Aprendendo Multisim

Started by acdust, 16 de June de 2010, as 18:38:57

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Como meço a corrente que um circuito consome utilizando o multisim bem como a corrente na saída de um determinado circuito?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Matec

Hand MasterMind
Victor Nery

É fácil.

Para medir a corrente consumida: basta inserir (colocar em série) o instrumento Multímetro na linha de alimentação e fazer ele funcionar como Amperímetro na opção DC; Corrente Contínua.

Para uma saída de áudio, por exemplo, você faria o mesmo procedimento: colocar o instrumento em série com a carga e ajustar para Amperímetro, porém aqui você colocaria opção AC; Corrente Alternada.    

Electric Effects

Handmaker
Deixa eu ver se entendi também.

Colocar um amperímetro em DC na alimentação do Opamp e transistores, e somar esse valor com outra medição em AC no out do pedal por exemplo?

VOX

Handmaker
Para medir o consumo dos meus pedais eu faço assim:
Coloco a bateria mas só encaixo um conector, no caso uso sempre conectar o positivo.O  negativo não conecto ao clip.
Com o pedal ligado, coloco um ponta do multímetro na conexão referente ao negativo no clip e a outra ponta no conector negativo da bateria.
Claro, com o multímetro na função Ámperímetro DC, na escala de 200mA.

Matec

Hand MasterMind
Vejam se assim facilita

Repetindo

Para medir a corrente consumida: basta inserir (colocar em série) o instrumento Multímetro na linha de alimentação e fazer ele funcionar como Amperímetro na opção DC. Corrente Contínua

Para uma saída de áudio, por exemplo, você faria o mesmo procedimento: colocar o instrumento em série com a carga e ajustar para Amperímetro, porém aqui você colocaria opção AC. Corrente Alternada  

Electric Effects

Handmaker
Isso que eu havia mencionado, do jeito que o Vox mede, está incompleto? Pois ele não mediu a parte AC, deve ser bem pequena também.

Matec

Hand MasterMind
Quando você mede os Amperes DC, está medindo a corrente média que o circuito está consumindo, sem levar muito em conta as variações pequenas e/ou rápidas.
Já a medida de Amperes AC mede somente as correntes variáveis.
Poderia ser o caso desse circuito do exemplo consumir 100 mA DC para funcionar, mas entregar 3A AC para o falante.
Nesse caso o Amperímetro DC mediria algo em torno de 100mA + 3000mA*(valor rms da onda)/2, o que depende do formato da onda: quadradas, senoidais etc .
Veja bem que esses exemplos tem a ver com o funcionamento do software Multisim, e a quem fez a pergunta inicial.

Também há diferenças devido à assimetria da onda amplificada.
No Multisim, na maioria das vezes, é medido o valor de pico AC da onda.  

guitar_luthier

Guest
Pessoal, desculpe a minha ignorância sou leigo igual cego no tiroteio :D mas esse programa a gente coloca o circuito nele ele nos mostra a sonoridade do efeito é isso? sei que tem tutorial mas minha dúvida é essa. Se estou falando bobagem me perdoa.

Electric Effects

Handmaker
Sonoridade só testando fisicamente, esse programa é de simulações, então assim como no pdf do Hell's Gain mostra um osciloscópio, esse programa também faz isso, é justamente pra isso que eu uso ele, por causa do osciloscópio que indicará se o pedal funcionará ou não.

guitar_luthier

Guest
Electric Effects, mais uma vez eu agradeço a sua atenção. Mas a Gente pega o esquema e coloca dentro dele ele só montra como se fosse um osciloscópio né? não sai áudio não né?

Electric Effects

Handmaker
Não, dá pra ver a forma de onda final, mas como é uma simulação tem muitos outros detalhes que passam, como por exemplo, ele não detecta ruídos, apitos de ganho e muitas outras coisas. Foi assim que eu montei meu pedal de Grunge, falta chegarem as coisas na Tayda, mas pela simulação funcionou.

guitar_luthier

Guest
Legal irmão, muito obrigado :tup

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Como alimentar o cd4069 no multisim? Há algum comando semelhante ao Eagle como o "invoke"?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

marcioulguim

**
Freqüente
Buenas

A maior parte dos integrados TTL e CMOS já vem alimentados com tensões fixas, sendo 5 V, 10 V e 15 V para CMOS e 5 V para TTL.
Os terminais de alimentação destes integrados são ocultos. Não sei se há como habilitá-los, pois nunca precisei.
O Multisim não simula, de forma satisfatória, circuitos de distorção com inversores destas famílias. Também não funciona a contento com válvulas 12ax7.

Espero ter ajudado

Abraço

Matec

Hand MasterMind
marcioulguim

Você faz simulações com as válvulas do Multisim? Tem tido resultados satisfatórios?