Fazendo Percloreto de ferro em casa (Ou quase)

Started by Barech, 09 de February de 2014, as 22:25:44

Previous topic - Next topic

Barech

Guest
Olá Pessoal!
Estando sem Percloreto de ferro em casa resolvi fazer um teste que fiz esta semana. Usando a internet a meu favor, descobri que se misturar ácido clorídrico e ferro eu tenho FeCl². E lembrei do tópico do Eduardo dele recuperando Percloreto de ferro transformando o FeCl² em percloreto de ferro. Então peguei o ácido muriático que tinha em casa (infelizmente não sei as medidas corretas, foi tudo no "olhômetro", pois só sou um amante de química) e coloquei duas palhas de aço. A palha começou a borbulhar liberando Hidrogênio e a solução depois de uns dois dias ficou com uma cor esverdeada. Vendo este video hoje o rapaz ensina a transformar FeCl² em FeCl³ colocando peróxido de hidrogenio, então coloquei 100 ml de água oxigenada na solução e instantaneamente virou percloreto de ferro. A solução ficou bastante aquosa devido ao ácido muriático e a água oxigenada 10 volumes, mas eu consegui fazer uma pequena corrosão, percebi que demorou mais que uma solução comprada, com certeza devido a concentração, mas como eu não tinha nada em casa , resolvi tentar. O aprendizado é sempre importante

Segue a foto do resultado, as trilhas não ficaram boas devido a pressa :(

Barech

Guest
Ontem eu refiz uma placa, mas desta vez aqueci a solução. Não cronometrei, mas deve ter sido por volta de 7 minutos a corrosão da placa. Está mais eficiente do que eu pensava  :)

Finck

Handmaker
A placa me pareceu "bem boa"... Parabéns pelo experimento bem sucedido!
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...