Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 22:22:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multiefeitos handmade arcaico  (Lida 9504 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 22 de Outubro de 2014, as 17:38:40 »

Esse tópico é mais ilustrativo e mostra um multiefeitos de mesa que eu construí há séculos atrás e que usei por muitos anos, até comprar a primeira pedaleira lançada pela Digitech.
Tem uns 10 anos ou mais que ele não é ligado.

Do multiefeitos constam placas de circuitos que eu montei para diversos efeitos, como fuzz, tremolo, autowah, compressor, phaser, oitavador e uma placa com 4 CIs metálicos cujo efeito eu não me lembro mais qual é.

Os efeitos são ligados em série numa ordem determinada e acionados através de micro chaves de alavanca, sendo que os controles de cada efeito ficam sempre na vertical e na mesma coluna em que se situa a micro chave acionadora.
A fonte de alimentação fica dentro de uma caixa de alumínio fechada.

Hoje, eu abri o multiefeitos para retirar o circuito do oitavador que é excelente e soa melhor que a maior parte dos oitavadores que existem por aí.
Ele utiliza um potenciômetro duplo "em tandem" para ajustar a oitavação.
Tomei cuidado pra não soltar nenhum fio das conexões dos potenciômetros e dos cabos de input e output, porque eu não tenho mais nada em papel desse oitavador e por isso não sei nada sobre ele.

Pretendo colocá-lo numa caixa Hammond 1590BB e inseri-lo no meu pedalboard.
Mas, pra isso eu vou ter que remanejar uns poucos componentes e serrar fora a área quase vazia do lado superior da placa, porque senão na cabe na Hammond.

Abaixo, algumas fotos:
Vistas internas:





A tal placa com 4 CIs metálicos que fica ao lado da caixa de alumínio da fonte e, cujo efeito não faço mais a menor ideia qual é:


O exterior, já meio comido pela ferrugem e sem os knobs que existiam anteriormente:


E finalmente a placa do oitavador que foi retirada hoje:


Alguém tem ideia de qual seria o efeito da placa com os 4 CIs encapsulados em metal? Eles são UA748.
O fato é que depois de mais de 10 anos parado, eu não me atrevi a ligar o multiefeitos. Sei lá se troço não ia explodir na minha cara??

Comentem....

« Última modificação: 24 de Outubro de 2014, as 22:00:34 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Outubro de 2014, as 17:50:37 »

Muita gente aqui vai babar pelos componentes antigos (e limpinhos !).  Valia a pena ligar sim (não vai explodir) e mandar um sample dos efeitos para o pessoal ouvir.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 22 de Outubro de 2014, as 18:04:34 »

Pois é, mas confesso que não costumo gravar samples, porque além de tocar mal eu não tenho microfone de captação pra ligar na Fast Track.
E acredito que as micro chaves de alavanca, devido ao acúmulo de poeira, não devem mais dar contato.

Registrado
felix
Visitante
« Responder #3 : 22 de Outubro de 2014, as 19:55:53 »

O multiefeito era de kit?
Porque tem umas placas com mascara de componentes e outras não.
E tem uns componentes ai que tem fácil mais de 20 anos.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #4 : 22 de Outubro de 2014, as 20:30:59 »

Nossa, fantástico!

Estou meio confuso sobre os switches. Pelo jeito não era uma pedaleira de "chão".  Legal!
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 22 de Outubro de 2014, as 21:38:49 »

Tenho quase certeza que é o "Dobrador de Frequências" do CCDB - Cláudio César Dias Batista Wink
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 22 de Outubro de 2014, as 21:56:13 »

Tenho quase certeza que é o "Dobrador de Frequências" do CCDB - Cláudio César Dias Batista Wink

Também acho.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 22 de Outubro de 2014, as 23:06:16 »

Engraçado que ontem eu estava dando uma "olhada" neste dobrador de frequência do CCBD; e comparando o artigo da Nova Eletrônica com este, a única diferença que achei foi os dois diodos e o resistor na parte superior, perto da caneta.  Isto se comparando com a placa do "dobrador de frequência", que saiu em artigo único.   Mas acho que também saiu um artigo do multi-efeitos, onde constam os outros efeitos juntos.  A placa da extrema esquerda, na 1ª e 2ª foto parece ser o "Sustainer" e a placa menor em primeiro plano o "Distorcedor".

Abraços,
Alfredo

 
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, as 23:48:19 por Alfredo Padrao » Registrado

felix
Visitante
« Responder #8 : 23 de Outubro de 2014, as 01:00:39 »

Mataram a pau!
http://aimore.org/radio/sintetizador/
É isso ai mesmo.  Palmas

Legal que o phaser (final da part 3) dele tem um layout que é uma cópia quase descarada do layout do P90 script logo, com a placa de cabeça para baixo.  Cheesy
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 01:06:34 por felix » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 23 de Outubro de 2014, as 07:20:21 »

O oitavador realmente é o "Dobrador de frequências" do CCDB. Comparei a foto da placa com as fotos do artigo, e são muito parecidas. E nas fotos do artigo, os potenciômetros eram fixados na placa, justamente nessa área quase vazia na sua montagem.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 23 de Outubro de 2014, as 09:11:45 »

Agora que vocês falaram eu me lembrei, é isso mesmo, o oitavador é o do CCDB, mas, com mods no que se refere aos 2 diodos e a certos transistores.

E quanto as placas do phaser e do sustainer são kits de montagem que eram vendidos numa loja da República do Líbano.
O restante das placas eu mesmo confeccionei.

Só não sei que efeito é o da placa com 4 CIs encapsulados em metal. Talvez seja um modulador em anel, mas, não tenho certeza.

E aquela placa com grandes capacitores de poliester e uma peça cilíndrica preta, o que é? adivinhem...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 23 de Outubro de 2014, as 11:33:29 »

Só não sei que efeito é o da placa com 4 CIs encapsulados em metal. Talvez seja um modulador em anel, mas, não tenho certeza.

E aquela placa com grandes capacitores de poliester e uma peça cilíndrica preta, o que é? adivinhem...

O que é ? Fiquei curioso, assim como gostaria de saber quais são esses cis metálicos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 23 de Outubro de 2014, as 18:55:10 »

Os CIs metálicos eu informei o nome abaixo da última foto.

E, quanto a curiosidade sobre aquela placa, a fim de atiçar a curiosidade do pessoal, eu informo mais adiante.
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #13 : 23 de Outubro de 2014, as 20:17:09 »

Engraçado que ontem eu estava dando uma "olhada" neste dobrador de frequência do CCBD; e comparando o artigo da Nova Eletrônica com este, a única diferença que achei foi os dois diodos e o resistor na parte superior, perto da caneta.  Isto se comparando com a placa do "dobrador de frequência", que saiu em artigo único.   Mas acho que também saiu um artigo do multi-efeitos, onde constam os outros efeitos juntos.  A placa da extrema esquerda, na 1ª e 2ª foto parece ser o "Sustainer" e a placa menor em primeiro plano o "Distorcedor".

Abraços,
Alfredo

 

Nas revistas Nova Eletrônica n° 55, n° 56 e n° 57 tem o dobrador de frequência e os outros efeitos.

Abraços.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 20:23:29 por Sérgio Crepaldi » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #14 : 23 de Outubro de 2014, as 20:48:34 »

Você sabe quais as mods do oitavador? Me parece que alguns componentes não são fabricados mais.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal