LM3886

Started by Luis_RP, 26 de July de 2011, as 15:04:56

Previous topic - Next topic

polyvox

*
Iniciante
Quote from: MadeWeslei on 07 de March de 2013, as 22:59:06
Galera!! Acabei de explodir 2 LM3886 layout Big, bom tenho um transformador de 24+ 24 5A, fiz a fonte primeiramente com 4 diodos 1n4007 pois não tinha outros aqui (ontem) tudo foi uma beleza funcionando legal !!
Hoje fui em uma loja e pedi Diodos para eu fazer a fonte de 5A, o atendente me deu os 1n5408 (enormes), fiz toda a instalação quando liguei,  )>|
Explodiu tudo até os capacitores de 100uf 50v simplismente explodiram.
Bom ok fiz de errado?? foi mesmo os diodos que eu comprei??

ja ja a galera que entende mais do assunto te dá uma ajuda ai, cara.
não sei se pode ser isso, mas pelo datasheet do 1n5408, ele aguenta NO MAXIMO 3A.

ApAcHe*

Guest
Peça por diodos 6A10, que são os certos e tem folga para o transformador

Verifique se você não ligou os diodos incorretamente também, e se o V- não está encostando no GND

e sempre antes de ligar quaisquer circuito eletrônico, deve se fazer os seguintes testes:

Verificar com o multímetro se há curto entre o V+, V- e o GND, e eliminá-lo antes de ligar o amp, caso não tenha, verificar curto entre Sinal de áudio e GND, para não ficar perdido com o amplificador silencioso

Finck

Handmaker
Use diodos MUR560. Suportam 5A contínuos, mas podem aguentar picos mais altos.

O LM3886, se não me engano, pode trabalhar sem fonte simétrica, mas são necessários componentes adicionais. Tem que ver o datasheet (aliás, para trabalhar com este CI e obter bons resultados, a leitura do datasheet é imprescindível).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

MadeWeslei

Guest
Bom galera brigado pelas respostas! vou comprar novos diodos e fazer os testes.
Mais algumas perguntas:
Qual o valores da saida da fonte? pois medi esta entorno de +36,06v 0 -36,06v e isso?
Quanto o fio esmaltado enrrolado no resitor 10R tenho um aqui bem grosso enrrolei 10 voltas, isso pode causar algum problema?
Pois estas foram as unicas alterações que fiz ao montar, o restante está tudo conforme informado no pdf.

Lamer

Handmaker
Para retificação você pode usar desde os diodos 6A10 a uma ponte retificadora KPC1010, como foi dito ler o datasheet é essencial pois você evita surpresas.
Leia o documento do C386, que você entenderá um pouco mais sobre uma montagem correta com este CI.
Quanto ao fio de cobre é usado o 18AWG, pesquise na internet que você encontra a conversão em mm do diâmetro.
Você disse que está usando 2 LM3886... se for em BRIDGE, você tem que usar medir com o multímetro os resistores e usar valores idênticos para ambos lados.
Mas eu adianto a você 5A é pouco, use pelo menos um transformador de 7A,

Abraço!

Finck

Handmaker
Eu diria que a tensão retificada está alta demais para o "gosto" do LM3886, principalmente se o falante for de 4 ohms. Se for em bridge, pior ainda...

Quanto à corrente, 5A dá conta em um uso "residencial", mas o Lamer não deixa de ter razão, prover uma sobra ajuda a segurar os picos, especialmente nos graves. E se for passar de 5A, atenção para os diodos usados (lembrando que sempre é possível combinar diodos em paralelo para ampliar a capacidade de corrente).

Já falei algumas vezes e volto a repetir: baixe a planilha Excel que é fornecida pela própria National para dimensionar os amps baseados na linha Overture, que inclui o LM3886. Ela é extremamente útil para dimensionar os componentes e tensões, e evitar barbeiragens.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Lamer

Handmaker
Obrigado Finck, esqueci de mencionar que o diodo em questão é válido apenas para aplicações onde a corrente envolvida chegue perto dos 6A.

Esta tabela eu já vi aqui no fórum...

