quantidade de falantes

Started by Metal Militia, 30 de November de 2010, as 22:54:24

Previous topic - Next topic

Metal Militia

Guest
estou querendo fazer uma caixa de guitarra com falantes de 12'', mas estou em duvida se eu faço 1x12 ou 2x12...
com 2x12 eu ja sei vai dar mais graves , que eu adoro,mas a duvida é se com mais falantes, o volume vai aumentar (eu nao quero muito alto para nao ficar surdo!). eu pesquisei, mas não achei nenhuma resposta correta, pois uns falam uma coisa e outros falam outra. para mim o volume nao aumentaria pois a potencia seria a mesma, mas dividida entre os falantes, nao ha como criar energia...
vou usar a caixa com um jcm 800 de 50w que eu vou contruir brevemente..

Audrec

Guest
Cara acredito que sem problemas em usar a 2X12, se houver alguma variação no volume deve ser minima, eu acreditava ser o contrário, quanto mais falentes menos volume.
Também curto muito os graves, principalmente com uma distorção bem suja  >d

ruivillanova

Guest
Boa noite amigo,
Vou ver se consigo te ajudar, é que na realidade depende, por isso tu deve ter visto alguém dizer que aumenta e outros que diminui, mas funciona assim:
Ligação em paralelo: ao ligar os falantes em paralelo tu reduz a impedância isso é cálculo da resistência. Exemplo: se ligares 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância em torno de 4,7 ohms e isso fará tu ter um rendimento maior no teu amplificador.
Ligação em série: se ligar em série tu aumenta a impedância, porque tu somas as impedâncias dos falantes o mesmo exemplo: 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância de 16 ohms e com isso fará o efeito inverso, aumentando a impedância tu reduz o rendimento do amplificador.

Espero ter te ajudado.
Abraço
Qualquer coisa estamos aí.

Audrec

Guest
Quote from: ruivillanova on 30 de November de 2010, as 23:09:01
Boa noite amigo,
Vou ver se consigo te ajudar, é que na realidade depende, por isso tu deve ter visto alguém dizer que aumenta e outros que diminui, mas funciona assim:
Ligação em paralelo: ao ligar os falantes em paralelo tu reduz a impedância isso é cálculo da resistência. Exemplo: se ligares 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância em torno de 4,7 ohms e isso fará tu ter um rendimento maior no teu amplificador.
Ligação em série: se ligar em série tu aumenta a impedância, porque tu somas as impedâncias dos falantes o mesmo exemplo: 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância de 16 ohms e com isso fará o efeito inverso, aumentando a impedância tu reduz o rendimento do amplificador.

Espero ter te ajudado.
Abraço

Ligar alto- falantes em série ? Como faço esse tipo de ligação ?
Tem toda aquela coisa de que cada impedancia necessita de uma fonte especifica no power, se jogar dois de 8 ohms ligados em paralelo num amp com saida para 8 ohms não dá zica ?

Metal Militia

Guest
Quote from: ruivillanova on 30 de November de 2010, as 23:09:01
Boa noite amigo,

Espero ter te ajudado.
Abraço

Cara isso só é verdade se nao casarmos a impedância, com a impedância casada, o aplificador entregaria a mesma potencia, independentemente da impedância...
alias se voce fizer o que falou, iria posivelmente queimar o amp, pois este iria trabalhar com uma corrente mais alta doque o projetado (se tiver em 8 ohms) e ainda entregaria menos potencia para o falante pois haveria uma maior queda de tensao no amp.
so para comproar o que eu falei:
http://www.ufrgs.br/eng04030/aulas/teoria/cap_06/maxtrpot.htm

emaniox

Guest
Quote from: Metal Militia on 30 de November de 2010, as 22:54:24
estou querendo fazer uma caixa de guitarra com falantes de 12'', mas estou em duvida se eu faço 1x12 ou 2x12...
com 2x12 eu ja sei vai dar mais graves , que eu adoro,mas a duvida é se com mais falantes, o volume vai aumentar (eu nao quero muito alto para nao ficar surdo!). eu pesquisei, mas não achei nenhuma resposta correta, pois uns falam uma coisa e outros falam outra. para mim o volume nao aumentaria pois a potencia seria a mesma, mas dividida entre os falantes, nao ha como criar energia...
vou usar a caixa com um jcm 800 de 50w que eu vou contruir brevemente..

