Madeira maciça

Started by 007, 19 de January de 2015, as 23:36:45

Previous topic - Next topic

Finck

Handmaker
É verdade, mas veja o que você mesmo disse: expor ao relento e à chuva por 2 anos... Mesmo madeiras nobres precisam de tratamento adequado para aguentar este tipo de situação. Pessoalmente, acho que aglomerado, MDF e compensado comum não aguentariam nem 1 mês tomando chuva.

Antes de eu casar (faz tempo...) eu morava sozinho e meu apartamento inundou enquanto eu estava fora ( ??? estourou um cano...). Um par de caixas Sony (boa construção, mas feitas de aglomerado revestido com folheado de madeira) que eu tinha na época ficaram em contato com a água por 2 horas apenas. O efeito foi exatamente o que você descreveu, inchou e esfarelou.

Mas convenhamos, ninguém vai fazer uma caixa acústica para deixar no quintal, não é? Exceto talvez aquelas caixas para som ambiente externo, mas isso é outra estória.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

GuitarCris

Handmaker
Sempre usei MDF e Compensado para fabricação de caixas para sub woofer em uso automotivo e afirmo que se bem construida dura muito tempo, mas muito mesmo.
Nunca precisei reformar as caixas que eu fiz, isso porque para este tipo de caixas deve-se usar muita cola e parafuso nas junções.
Em cada peça a ser colada primeiramente eu coloco na posição, faço 3 furos com furadeira, separo as partes, preencho toda a area com cola(do tipo amarela) e ai uso 3 parafusos de rosca soberba.
Ao termino do aperto dos parafusos, nota-se que a cola estufa nos cantos, isso confirma que está bem colada e não apresentará vazamentos.
No fim das colagens e após parafusar tudo, faço uma massa de pó de mdf com cola e calafeto todos as junções pelo lado de entro da caixa para garantir.
Nunca apliquei seladora nas caixas, o acabamento de fora sempre é de carpete(prefiro sem resina) usando cola(tipo de sapateiro) para a colagem e grampeador Rocama nos cantos para fixar bem.
Observem que caixas assim são usadas com subs de 12" e 15"(nunca fiz maior tipo 18") e alta potência(do tipo pancadão mesmo) e suportam muito bem toda a pressão que é gerada pelo som.
Acredito que o segredo maior está na construção.
As espessuras que ia me esquecendo de citar eram de 18mm para MDF e 20mm para compensado, o problema é apenas o peso que resulta a caixa com falante... :pinchX
Em busca do drive perfeito!!!

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
GuitarCris, eu faço exatamente isso, somente a 1x12" de guitarra que fiz com MDF normal, as outras que fiz (um retorno com 1 de 10" e 1 tweeter e outra com 1 de 15, 1 corneta e 1 tweeter) aproveitei umas chapas de aglomerado que era dos armários de cozinha da casa da minha mãe, que tava lá desde que eu era criança, cortei as medidas que precisei e fiz essas colagens e tudo mais, e as uso faz mais de 10 anos, e nunca esfarelou.
Parem o mundo que eu quero descer.

GuitarCris

Handmaker
Pois é, aguenta firme e dura muito.
Agora se são resistentes a água ai já é outra história.....
Se é para resistir a água é bom uma boa demão de seladora ou então aplicar fibra...
Em busca do drive perfeito!!!

Finck

Handmaker
Caixa para subwoofer automotivo eu também faço igual vocês descreveram, sempre em MDF. Para guitarra eu gosto de colocar reforços por dentro em todos os cantos, primeiro porque painéis dianteiro e traseiro são removíveis (parafusados), segundo porque na falta de banquinho a gente sempre acaba sentando em cima delas...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...