairo

Handmaker
Quote from: JoaoVarios on 12 de February de 2013, as 23:09:15

Interessante Jairo, porque eu me lembrava que era linear, mas no PDF diz Logaritimico.  :-)

Se for no pdf do tonepad, o pancho peña recomenda 100k log para o volume, como é usado no dod 250

kem

DIY Freak
Um artigo muito melhor explicado sobre alterações em potenciometros: http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm
I don't want to die young...
I want to diode!