Sim, de fato a potencia é a mesma, so que a eficiencia se altera. Utilizando dois falantes, a mesma potencia elétrica está sendo convertida em som através de uma área que é o dobro da área de um falante só. O efeito é um ganho de 3dB no SPL.

Flw.

Metal Militia

Guest
o que a area do falante tem haver com volume? alguem me explique isso..

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Imagine que um alto falante faz o trabalho inverso de um microfone!

Ele transforma energia elétrica em energia mecânica na mesma proporção direta. Eu mesmo nunca tinha parado para pensar detalhadamente ou mesmo pesquisar sobre o assunto. Mas parece muito lógico que quanto maior a área movida, maior eficiência de transferência de energia.

Na minha experiência o que noto é maior dispersão sonora, aumento da resposta de frequencias mais baixas e um certo aumento no volume geral. Fora um certo colorido causado pelos cancelamentos de fase.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

hgamal

Hand MasterMind
Não acho que usar dois altofalantes ira aumentar a eficiência. Para falar a verdade deve até diminuir um pouquinho.

O grande efeito do uso de dois ou mais altofalantes é a criação de um filtro pente - devido aos cancelamentos de fase entre os sinais de determinadas frequências, decorrente da diferença de distancia entre os eixos dos falantes e o ouvinte - um triângulo onde a base são os centros dos falantes e o outro vértice é o ouvinte. O que configura em alguns casos perda de eficiência;

Por isso a maioria dos simuladores de caixa 2x12 e 4x12 é baseada em filtros pente.

O filtro pente é chamado assim por causa de sua resposta assemelha-se a um pente:

http://en.wikipedia.org/wiki/Comb_filter

Para melhorar a eficiência, necessitaríamos reduzir as perdas do processo!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

vinealonso

Guest
Pessoal, desenterrando aqui.

Quais seriam as vantagens e desvantagens entre um configuração de caixa 1x12 60W, e uma 2x8 50w? A idéia é utilizar com o Iall 10, o falante de 12 seria o Pedrone Golden tone, e os de 8 seriam os Acedo Audio.

Sei que a resposta de graves com múltiplos falantes é melhor, porém neste caso fiquei em dúvida por conta da diferença de tamanho.

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Cara, sei lá, para mim, independente da potência do amplificador, o uso de um bom falante de 12" é obrigatório. Minha opinião. Compre 1 bom falante de 12" aí e seja feliz.
Parem o mundo que eu quero descer.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Diga isso pra quem tem um Bassman com 4x10"!  (tongue
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Alex Frias on 02 de July de 2013, as 17:27:53

vixi! Não consigo gostar desta combinação! Não ouço o sino dos falantes de 12"!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

gubterra

Guest
Ola pessoal... pelo pouco que eu consegui entender no curso introdução aos fundamentos de audio engenharia - on-line pela coursera, é que:
A massa do cone e seu diâmetro tem tudo a ver com a potência SPL.
E sim 2 falantes, 2 massas de cone trabalhando em fase uma com a outra se consegue maio SPL - Sound Pressure Level....  Mas com certeza não vai para 2x a potência...
Até por que o nosso ouvido só vê a diferença de de 2x a potencia, se a mesma aumentar 2.8x....
Por exemplo tenho 8 violinistas tocando em uma orquestra, se eu quero um som 2x mais alto preciso de 23 violinistas ao invez de 16....

Já com relação a perda de eficiência em relação ao power não sei dizer...

Abraço!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Alex Frias on 02 de July de 2013, as 17:27:53

Ai é apelação também né...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof