Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 10:54:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: quantidade de falantes  (Lida 8588 vezes)
Metal Militia
Visitante
« : 30 de Novembro de 2010, as 21:54:24 »

estou querendo fazer uma caixa de guitarra com falantes de 12'', mas estou em duvida se eu faço 1x12 ou 2x12...
com 2x12 eu ja sei vai dar mais graves , que eu adoro,mas a duvida é se com mais falantes, o volume vai aumentar (eu nao quero muito alto para nao ficar surdo!). eu pesquisei, mas não achei nenhuma resposta correta, pois uns falam uma coisa e outros falam outra. para mim o volume nao aumentaria pois a potencia seria a mesma, mas dividida entre os falantes, nao ha como criar energia...
vou usar a caixa com um jcm 800 de 50w que eu vou contruir brevemente..
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #1 : 30 de Novembro de 2010, as 22:01:36 »

Cara acredito que sem problemas em usar a 2X12, se houver alguma variação no volume deve ser minima, eu acreditava ser o contrário, quanto mais falentes menos volume.
Também curto muito os graves, principalmente com uma distorção bem suja  Evil
Registrado
ruivillanova
Visitante
« Responder #2 : 30 de Novembro de 2010, as 22:09:01 »

Boa noite amigo,
Vou ver se consigo te ajudar, é que na realidade depende, por isso tu deve ter visto alguém dizer que aumenta e outros que diminui, mas funciona assim:
Ligação em paralelo: ao ligar os falantes em paralelo tu reduz a impedância isso é cálculo da resistência. Exemplo: se ligares 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância em torno de 4,7 ohms e isso fará tu ter um rendimento maior no teu amplificador.
Ligação em série: se ligar em série tu aumenta a impedância, porque tu somas as impedâncias dos falantes o mesmo exemplo: 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância de 16 ohms e com isso fará o efeito inverso, aumentando a impedância tu reduz o rendimento do amplificador.

Espero ter te ajudado.
Abraço
Qualquer coisa estamos aí.
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #3 : 30 de Novembro de 2010, as 22:39:33 »

Boa noite amigo,
Vou ver se consigo te ajudar, é que na realidade depende, por isso tu deve ter visto alguém dizer que aumenta e outros que diminui, mas funciona assim:
Ligação em paralelo: ao ligar os falantes em paralelo tu reduz a impedância isso é cálculo da resistência. Exemplo: se ligares 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância em torno de 4,7 ohms e isso fará tu ter um rendimento maior no teu amplificador.
Ligação em série: se ligar em série tu aumenta a impedância, porque tu somas as impedâncias dos falantes o mesmo exemplo: 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância de 16 ohms e com isso fará o efeito inverso, aumentando a impedância tu reduz o rendimento do amplificador.

Espero ter te ajudado.
Abraço
Qualquer coisa estamos aí.

Ligar alto- falantes em série ? Como faço esse tipo de ligação ?
Tem toda aquela coisa de que cada impedancia necessita de uma fonte especifica no power, se jogar dois de 8 ohms ligados em paralelo num amp com saida para 8 ohms não dá zica ?
Registrado
Metal Militia
Visitante
« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2010, as 17:16:19 »

Boa noite amigo,
Vou ver se consigo te ajudar, é que na realidade depende, por isso tu deve ter visto alguém dizer que aumenta e outros que diminui, mas funciona assim:
Ligação em paralelo: ao ligar os falantes em paralelo tu reduz a impedância isso é cálculo da resistência. Exemplo: se ligares 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância em torno de 4,7 ohms e isso fará tu ter um rendimento maior no teu amplificador.
Ligação em série: se ligar em série tu aumenta a impedância, porque tu somas as impedâncias dos falantes o mesmo exemplo: 2 falantes de 8 ohms tu terá uma impedância de 16 ohms e com isso fará o efeito inverso, aumentando a impedância tu reduz o rendimento do amplificador.

Espero ter te ajudado.
Abraço
Qualquer coisa estamos aí.

Cara isso só é verdade se nao casarmos a impedância, com a impedância casada, o aplificador entregaria a mesma potencia, independentemente da impedância...
alias se voce fizer o que falou, iria posivelmente queimar o amp, pois este iria trabalhar com uma corrente mais alta doque o projetado (se tiver em 8 ohms) e ainda entregaria menos potencia para o falante pois haveria uma maior queda de tensao no amp.
so para comproar o que eu falei:
http://www.ufrgs.br/eng04030/aulas/teoria/cap_06/maxtrpot.htm
Registrado
emaniox
Visitante
« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2010, as 18:33:46 »

estou querendo fazer uma caixa de guitarra com falantes de 12'', mas estou em duvida se eu faço 1x12 ou 2x12...
com 2x12 eu ja sei vai dar mais graves , que eu adoro,mas a duvida é se com mais falantes, o volume vai aumentar (eu nao quero muito alto para nao ficar surdo!). eu pesquisei, mas não achei nenhuma resposta correta, pois uns falam uma coisa e outros falam outra. para mim o volume nao aumentaria pois a potencia seria a mesma, mas dividida entre os falantes, nao ha como criar energia...
vou usar a caixa com um jcm 800 de 50w que eu vou contruir brevemente..

Sim, de fato a potencia é a mesma, so que a eficiencia se altera. Utilizando dois falantes, a mesma potencia elétrica está sendo convertida em som através de uma área que é o dobro da área de um falante só. O efeito é um ganho de 3dB no SPL.

Flw.
Registrado
Metal Militia
Visitante
« Responder #6 : 02 de Dezembro de 2010, as 19:13:49 »

o que a area do falante tem haver com volume? alguem me explique isso..
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 03 de Dezembro de 2010, as 10:04:55 »

Imagine que um alto falante faz o trabalho inverso de um microfone!

Ele transforma energia elétrica em energia mecânica na mesma proporção direta. Eu mesmo nunca tinha parado para pensar detalhadamente ou mesmo pesquisar sobre o assunto. Mas parece muito lógico que quanto maior a área movida, maior eficiência de transferência de energia.

Na minha experiência o que noto é maior dispersão sonora, aumento da resposta de frequencias mais baixas e um certo aumento no volume geral. Fora um certo colorido causado pelos cancelamentos de fase.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 03 de Dezembro de 2010, as 10:41:39 »

Não acho que usar dois altofalantes ira aumentar a eficiência. Para falar a verdade deve até diminuir um pouquinho.

O grande efeito do uso de dois ou mais altofalantes é a criação de um filtro pente - devido aos cancelamentos de fase entre os sinais de determinadas frequências, decorrente da diferença de distancia entre os eixos dos falantes e o ouvinte - um triângulo onde a base são os centros dos falantes e o outro vértice é o ouvinte. O que configura em alguns casos perda de eficiência;

Por isso a maioria dos simuladores de caixa 2x12 e 4x12 é baseada em filtros pente.

O filtro pente é chamado assim por causa de sua resposta assemelha-se a um pente:

http://en.wikipedia.org/wiki/Comb_filter

Para melhorar a eficiência, necessitaríamos reduzir as perdas do processo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
vinealonso
Visitante
« Responder #9 : 17 de Junho de 2013, as 00:42:53 »

Pessoal, desenterrando aqui.

Quais seriam as vantagens e desvantagens entre um configuração de caixa 1x12 60W, e uma 2x8 50w? A idéia é utilizar com o Iall 10, o falante de 12 seria o Pedrone Golden tone, e os de 8 seriam os Acedo Audio.

Sei que a resposta de graves com múltiplos falantes é melhor, porém neste caso fiquei em dúvida por conta da diferença de tamanho.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #10 : 02 de Julho de 2013, as 17:09:58 »

Cara, sei lá, para mim, independente da potência do amplificador, o uso de um bom falante de 12" é obrigatório. Minha opinião. Compre 1 bom falante de 12" aí e seja feliz.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 02 de Julho de 2013, as 17:27:53 »

Diga isso pra quem tem um Bassman com 4x10"!  Sarcasmo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 02 de Julho de 2013, as 17:38:46 »

Diga isso pra quem tem um Bassman com 4x10"!  Sarcasmo

vixi! Não consigo gostar desta combinação! Não ouço o sino dos falantes de 12"!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gubterra
Visitante
« Responder #13 : 02 de Julho de 2013, as 18:06:15 »

Ola pessoal... pelo pouco que eu consegui entender no curso introdução aos fundamentos de audio engenharia - on-line pela coursera, é que:
A massa do cone e seu diâmetro tem tudo a ver com a potência SPL.
E sim 2 falantes, 2 massas de cone trabalhando em fase uma com a outra se consegue maio SPL - Sound Pressure Level....  Mas com certeza não vai para 2x a potência...
Até por que o nosso ouvido só vê a diferença de de 2x a potencia, se a mesma aumentar 2.8x....
Por exemplo tenho 8 violinistas tocando em uma orquestra, se eu quero um som 2x mais alto preciso de 23 violinistas ao invez de 16....

Já com relação a perda de eficiência em relação ao power não sei dizer...

Abraço!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 02 de Julho de 2013, as 19:19:11 »

Diga isso pra quem tem um Bassman com 4x10"!  Sarcasmo

Ai é apelação também né...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal