Dúvida em amp valvulado

Started by tcgomes, 25 de July de 2012, as 15:18:48

Previous topic - Next topic

tcgomes

Guest
Boas,

O esquema estava mais atrás no tópico, mas aqui fica novamente:

Mais logo irei tirar um foto das ligações do jack, pois não tenho como medir este fim de semana (estou sem multímetro), mas essa semana que vem, o farei.

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O caminho do sinal de áudio é esse:

Verifique visualmente se todas essas ligações no caminho estão mesmo corretas.

O circuito da entrada é muito simples, uma simples conferida com o dedo (seguindo o caminho da ponta do plugue do cabo da guitarra até o pino da grade do primeiro triodo) pode ser feita sem auxílio do multímetro e resolver sua dúvida.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

tcgomes

Guest
Boas,

A minha principal dúvida é se liguei bem os pinos do jack (t, tn, s). Vou verificar da forma que você disse, e depois digo alguma coisa.

Abraços e um obrigado a todos que me estão a ajudar nesta montagem.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: xformer on 01 de February de 2014, as 08:14:07
[spoiler]

O circuito da entrada é muito simples, uma simples conferida com o dedo (seguindo o caminho da ponta do plugue do cabo da guitarra até o pino da grade do primeiro triodo) pode ser feita sem auxílio do multímetro e resolver sua dúvida.[/spoiler]

MUITO BOM!

Esta imagem merecia um quadro em uma área nobre do site! Ela é simples, mas contém, muito conhecimento! Excelente trabalho de nosso moderador!

Depurar um circuito começa por algumas tarefas simples:

• obter o esquema
  • medir as tensões da fonte e pontos quiescentes do circuito (a tensão em pontos conhecidos, sem sinal na entrada, por exemplo);
  • levantar o caminho do sinal;
  • medir os sinais presentes no caminho de sinal - o exemplo da imagem é crucial para que isto seja feito;

tcgomes

Por favor, retribua o grande favor do xformer, tomando cuidado ao medir as coisas no circuito. As tensões presentes em alguns pontos deste circuito são letais! Handmades sim, mas segurança primeiro.

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Quote from: hgamal on 02 de February de 2014, as 00:51:48
Quote from: xformer on 01 de February de 2014, as 08:14:07
[spoiler]

O circuito da entrada é muito simples, uma simples conferida com o dedo (seguindo o caminho da ponta do plugue do cabo da guitarra até o pino da grade do primeiro triodo) pode ser feita sem auxílio do multímetro e resolver sua dúvida.[/spoiler]

tcgomes

Por favor, retribua o grande favor do xformer, tomando cuidado ao medir as coisas no circuito. As tensões presentes em alguns pontos deste circuito são letais! Handmades sim, mas segurança primeiro.

Completando a excelente aula do xformer com a também excelente dica do Hgamal, deixei em vermelho as areas onde existe alta tensão, e em verde onde teoricamente ela não deveria existir (não podemos nunca excluir o risco de um capacitor em curto, ou com isolação abaixo do necessário).

I don't want to die young...
I want to diode!

tcgomes

Guest
Boas,

Estive a rever as ligações no jack (como o xformer tinha dito) e não tem problema ai. Consegui outro multimetro e verifiquei a continuidade entre o cabo da guitarra e a válvula. Aqui me surgiu uma dúvida, é suposto NÃO haver continuidade entre a resistência e a grade da válvula?

Abraços.

Schaefer

*
Iniciante
Obrigado Xformer e kem, esta dica me vai ser muito importante.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: tcgomes on 02 de February de 2014, as 10:22:17
Estive a rever as ligações no jack (como o xformer tinha dito) e não tem problema ai. Consegui outro multimetro e verifiquei a continuidade entre o cabo da guitarra e a válvula. Aqui me surgiu uma dúvida, é suposto NÃO haver continuidade entre a resistência e a grade da válvula?

Os dois resistores estão ligados entre si, mas apenas um dos resistores (o de 10k33k ohms) está ligado diretamente à grade do primeiro triodo (obviamente, deve haver então continuidade de 0 ohm). O resistor de 1M ohm é ligado à grade através do outro resistor de 10 k 33kohms, então há continuidade mas com uma resistência de 10k  33k.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

tcgomes

Guest
Boas,

Essa parte percebi. Mas no caso do resistor de 33k que liga à grade da primeira válvula, é suposto haver continuidade entre o jack e o pino 2, certo?

Hoje irei continuar a verificar o circuito para ver se encontro o problema.

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: tcgomes on 04 de February de 2014, as 08:26:28
Essa parte percebi. Mas no caso do resistor de 33k que liga à grade da primeira válvula, é suposto haver continuidade entre o jack e o pino 2, certo?

Na minha mensagem anterior, onde eu havia escrito 10k, leia-se 33k.

tcgomes

Guest
Boas,

Então o problema poderá ser ai. Eu tenho continuidade ATÉ ao resistor e, no outro terminal do resistor já não tenho. Agora a minha dúvida é como resolvo isso?

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: tcgomes on 04 de February de 2014, as 08:43:07
Então o problema poderá ser ai. Eu tenho continuidade ATÉ ao resistor e, no outro terminal do resistor já não tenho. Agora a minha dúvida é como resolvo isso?

Se entre a entrada do jack e o pino de grade do triodo não é de aproximadamente 33k ohms de resistência, então:
- O resistor de 33kohms  está defeituoso  (meça a resistência entre os dois terminais desse resistor)
ou
- A ligação entre o resistor de 33kohms e o pino de grade está mal feita (verifique as soldas ou se for o caso, o fio que liga os dois pontos).

tcgomes

Guest
Boas,

Já tinha medido esse resistor e tem os 33K. Quando chegar a casa irei verificar as soldas nesse ponto (e até mesmo refazê-las) e mais logo irei postar o resultado.

Abraços.

-----

Boas,

Então estive a verificar esse resistor e continua sem continuidade. Experimentei colocar um condutor entre a grade da primeira válvula e o input e ai já deu continuidade. Será que posso retirar esse resistor do circuito?

Abraços.

kem

DIY Freak
Quote from: tcgomes on 04 de February de 2014, as 08:54:46
Boas,

Então estive a verificar esse resistor e continua sem continuidade. Experimentei colocar um condutor entre a grade da primeira válvula e o input e ai já deu continuidade. Será que posso retirar esse resistor do circuito?

Abraços.
Pode para testes sem problemas... Mas ou é resistor com defeito ou solda mal feita. Qualquer um desses que seja, a substituição ou correção é facil.
Até como definitivo poderia, mas vais arriscar sintonizar radio com seu amplificador...
I don't want to die young...
I want to diode!

tcgomes

Guest
Boas,

Ao falar com o xformer, saltei essa parte, vou continuar a rever o circuito e ver se encontro o erro.

Abraços.