Uma dica valiosa que dou aos amigos interessados a montar amplificadores é, quando for montar qualquer equipamento verifique no datasheet se o componente é adequado para a aplicação em questão, é obvio que com o tempo você acaba decorando algumas características de certos diodos.... mas sempre que vir a frase "eu acho"... corra para o  (google_it) e examine o datasheet para que você possa ter certeza do quê está fazendo.

Perder componentes com curtos é o menor dos danos... mas geralmente esses curtos podem causar sérios acidentes, para quem já estourou um capacitor sabe a dimensão do estrago.

Abraço!

MadeWeslei

Guest
Galera! depois de algumas medições, cheguei aos resultados
transformador está entregando 27 0 27 5A, (comprei na mult  :-[ ele deveria ser de 24 0 24)
Fonte está assim -38.4 0 +38.4
Liguei o lm3886, esta funcionando legal, mais esquentando muito,
Estou fazendo um amp com o TSW e os LM3886, 2 no caso não em ponte e sim um para cada saida do TSW.
Pergunta:
Terei problemas quanto essas tenções?? e com a temperatura?

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: MadeWeslei on 18 de March de 2013, as 08:21:18
Pergunta:
Terei problemas quanto essas tenções?? e com a temperatura?

Acho que não, você vai ter problemas é com os vizinhos!

PS: sem carga, fica difícil dizer se vai aguentar ou não! O problema é que para medir direito, você vai ter que colocar o bicho no talo, onde o consumo máximo de corrente acontece (se fosse um classe A valvulado, isto não é verdade)

Sem carga fantasma, a experiência é bem dolorosa (principalmente para os vizinhos).

Normalmente, usa-se uma carga puramente resistiva como carga fantasma! Tirando a verificação de limites de alimentação, medidas sem carga são quase inúteis!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

MadeWeslei

Guest
Obrigado hgamal!

Fico bem mais aliviado (meus vizinhos? pobre deles _). (deathmet
Desculpe a ignorancia academica, carga? seria amperagem?
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ serio desculpe mesmo, poderia me explicar melhor ou indicar algo pra ler?
Pra que eu possa entender... :tup

hgamal

Hand MasterMind
As fontes são projetadas para fornecer uma quantidade de energia ao circuito.

Geralmente é desejado uma tensão fixa, com a corrente variando de acordo com o consumo. Quando o amplificador demanda mais energia, para entregar a carga - no caso o alto-falante, a o consumo de corrente aumenta.

O problema é que na prática, as fontes não são tão ideais assim, ou seja, elas variam a tensão (e a corrente) conforme a demanda de energia do amp.

Por isso, eu disse que a mera medida da tensão da fonte com o amp em repouso, não fornece grandes respostas.

Para medir corretamente, costuma-se ligar uma carga fantasma, ou seja, uma carga que substitui o alto-falante. Em seguida injetarmos um sinal de entrada conhecido e de intensidade tal que force o amplificador a entrar em potência máxima. Isto fará com que o amp demande a maior quantidade de energia da fonte, necessária ao funcionamento em carga plena.

Como é muito tortuoso ligar o amp nestas condições em um alto-falante - creia me eu já fiz isso, para que as medidas sejam efetuadas, usa-se um resistor de potência, no lugar do alto-falante.

O procedimento mais comum é o seguinte:

1) ligue uma carga resistiva na saída do amp. Por exemplo um resistor de 8 ohms @ 200Watts;
2) ligue um emissor de sinais com um sinal senoidal a 1000 Hz na entrada do amp;
3) com o osciloscópio, regule a intensidade da entrada de forma que o sinal de saída continue senoidal, mas com a máxima tensão de saída possível, sem distorcer

Agora você pode medir a tensão da fonte, monitorar a temperatura do circuito e saber qual é a potência máxima que seu amp pode fornecer.

Se você quiser fazer um teste de estresse, você pode mantê-lo nestas condições por algumas horas. Sempre monitorando a saída (sem distorção), a temperatura e a tensão de alimentação.

