Multiefeitos handmade arcaico

Started by Ramsay, 22 de October de 2014, as 18:38:40

Previous topic - Next topic

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Esse tópico é mais ilustrativo e mostra um multiefeitos de mesa que eu construí há séculos atrás e que usei por muitos anos, até comprar a primeira pedaleira lançada pela Digitech.
Tem uns 10 anos ou mais que ele não é ligado.

Do multiefeitos constam placas de circuitos que eu montei para diversos efeitos, como fuzz, tremolo, autowah, compressor, phaser, oitavador e uma placa com 4 CIs metálicos cujo efeito eu não me lembro mais qual é.

Os efeitos são ligados em série numa ordem determinada e acionados através de micro chaves de alavanca, sendo que os controles de cada efeito ficam sempre na vertical e na mesma coluna em que se situa a micro chave acionadora.
A fonte de alimentação fica dentro de uma caixa de alumínio fechada.

Hoje, eu abri o multiefeitos para retirar o circuito do oitavador que é excelente e soa melhor que a maior parte dos oitavadores que existem por aí.
Ele utiliza um potenciômetro duplo "em tandem" para ajustar a oitavação.
Tomei cuidado pra não soltar nenhum fio das conexões dos potenciômetros e dos cabos de input e output, porque eu não tenho mais nada em papel desse oitavador e por isso não sei nada sobre ele.

Pretendo colocá-lo numa caixa Hammond 1590BB e inseri-lo no meu pedalboard.
Mas, pra isso eu vou ter que remanejar uns poucos componentes e serrar fora a área quase vazia do lado superior da placa, porque senão na cabe na Hammond.

Abaixo, algumas fotos:
Vistas internas:

A tal placa com 4 CIs metálicos que fica ao lado da caixa de alumínio da fonte e, cujo efeito não faço mais a menor ideia qual é:

O exterior, já meio comido pela ferrugem e sem os knobs que existiam anteriormente:

E finalmente a placa do oitavador que foi retirada hoje:

Alguém tem ideia de qual seria o efeito da placa com os 4 CIs encapsulados em metal? Eles são UA748.
O fato é que depois de mais de 10 anos parado, eu não me atrevi a ligar o multiefeitos. Sei lá se troço não ia explodir na minha cara??

Comentem....

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Muita gente aqui vai babar pelos componentes antigos (e limpinhos !).  Valia a pena ligar sim (não vai explodir) e mandar um sample dos efeitos para o pessoal ouvir.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Ramsay

Colaborador
Pois é, mas confesso que não costumo gravar samples, porque além de tocar mal eu não tenho microfone de captação pra ligar na Fast Track.
E acredito que as micro chaves de alavanca, devido ao acúmulo de poeira, não devem mais dar contato.

felix

Guest
O multiefeito era de kit?
Porque tem umas placas com mascara de componentes e outras não.
E tem uns componentes ai que tem fácil mais de 20 anos.

Fusion

Colaborador
Nossa, fantástico!

Estou meio confuso sobre os switches. Pelo jeito não era uma pedaleira de "chão".  :tup
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Tenho quase certeza que é o "Dobrador de Frequências" do CCDB - Cláudio César Dias Batista ;)
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: Antonio de Campos Junior on 22 de October de 2014, as 22:38:49
Tenho quase certeza que é o "Dobrador de Frequências" do CCDB - Cláudio César Dias Batista ;)

Também acho.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Engraçado que ontem eu estava dando uma "olhada" neste dobrador de frequência do CCBD; e comparando o artigo da Nova Eletrônica com este, a única diferença que achei foi os dois diodos e o resistor na parte superior, perto da caneta.  Isto se comparando com a placa do "dobrador de frequência", que saiu em artigo único.   Mas acho que também saiu um artigo do multi-efeitos, onde constam os outros efeitos juntos.  A placa da extrema esquerda, na 1ª e 2ª foto parece ser o "Sustainer" e a placa menor em primeiro plano o "Distorcedor".

Abraços,
Alfredo

felix

Guest
Mataram a pau!
http://aimore.org/radio/sintetizador/
É isso ai mesmo.  (aplaus)

Legal que o phaser (final da part 3) dele tem um layout que é uma cópia quase descarada do layout do P90 script logo, com a placa de cabeça para baixo.  :D

marcao_cfh

Handmaker
O oitavador realmente é o "Dobrador de frequências" do CCDB. Comparei a foto da placa com as fotos do artigo, e são muito parecidas. E nas fotos do artigo, os potenciômetros eram fixados na placa, justamente nessa área quase vazia na sua montagem.

Ramsay

Colaborador
Agora que vocês falaram eu me lembrei, é isso mesmo, o oitavador é o do CCDB, mas, com mods no que se refere aos 2 diodos e a certos transistores.

E quanto as placas do phaser e do sustainer são kits de montagem que eram vendidos numa loja da República do Líbano.
O restante das placas eu mesmo confeccionei.

Só não sei que efeito é o da placa com 4 CIs encapsulados em metal. Talvez seja um modulador em anel, mas, não tenho certeza.

E aquela placa com grandes capacitores de poliester e uma peça cilíndrica preta, o que é? adivinhem...

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Ramsay on 23 de October de 2014, as 10:11:45
Só não sei que efeito é o da placa com 4 CIs encapsulados em metal. Talvez seja um modulador em anel, mas, não tenho certeza.

E aquela placa com grandes capacitores de poliester e uma peça cilíndrica preta, o que é? adivinhem...

O que é ? Fiquei curioso, assim como gostaria de saber quais são esses cis metálicos.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Ramsay

Colaborador
Os CIs metálicos eu informei o nome abaixo da última foto.

E, quanto a curiosidade sobre aquela placa, a fim de atiçar a curiosidade do pessoal, eu informo mais adiante.

Sérgio Crepaldi

Guest
Quote from: Alfredo Padrao on 23 de October de 2014, as 00:06:16
Engraçado que ontem eu estava dando uma "olhada" neste dobrador de frequência do CCBD; e comparando o artigo da Nova Eletrônica com este, a única diferença que achei foi os dois diodos e o resistor na parte superior, perto da caneta.  Isto se comparando com a placa do "dobrador de frequência", que saiu em artigo único.   Mas acho que também saiu um artigo do multi-efeitos, onde constam os outros efeitos juntos.  A placa da extrema esquerda, na 1ª e 2ª foto parece ser o "Sustainer" e a placa menor em primeiro plano o "Distorcedor".

Abraços,
Alfredo

Nas revistas Nova Eletrônica n° 55, n° 56 e n° 57 tem o dobrador de frequência e os outros efeitos.

Abraços.

Gfassuncao

**
Freqüente
Você sabe quais as mods do oitavador? Me parece que alguns componentes não são fabricados mais.