Para fazer um "burn-in", os fabricantes deixam seus amps ligados por pelo menos 24 horas, mas com um sinal de excursão máxima sendo aplicado de forma intermitente, 30 segundos com sinal ligado e 30 segundos sem sinal (tem que usar um emissor de sinais especial para isso). Um computador monitora o processo.

Pessoal, como não há uma receita de amp única, fazer um amp bom depende de muito trabalho e medidas, não dá para dizer a tensão está OK. É necessário muita experimentação e medidas para assegurar um bom resultado!

Quote from: MadeWeslei on 18 de March de 2013, as 09:58:14
Obrigado hgamal!

Fico bem mais aliviado (meus vizinhos? pobre deles _). (deathmet
Desculpe a ignorancia academica, carga? seria amperagem?
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ serio desculpe mesmo, poderia me explicar melhor ou indicar algo pra ler?
Pra que eu possa entender... :tup

MadeWeslei

Guest
Novamente muito obrigado hgamal, me tirou muitas duvidas
Testes desse porte não terei coragem de fazer ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, mais ja fico mais confiante em terminar o amp.

OBS: TSW simplesmente maravilhoso, parabens a todos os envolvidos (aplaus2)

Patines

Handmaker
Quote from: hgamal on 18 de March de 2013, as 11:22:27
3) com o osciloscópio, regule a intensidade da entrada de forma que o sinal de saída continue senoidal, mas com a máxima tensão de saída possível, sem distorcer

Agora você pode medir a tensão da fonte, monitorar a temperatura do circuito e saber qual é a potência máxima que seu amp pode fornecer.

É interessante saber que a máxima potência dissipada nos transistores não é conseguida com a máxima tensão senoidal de saída .  O sinal de saída é bem alto, mas não o máximo.  Para dissipar a máxima potência no transistor, muita tensão média deve cair nos transitores também, pois P=V*I.  Se a máxima tensão está na saída, ela não recai sobre os transistores.

Portanto, a máxima temperatura(que é atrelada à máxima potência no transistor) também não é conseguida com a máxima tensão de saída no amplificador.

Isto é facilmente visível em simulações...  está na minha fila de esperas, mas se alguém se dispuser a fazer isso, iria ser interessante.

Abraços, T+

hgamal

Hand MasterMind
O Patines está certo, porém testar o ponto de máxima dissipação dos transistores é um tanto difícil. Para tanto é necessário criar um sinal cuja função exercite esta região de funcionamento dos transistores: testar o circuito com entradas em tensão contínua (testando um braço do classe B de cada vez - o que é na verdade uma situação pouco real), ou ainda com um sinal quadrado de amplitude calculada para manter os transistores na região de dissipação máxima. Apenas reduzir a amplitude do sinal de entrada senoidal, não produz o resultado esperado.

Os dois testes propostos acima, são um tanto distantes do dia dia de amplificadores de áudio, afinal de contas, não costuma-se usar este tipo de circuito para sinais exclusivamente quadrados.

Quase nunca o amplificador em classe B é submetido a uma média de funcionamento próximo a sua dissipação máxima, e se o circuito não for bem projetado, fatalmente queimará quando a potência instantânea no ponto de máxima dissipação for alcançada.

O que o Patines sabiamente quer abordar nesta questão é: se for mal dimensionado, o esquema de dissipação, a questão da máxima dissipação transforma qualquer bom amplificador, bem projetado, em uma pira olímpica! A pena é: se o dissipador for mal dimensionado, possivelmente ele vai queimar bem antes da máxima dissipação;

Os testes que eu publiquei acima, foram imaginados para testes da fonte e avaliação da potência final do circuito.

Mais uma vez fico orgulhoso de participar desta comunidade!

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Quote from: MadeWeslei on 18 de March de 2013, as 08:21:18
transformador está entregando 27 0 27 5A, (comprei na mult  :-[ ele deveria ser de 24 0 24)
Acredito. Noutro dia falei aqui do transformador que ia usar no C386... comprei um de "24 0 24", mas ele é 29 0 29.
Esse (e os outro também) é um componente que precisa ser de boa procedência. Agora vou comprar outro, mas em fornecedor onde até a etiqueta é aferida!
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.